Patrocinadores pressionam Globo por caso de assédio no BBB
Marcas se manifestaram nas redes sociais e, nos bastidores, cobraram atitude da emissora, que expulsou os dois participantes envolvidos no caso
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Bárbara Sacchitiello
16 de março de 2023 - 17h46
Atualizada em 17/3, às 15h03
Assunto que dominou as redes sociais ao longo de toda a quinta-feira, 16, os episódios de assédio que envolveram Dania Mendez, participante mexicana que ingressou no BBB 23 nessa quarta-feira, 15, em um intercâmbio do reality, esbarraram, inevitavelmente, nas marcas patrocinadoras da atração.
Após o Mercado Livre, primeira entre as patrocinadoras a se manifestar nas redes sociais, as demais marcas presentes no BBB fizeram uma onda de postagens nas redes sociais para se posicionar contra o assédio.
Na edição do programa na noite de quinta-feira, 16, a Globo exibiu as cenas da festa da noite anterior, em que o cantor Mc Guimê tocou no corpo de Dania e Antonio Cara de Sapato tentou beijá-la e abraçá-la. Após exibir as cenas, Tadeu Schmidt, apresentador do BBB, entrou em contato com a casa para avisar que ambos estavam expulsos do BBB 23.
Antes da decisão da Globo de expulsar os participantes, ao longo de todo o dia, diretores e representantes das marcas patrocinadores do BBB 23 conversaram e cobraram uma atitude firme, por parte da Globo, em relação aos episódios da noite da festa.
No início, de acordo com o apurado pela reportagem, os patrocinadores haviam combinado de não se manifestar até uma decisão da Globo.
No fim da tarde, no entanto, por iniciativa própria, o Mercado Livre, patrocinador da categoria Big, foi a primeira marca a se manifestar publicamente sobre o tema. Em seu perfil no Instagram, o marketplace publicou a frase “Chega de Assédio”. Mesmo sem citar o programa, a marca deixa claro que “até mesmo um aperto de mãos só deve acontecer quando há consentimento de ambas as partes.”
Ver essa foto no Instagram
Na sequência, após a postagem do Mercado Libre, Ademicon, Riachuelo, Coca-Cola, Nestlé, Seara, Chevrolet e outras marcas patrocinadoras do BBB 23 também começaram a usar as redes sociais para se manifestaram sobre o episódio.
Segundo o apurado pela reportagem, não houve uma ação, combinada, entre essas marcas, a respeito do posicionamento. Mas, a partir do momento em que as primeiras começaram a falar publicamente sobre o tema, as demais acharam importante também deixar clara a sua posição. Veja as postagens:
Passando para lembrar: não é não! pic.twitter.com/b7FPRB0sZf
— #AdemiconNoBBB 🚀 (@ademicon) March 16, 2023
Existem limites que não podem ser ultrapassados e assédio é um deles. Não tem nada a ver com a roupa que uma mulher usa. Defendemos o direito de todas serem e usarem o que quiserem sem ter o corpo invadido. Nossa solidariedade às mulheres que passaram e passam por esta situação.
— Riachuelo 💃🏽 (@riachuelo) March 16, 2023
👉 Papo reto aqui pra vocês: a magia só acontece na base do respeito. 👈
Qualquer atitude contrária aos nossos valores NÃO nos representa e não passamos pano!
— Coca-Cola Brasil 🧊 (@CocaCola_Br) March 16, 2023
Respeito e consentimento são necessários em todas as relações e em qualquer idioma. pic.twitter.com/x3iKtDqMaY
— Seara Brasil (@seara_brasil) March 17, 2023
O único caminho é o do respeito. Não é não em todos os idiomas. pic.twitter.com/qd4wNNKrpm
— Chevrolet Brasil (@chevroletbrasil) March 17, 2023
— Zé Delivery 🛵 (@ZeDelivery) March 17, 2023
O respeito é um valor inegociável em nossas relações. Repudiamos qualquer forma de assédio e entendemos que é nosso papel, cada vez mais, nutrir o diálogo para conscientização da sociedade.
— Chocolates Nestlé Classic no #BBB23 🍫 (@NestleChocoBR) March 16, 2023
Aqui no Carrefour acreditamos que todas as relações precisam ser baseadas no respeito e no consentimento. Infelizmente, todos os dias, mulheres sofrem situações de assédio. É importante dar luz a este tema tão sensível e gerar o imediato acolhimento.
