Pesquisa: 80% dos brasileiros nunca tiveram acesso ao metaverso
Mesmo identificado como uma das tendências para o futuro, mundo virtual ainda é desconhecido para a maior parte da população, indica estudo da Toluna
Pesquisa: 80% dos brasileiros nunca tiveram acesso ao metaverso
BuscarPesquisa: 80% dos brasileiros nunca tiveram acesso ao metaverso
BuscarMesmo identificado como uma das tendências para o futuro, mundo virtual ainda é desconhecido para a maior parte da população, indica estudo da Toluna
Uma das buzzwords da atualidade, o conceito de metaverso promete revolucionar o futuro. União entre o mundo real e do virtual, a aposta da Meta (ex-Facebook Inc) é promissora, mas ainda pouco democratizada. A Toluna, companhia que realiza a investigação do mercado por meio de insights, identificou que 80% dos brasileiros nunca acessaram o mundo virtual.
Next, Now #57 – Explorando o metaverso
O estudo, contou, mostra também que pelo menos 35% da população conhece o termo; 27% admitiram ter ouvido pouco sobre o metaverso, enquanto 11% leram sobre o assunto. A mesma porcentagem disse também nunca ter ouvido sobre o assunto. Quase 50% (48%) apontaram gostar do conceito. Há também os que adoram e os indiferentes (35% e 13%, respectivamente). A pesquisa foi realizada com base em respostas fornecidas por mil entrevistados.
Mas a possibilidade de o metaverso ser utilizado pela população é grande: 33% dos brasileiros apontaram que deverão acessar com certeza o universo, e outros 33% deram pouca certeza. Já 23% se mostraram indecisos. O levantamento revela ainda que a maior parte — pelo menos a metade — da amostra está animada com a ideia da ascensão do metaverso e 31% se dizem inspirados. Mas a desconfiança também paira entre o público: 12% ainda estão confusos e 9% inseguros sobre a novidade.
Os desdobramentos do metaverso
Com Disney, corrida pelo metaverso se acirra
Uma das oportunidades que o universo digital trará é a possibilidade de “viajar” para outros lugares, questão exaltada por 41% dos entrevistados, quando questionados sobre quais atividades estariam dispostos a experimentar no metaverso. Os games apareceram como resposta para a maioria (53%). Outras opções, como participação em eventos virtuais, comparecimento a consultas médicas e compras de roupas, além até mesmo de ida a museus também apareceram como resposta de 38%, 30% e 28%.
O novo conceito também apresenta preocupações. A Toluna ouviu pais de adolescentes que teriam contato com o metaverso e 60% se preocupam com o acesso dos filhos a conteúdo adulto através do canal. Outras questões como bullying (57%), interações com desconhecidos (54%), tempo gasto no metaverso (46%), roubo de identidade (48%), vício (45%), falta de privacidade (42%), conteúdo prejudicial (37%) e menos conexão humana (35%) também apareceram entre as alegações.
Compartilhe
Veja também
Mídia se mobiliza para acompanhar eleições nos Estados Unidos
Com envio de âncoras, repórteres e correspondentes, veículos de TV, jornais e portais preparam cobertura especial da mais acirrada disputa do país
ANPD acusa TikTok de tratamento irregular de dados de menores
Autoridade Nacional de Proteção de Dados pede que rede encerre "feed sem cadastro" e fortaleça mecanismo de verificação de idade