Paywall mantém circulação de jornais nos EUA
Modelo de cobrança tem gerado bons resultados no País; aos domingos, a circulação média aumentou 0,6%
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5 de novembro de 2012 - 10h32
Aparentemente, o paywall (modelo de cobrança que define o acesso pago com algum grau de gratuidade) tem dado resultado para os jornais norte-americanos. A circulação semanal média dos últimos seis meses, encerrados em setembro, caiu só 0,2% em relação a 2011, conforme relatório do Audit Bureau of Circulations.
Aos domingos, a circulação aumentou 0,6%. Os números não são tão bons quanto os do relatório anterior — alta de 0,7% na circulação semanal e de 5% aos domingos —, mas são melhores do que o registrado nos últimos dois a três anos e reforçam a ideia de que a adoção de paywalls para conteúdos digitais vêm ajudando a circulação.
Nos EUA, a circulação digital responde por 15,3% do total, ante os 9,8% do ano passado. No Wall Street Journal, a circulação média mensal, de 2,3 milhões exemplares, cresceu 9,4% e, no The New York Times, a expansão atingiu 40,3%, para 1,6 milhão de exemplares. Aproximadamente 300 jornais dos EUA, dos 1,4 mil existentes, adotaram o paywall. A Gannet Co., que edita o USA Today e mais 80 jornais, deve anunciar em breve o próprio plano baseado em paywall.
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