Pesquisa generativa do Google impacta setores de marcas, afirma estudo
Levantamento realizado pela BrightEdge aponta os segmentos de health, e-commerce e B2B como os mais impactados pelas buscas impulsionadas por IA, lançadas pela big tech em 2023
Pesquisa generativa do Google impacta setores de marcas, afirma estudo
BuscarPesquisa generativa do Google impacta setores de marcas, afirma estudo
BuscarLevantamento realizado pela BrightEdge aponta os segmentos de health, e-commerce e B2B como os mais impactados pelas buscas impulsionadas por IA, lançadas pela big tech em 2023
Meio & Mensagem
19 de janeiro de 2024 - 16h53
Os segmentos de healthcare, e-commerce e B2B são os mais impactados pela Experiência de Pesquisa Generativa (Search Generative Experience) do Google, aponta estudo realizado pela BrightEdge.
A big tech anunciou a integração de inteligência artificial (IA) ao mecanismo de busca em maio do ano passado, junto com o lançamento da ferramenta de IA generativa Bard.
O levantamento da empresa especializada em conteúdo e SEO afirma que 84% das pesquisas realizadas no Google serão impulsionadas por IA generativa, impactando diretamente o tráfego de marcas e publishers.
O mecanismo será capaz de analisar contexto, emoções, intenções e nuances por trás da busca de cada usuário, tornando o processo mais dinâmico e conversacional.
A BrightEdge avaliou padrões de busca generativa de diferentes indústrias e mapeou que healthcare (76%), e-commerce (49%) e B2B (48%) são os segmentos mais afetados com a chegada da nova ferramenta que, por ora, funciona nos EUA, na Índia e no Japão. No Brasil, a ferramenta foi anunciada em novembro do ano passado.
O lançamento massivo da Experiência de Pesquisa Generativa ainda não teria ocorrido justamente porque o Google estaria avaliando como beneficiar anunciantes com estes novos recursos. Hoje, os anúncios de search representam 80% da receita do Google.
Compartilhe
Veja também
Como criadores se preparam para o possível banimento do TikTok
Com a legislação anti-TikTok tramitando no Congresso dos Estados Unidos, influenciadores estão desenvolvendo planos de contingência
Meta afirma à AGU que fim da checagem começará apenas nos EUA
Documento enviado a AGU será discutido em reunião técnica, que deverá acontecer nesta terça-feira, 14 sob a coordenação do órgão do governo