Pesquisa prevê viralização no Twitter
Estudo produzido pela HP afirma que pode antecipar potencial de uma notícia ganhar popularidade na rede social
Estudo produzido pela HP afirma que pode antecipar potencial de uma notícia ganhar popularidade na rede social
Meio & Mensagem
16 de fevereiro de 2012 - 7h30
Um estudo desenvolvido pelo HP Labs, instituto de pesquisa e desenvolvimento ligado à HP, afirma prever, com precisão de até 84%, a possibilidade de que conteúdos jornalísticos ganhem viralização no Twitter, antes mesmo que a matéria seja publicada. A pesquisa – “The Pulse of News in Social Media: Forecasting Popularity” (“A força das notícias na mídia social: previsão de popularidade”, leia o documento original aqui), foi feita a partir da análise de 40 mil notícias durante nove dias de agosto do ano passado.
De acordo com os pesquisadores Sitaram Asur, Bandari Roja e Huberman Bernardo, há quatro fatores determinantes que garantem popularização de uma notícia no Twitter: a fonte da notícia – quem cria e publica, a categoria da notícias (por exemplo, negócios, saúde, tecnologia ou esporte), se a linguagem do texto foi emocional ou objetiva e se celebridades, marcas famosas ou outras instituições notáveis são mencionadas. Para cada um dos quatro atributos são dadas notas e, a partir de modelos estátisticos, segundo o estudo, é possível dimensionar a quantidade de retweets que a notícia pode receber.
Compartilhe
Veja também
Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix
Guaraná Antarctica e Heineken celebram estreia da série sobre o piloto com cinema e latas comemorativas
Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência
Profissionais do segmento apontam arrefecimento do interesse das marcas em falar sobre diversidade inclusive no mês da Consciência Negra