Assinar

Qual a percepção do internauta brasileiro sobre a Copa do Mundo?

Buscar

Qual a percepção do internauta brasileiro sobre a Copa do Mundo?

Buscar
Publicidade
Mídia

Qual a percepção do internauta brasileiro sobre a Copa do Mundo?

Pesquisa do Instituto Qualibest analisa a percepção do internauta brasileiro sobre o tema antes, durante e depois dos jogos


10 de novembro de 2022 - 15h29

A Copa do Mundo do Catar começa no domingo, 20. Com isso, o Instituto Qualibest decidiu fazer uma série de pesquisas para entender como está a percepção do internauta brasileiro sobre o tema antes, durante e depois dos jogos.

Pesquisa avaliou a percepção dos brasileiros sobre a Copa do Mundo

(Crédito: Pedro Ignácio/Shutterstock)

A primeira onda da pesquisa, com o tema Nostalgia, focou no que os brasileiros estão pensando antes dos jogos começarem. Ela foi realizada entre os dias 13 e 18 de outubro, com 540 pessoas, sendo mulheres e homens maiores de 16 anos.

Entre as conclusões obtidas pelo levantamento está que 35% dos brasileiros gostam muito de futebol, sendo que esse número fica ainda maior entre a classe B (43%). Os canais de TV aberta aparecem como os mais utilizados para acompanhar os jogos, competições e demais eventos esportivos, com 72%, seguido por TV fechada, usada por 52%, e o Youtube por 47%. Além disso, 42% dos respondentes mencionaram as redes sociais, como Facebook e Twitter.

A primeira etapa do estudo ainda revela que 38% dos entrevistados seguem pelo menos um influenciador digital ou youtuber que fale sobre assuntos relacionados a futebol. Entre os mais lembrados estão: Casimiro; Luva de pedreiro; Fred, do Desimpedidos; e Neto.

Apesar de a Copa estar quase chegando, os quatro principais temas que estão na cabeça dos internautas brasileiros, nas discussões e conversas são: política/eleições, com 57% das menções; dívidas, com 35%; saúde, com 34%; e mercado de trabalho, com 32%.

O tema Copa do mundo apareceu somente em  8º lugar, com 24% das citações, logo atrás de educação, com 29%, corrupção e pandemia/Covid 19, com 26% cada. De acordo com o levantamento, as classes sociais CDE são as que menos pensam na Copa e as que mais estão preocupadas com dívidas (42%) e com o mercado de trabalho (39%).

Fabia Andriana Silveira Duarte, gerente responsável pelo estudo no QualiBest, explica que era esperado que o tema política/eleições estivesse em primeiro lugar, devido ao timing da realização da pesquisa, que coincidiu com o segundo turno das eleições. Porém, enfatiza que, faltando pouco tempo para o início da Copa do Mundo, o tema ainda não esteja entre os cinco principais assuntos de conversas entre amigos e familiares.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • ANPD acusa TikTok de tratamento irregular de dados de menores

    ANPD acusa TikTok de tratamento irregular de dados de menores

    Autoridade Nacional de Proteção de Dados pede que rede encerre "feed sem cadastro" e fortaleça mecanismo de verificação de idade

  • Uncover leva marketing mix modeling para empresas de médio porte

    Uncover leva marketing mix modeling para empresas de médio porte

    Martech visa expansão de negócios com solução para clientes menores e estratégia de internacionalização