Assinar

Perfis fakes de Nike e Adidas tentam recrutar influenciadores

Buscar

Perfis fakes de Nike e Adidas tentam recrutar influenciadores

Buscar
Publicidade
Mídia

Perfis fakes de Nike e Adidas tentam recrutar influenciadores

Posts no Instagram do Brasil e também no exterior prometiam kits de produtos das marcas em troca de repostagem e seguidores


22 de agosto de 2018 - 8h15

Perfis fakes utilizando a identidade das marcas Nike e Adidas no Instagram, em inglês e português, ganharam repercussão nos últimos dias. As contas prometem a entrega mensal de produtos em troca de repostagens e seguidores. No exterior, várias contas foram criadas com o nome @nikeinfluencers e no Brasil @nikeinfluenciadores com derivações reproduzindo a mesma mensagem. Em nota, a Nike afirmou que “nega a participação em qualquer campanha para recrutamento de influenciadores nas redes sociais”.

A versão adaptada no Brasil pelo perfil @adidasinfluenciadores dizia que a marca estava selecionando cem pessoas para serem representantes nas redes sociais. “Você receberá a cada mês um pacote de Adidas com roupas e acessórios da temporada. Seu trabalho será postar e usar”, afirmava o post.

Na mensagem ainda eram colocados pré-requisitos como ter no mínimo 200 seguidores, seguir@adidasinfluenciadores e repostar a imagem com o comunicado. O golpe pode ter atingido mais de 140 mil pessoas somando o número de seguidores de todas as contas fakes. Eric Messa, gestor do núcleo de inovação de mídia digital da Faap, afirma que a prática é ruim para o mercado como um todo, pois desqualifica a base de seguidores da rede.

Post reproduzido em várias contas fakes tentava recrutar influenciadores (Crédito: Reprodução)

“Para o usuário mais ingênuo em relação à dinâmica das redes, pode ser até um risco pois ao passar a seguir esse perfil, ele abre um canal de contato que pode ser usado para iniciar uma conversa por direct para ludibriar o usuário e aplicar um golpe”, afirma.

Messa ressalta que para os influenciadores, a prática também pode ser arriscada pois ao seguir perfis assim, ele fica mais suscetível a ser seguido por outros perfis de seguidores em massa; o que a médio prazo, pode baixar o engajamento dos seus próprios posts”, afirma.

Publicidade

Compartilhe

Veja também