Pacotes comerciais já garantem R$ 2,47 bi a Globo em 2020
Com a soma do futebol, Fórmula 1 e carnaval, emissora garante faturamento expressivo antes do ano começar; nem todas as cotas, porém, foram vendidas
Pacotes comerciais já garantem R$ 2,47 bi a Globo em 2020
BuscarPacotes comerciais já garantem R$ 2,47 bi a Globo em 2020
BuscarCom a soma do futebol, Fórmula 1 e carnaval, emissora garante faturamento expressivo antes do ano começar; nem todas as cotas, porém, foram vendidas
Bárbara Sacchitiello
4 de dezembro de 2019 - 6h31
O ano de 2019 ainda não terminou, mas a Globo já garantiu um percentual importante de seu faturamento de 2020 com a comercialização antecipada de alguns dos principais pacotes de comerciais das coberturas que irão permear sua grade ao longo do próximo ano.
A negociação antecipada dos projetos comerciais é uma estratégia comum na emissora. Com antecedência, a Globo costuma apresentar ao mercado os planos do futebol, Fórmula 1, Big Brother Brasil e carnaval, produtos e transmissões fixas de sua grade de programação. Desses projetos para o próximo ano, apenas o BBB ainda não foi comercializado com patrocinadores.
Com as cotas já vendidas do Futebol 2020, Fórmula 1 e Carnaval, a Globo iniciará 2020 com um faturamento garantido de R$ 2,471 bilhões. Esse valor corresponde a soma das seis cotas do pacote futebol, das cinco da Fórmula 1 e das quatro da cobertura do carnaval.Pelo futebol, considerado o mais valioso plano do mercado publicitário brasileiro, a Globo cobrou o preço de R$ 307 milhões por cada uma das seis cotas de patrocínios. Todos os parceiros comerciais de 2019 (Ambev, Casas Bahia, Chevrolet, Hypera Pharma, Itaú e Vivo) renovaram para o próximo ano. A parceria contempla a inserção dessas marcas em todas as transmissões dos campeonatos estaduais, nacionais e internacionais exibidos pela Globo, além dos amistosos da seleção brasileira.
Desistência de patrocinador e cotas vagas
O futebol foi o único dos grandes comerciais da Globo que teve a totalidade de cotas do plano comercializadas. Na Fórmula 1, outro importante produto esportivo da casa, a emissora chegou perto de ter uma renovação completa dos patrocinadores de 2019, mas a Net (Claro) desistiu e ficará de fora das competições do automobilismo no próximo ano.
Em relação ao carnaval, a Globo surpreendeu ao veicular, na última sexta-feira, 29, uma vinheta a respeito das transmissões da festa mais popular do País no próximo ano, revelando os quatro patrocinadores do Carnaval Globeleza 2020: Crefisa, Dorflex, Extra e Unilever, que estavam nas transmissões da folia em 2019, segue com a Globo no próximo ano. A quantidade de anunciantes ainda pode aumentar porque, de acordo com informações obtidas pela reportagem, o plano comercial do Carnaval contempla seis cotas de patrocínio, no valor de R$ 33,684 milhões cada.
Em 2019, cinco patrocinadoras participaram do carnaval da Globo. Além de Crefisa, Dorflex, Extra e Unilever, a Vigor também apoio a cobertura da festa na Globo. A marca, no entanto, não renovou para 2020. A Globo ainda pode preencher as duas cotas restantes do carnaval até fevereiro do próximo ano.
BBB 20
Dos principais planos comerciais do ano, a Globo ainda não têm definidos os patrocinadores do Big Brother Brasil. O plano comercial do reality show foi apresentado ao mercado publicitário em outubro e contempla seis cotas multiplataforma (que envolvem Globo + Multishow + digital). Cada uma dessas cotas têm preço de tabela de R$ 42,620 milhões. Para a edição de 2019, o valor cobrado foi de R$ 37,3 milhões por cota.
Na temporada de 2019, patrocinaram o BBB as marcas Burger King, Cervejaria Petrópolis (Itaipava), Faculdades Anhanguera, iFood, Johnson & Johnson (Sundown) e Mondelez. Pelo plano comercial da emissora há a possibilidade de as marcas adquirirem cotas avulsas, escolhendo apenas a TV aberta, por exemplo, ou as cotas integradas, garantindo a exposição na TV aberta, no Multishow e nas mídias digitais.
Os patrocinadores principais, no entanto, são apenas uma fatia do retorno comercial que o reality pode render a Globo. A inserção de ações de merchandising nas provas e festas acaba atraindo uma grane quantidade de marcas ao programa, o que pode ampliar as cifras da emissora.
Compartilhe
Veja também
Governo dos EUA oficializa pedido de divisão entre Google e Chrome
Após ter expressado sua intenção um dia antes, Governo dos Estados Unidos oficializa pedido de separação do Google, por meio da venda de seu navegador Chrome
WhatsApp lança solução para transcrição de áudios
Em fase de lançamento global, recurso está disponível em inglês, português, espanhol e russo