Qual a percepção do internauta brasileiro sobre a Copa do Mundo?
Pesquisa do Instituto Qualibest analisa a percepção do internauta brasileiro sobre o tema antes, durante e depois dos jogos
Qual a percepção do internauta brasileiro sobre a Copa do Mundo?
BuscarQual a percepção do internauta brasileiro sobre a Copa do Mundo?
BuscarPesquisa do Instituto Qualibest analisa a percepção do internauta brasileiro sobre o tema antes, durante e depois dos jogos
10 de novembro de 2022 - 15h29
A Copa do Mundo do Catar começa no domingo, 20. Com isso, o Instituto Qualibest decidiu fazer uma série de pesquisas para entender como está a percepção do internauta brasileiro sobre o tema antes, durante e depois dos jogos.
A primeira onda da pesquisa, com o tema Nostalgia, focou no que os brasileiros estão pensando antes dos jogos começarem. Ela foi realizada entre os dias 13 e 18 de outubro, com 540 pessoas, sendo mulheres e homens maiores de 16 anos.
Entre as conclusões obtidas pelo levantamento está que 35% dos brasileiros gostam muito de futebol, sendo que esse número fica ainda maior entre a classe B (43%). Os canais de TV aberta aparecem como os mais utilizados para acompanhar os jogos, competições e demais eventos esportivos, com 72%, seguido por TV fechada, usada por 52%, e o Youtube por 47%. Além disso, 42% dos respondentes mencionaram as redes sociais, como Facebook e Twitter.
A primeira etapa do estudo ainda revela que 38% dos entrevistados seguem pelo menos um influenciador digital ou youtuber que fale sobre assuntos relacionados a futebol. Entre os mais lembrados estão: Casimiro; Luva de pedreiro; Fred, do Desimpedidos; e Neto.
Apesar de a Copa estar quase chegando, os quatro principais temas que estão na cabeça dos internautas brasileiros, nas discussões e conversas são: política/eleições, com 57% das menções; dívidas, com 35%; saúde, com 34%; e mercado de trabalho, com 32%.
O tema Copa do mundo apareceu somente em 8º lugar, com 24% das citações, logo atrás de educação, com 29%, corrupção e pandemia/Covid 19, com 26% cada. De acordo com o levantamento, as classes sociais CDE são as que menos pensam na Copa e as que mais estão preocupadas com dívidas (42%) e com o mercado de trabalho (39%).
Fabia Andriana Silveira Duarte, gerente responsável pelo estudo no QualiBest, explica que era esperado que o tema política/eleições estivesse em primeiro lugar, devido ao timing da realização da pesquisa, que coincidiu com o segundo turno das eleições. Porém, enfatiza que, faltando pouco tempo para o início da Copa do Mundo, o tema ainda não esteja entre os cinco principais assuntos de conversas entre amigos e familiares.
Compartilhe
Veja também
ANPD acusa TikTok de tratamento irregular de dados de menores
Autoridade Nacional de Proteção de Dados pede que rede encerre "feed sem cadastro" e fortaleça mecanismo de verificação de idade
Uncover leva marketing mix modeling para empresas de médio porte
Martech visa expansão de negócios com solução para clientes menores e estratégia de internacionalização