— ADM do Carrefour 🛒 (@carrefourbrasil) March 16, 2023
Não é sobre bebida. Em qualquer situação, não é não. A Amstel repudia os comportamentos dos participantes e presta solidariedade a todos que sofreram e sofrem com este tipo de situação. Somos totalmente contra qualquer tipo de assédio. I AM RESPEITO. pic.twitter.com/t5nUiWY0Ng
— #AmstelNoBBB 🍻 (@AmstelBrasil) March 16, 2023
Acreditamos em uma comunidade inclusiva e na expressão individual sem medo de abusos, no mundo virtual ou real. Não toleramos assédio. pic.twitter.com/4R89jxEIRl
— TikTok Brasil (@TikTokBrasil) March 17, 2023
Pantene repudia qualquer tipo de assédio. Acreditamos que esse é um problema social e estrutural, com impactos danosos e dolorosos para a sociedade e, sobretudo, para as mulheres. Seguiremos reafirmando: todos os corpos e histórias merecem respeito.
— Pantene No #BBB23 👸 (@PanteneBrasil) March 17, 2023
Um “não” passa longe de ser confuso, muito menos brincadeira: NÃO é NÃO! 🚫
A família Vick repudia firmemente todas as formas de assédio: respeito não é opção, é prevalência. Se você foi vítima ou presenciou algum tipo de assédio ou importunação sexual, ligue 180 e DENUNCIE. pic.twitter.com/cS0cbjaVGj— #VickNoBBB (@VickOficialBR) March 17, 2023
A afirmação pode até parecer exagero, mas não é. 30 milhões de mulheres foram vítimas de assédio em lugares como casa, na rua, trabalho, transporte público ou academia. Se você foi vítima ou presenciou algum tipo de assédio ou importunação sexual, DENUNCIE. + pic.twitter.com/eJMp82TZtC
— #AlwaysNoBBB (@AlwaysBrasil) March 17, 2023
A Stone acredita que qualquer relação deve ser baseada no respeito, integridade e consenso entre todas as pessoas, independente de qualquer cenário ou circunstância. Por isso, reforçamos que não acreditamos em qualquer conduta que seja incompatível com esses valores.
— Stone no #BBB23 (@SejaStone) March 17, 2023
Chega de assédio ✋🏽 pic.twitter.com/QkjHbLfKmw
— Downy No #BBB23 🌸 (@DownyBRA) March 17, 2023
Pessoal, hora de falar sério: pic.twitter.com/9ynULOoZS1
— Rexona (@rexonabr) March 16, 2023
No #BondeDaCurtição, o respeito vem em primeiro lugar. Engov está ao lado das mulheres contra o assédio.
Uma festa sempre deve ser um espaço seguro e divertido para todos e todas. pic.twitter.com/lajRqUR9sP— #EngovNoBBB (@Engov_Oficial) March 17, 2023
Assédio não! A Pague Menos defende veementemente que todas as mulheres devem se sentir seguras e respeitadas em qualquer lugar, em qualquer situação. Não é não, e seguirá sendo. Saiba como agir em casos de assédio ou importunação sexual: https://t.co/p7igbMHWSr pic.twitter.com/gVDd5F7Lpl
— Pague Menos no #BBB23 💊 (@paguemenosbr) March 17, 2023
A marca Esportes da Sorte não fez um post nas redes sociais, mas divulgou um posicionamento sobre o caso. “Um dos nossos principais lemas é o RESPEITO. Zelamos por VALORES que são imprescindíveis e inegociáveis dentro da nossa sociedade, e um deles é o repúdio a qualquer ato de assédio, abuso ou importunação. Não é NÃO, e ponto final! Existem limites dentro de uma relação que não podem, jamais, ultrapassar essas barreiras. O Esportes da Sorte se solidariza com as milhares de mulheres que foram ou são vítimas destas bárbaries diariamente.“, diz a marca.
Por estarem diretamente atreladas ao BBB, as marcas patrocinadoras acabam também sendo cobradas pelo público a respeito dos acontecimentos no programa. Ao longo do dia, nas redes sociais, pessoas questionaram as marcas patrocinadoras a respeito da conduta dos participantes do programa e seu posicionamento perante o assunto.
O BBB 23 é a temporada do programa com melhor desempenho comercial. São 35 as marcas participantes do reality, que aparecem na atração com o patrocínio de provas, festas e em diversas dinâmicas e ações.
Antes mesmo do programa estrear, em 16 de janeiro, os espaços comerciais para a inserção de marcas no BBB 23 já estavam esgotados, segundo o departamento comercial da Globo.
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