Qual a percepção do internauta brasileiro sobre a Copa do Mundo?

Buscar

Qual a percepção do internauta brasileiro sobre a Copa do Mundo?

Buscar
Publicidade

Mídia

Qual a percepção do internauta brasileiro sobre a Copa do Mundo?

Pesquisa do Instituto Qualibest analisa a percepção do internauta brasileiro sobre o tema antes, durante e depois dos jogos


10 de novembro de 2022 - 15h29

A Copa do Mundo do Catar começa no domingo, 20. Com isso, o Instituto Qualibest decidiu fazer uma série de pesquisas para entender como está a percepção do internauta brasileiro sobre o tema antes, durante e depois dos jogos.

Pesquisa avaliou a percepção dos brasileiros sobre a Copa do Mundo

(Crédito: Pedro Ignácio/Shutterstock)

A primeira onda da pesquisa, com o tema Nostalgia, focou no que os brasileiros estão pensando antes dos jogos começarem. Ela foi realizada entre os dias 13 e 18 de outubro, com 540 pessoas, sendo mulheres e homens maiores de 16 anos.

Entre as conclusões obtidas pelo levantamento está que 35% dos brasileiros gostam muito de futebol, sendo que esse número fica ainda maior entre a classe B (43%). Os canais de TV aberta aparecem como os mais utilizados para acompanhar os jogos, competições e demais eventos esportivos, com 72%, seguido por TV fechada, usada por 52%, e o Youtube por 47%. Além disso, 42% dos respondentes mencionaram as redes sociais, como Facebook e Twitter.

A primeira etapa do estudo ainda revela que 38% dos entrevistados seguem pelo menos um influenciador digital ou youtuber que fale sobre assuntos relacionados a futebol. Entre os mais lembrados estão: Casimiro; Luva de pedreiro; Fred, do Desimpedidos; e Neto.

Apesar de a Copa estar quase chegando, os quatro principais temas que estão na cabeça dos internautas brasileiros, nas discussões e conversas são: política/eleições, com 57% das menções; dívidas, com 35%; saúde, com 34%; e mercado de trabalho, com 32%.

O tema Copa do mundo apareceu somente em  8º lugar, com 24% das citações, logo atrás de educação, com 29%, corrupção e pandemia/Covid 19, com 26% cada. De acordo com o levantamento, as classes sociais CDE são as que menos pensam na Copa e as que mais estão preocupadas com dívidas (42%) e com o mercado de trabalho (39%).

Fabia Andriana Silveira Duarte, gerente responsável pelo estudo no QualiBest, explica que era esperado que o tema política/eleições estivesse em primeiro lugar, devido ao timing da realização da pesquisa, que coincidiu com o segundo turno das eleições. Porém, enfatiza que, faltando pouco tempo para o início da Copa do Mundo, o tema ainda não esteja entre os cinco principais assuntos de conversas entre amigos e familiares.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Roc Nation, de Jay-Z, cria divisão para unir esportes e entretenimento no Brasil

    Roc Nation, de Jay-Z, cria divisão para unir esportes e entretenimento no Brasil

    Criada por Jay-Z e com nomes, como Vini Jr. e Endrick, a empresa quer transformar atletas em ícones culturais

  • Negritudes discute a diversidade negra na publicidade brasileira

    Negritudes discute a diversidade negra na publicidade brasileira

    Festival realizado pela Globo em São Paulo destacou narrativas negras do audiovisual com protagonismos de referências na mídia