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23 tendências para 2024, segundo o Pinterest Predicts

Plataforma lança o relatório Pinterest Predicts e apresenta às marcas quais deverão ser as principais tendências em consumo e comportamento


6 de dezembro de 2023 - 11h28

O Pinterest apresenta nesta quarta-feira, 06, o Pinterest Predicts, uma espécie de guia sobre as principais tendências que deverão nortear o consumo e comportamento dos usuários da plataforma no ano que vem.

Pinterest tem vídeos curtos

(Crédito: New Africa/shutterstock)

O relatório combina arte e ciência com uma metodologia baseada em machine learning que analisa pesquisas realizadas por mais de 480 milhões de pessoas globalmente dentro do Pinterest. De acordo com a empresa, o período de análise de cada relatório anual inclui dois anos de dados para identificar as tendências.

“O usuário, no fim, tem uma intenção. Ele vem [ao Pinterest] buscar alguma coisa e estamos encurtando esse caminho para que ele consiga realizar e comprar”, explica Rogério Nicolai, diretor de negócios do Pinterest para o Brasil.

Entre os destaques está a tendência do metal para acessórios, unhas, roupas e objetos de decoração e o conceito vintage e retrô representado no conceito “vovô core”. Já o “cantinho do café” mostra o movimento de criar o ambiente de cafeteria dentro de casa.

A geração Z é o recorte populacional que mais cresce na plataforma em todo o mundo. São cerca de 193 milhões de usuários da faixa etária atualmente. Portanto, as predições tem uma forte influência por e para esse grupo específico que busca no Pinterest uma forma diferente de se relacionar com redes sociais com mais atenção e busca por referências em detrimento do entretenimento, por exemplo.

Tendências para os anunciantes

Nos últimos quatro anos em que o relatório é realizado, o Pinterest acertou oito em dez tendências. “Para as marcas que sabem usar bem isso, é um diferencial. Antes de virar aí sim uma tendência, elas conseguem se antecipar e colocá-las não só no planejamento de comunicação, mas até mesmo de produto”, explica o diretor. Segundo ele, é possível que marcas façam uma curadoria de portfólio para atender às tendências e aplicá-las no relacionamento de vendas com o público.

Nicolai salienta que 2023 foi um ano importante para a plataforma no relacionamento com as marcas. A plataforma lançou mais de 20 produtos para anunciantes e gerando mais negócios para eles. Com produtos de topo de funil, por exemplo, é possível construir marca a partir do trabalho de uma tendência em alta escala dentro da rede social.

Além disso, há o Trends Badge, em que os anunciantes podem se apropriar de determinadas tendências. “Temos um trabalho lado a lado com marcas e agências para endossar o criativo e colocamos o selo ‘Tendências 2024 Pinterest’”, explica o executivo.

Pinterest Predicts 2024

Confira as 23 tendências do Pinterest para 2024 em moda, beleza, decoração, entretenimento, viagens, entre outros:

na moda, o “novo” e a “juventude” darão espaço à excentricidade do passado. O foco será peças retrô e os looks vintage personalizados. Entre g“Vovôcore” –eração Z e millennials, lideram crescimento na busca por “estilo vovô”, “estilo de roupas eclético” e “moda urbana retrô”.

“Viva a água-viva” – A geração Z e os millennials impulsionam pesquisas por itens, roupas e até mesmo cortes de cabelo inspirados por águas-vivas. Alguns termos que aparecem são “luminária de água-viva”, “touca jellyfish” e “corte água-viva”.

“Uma gracinha de cozinha” – sai a cozinha tradicional rústica, e entra a cozinha brega. A Geração X e os boomers deverão investir no design da cozinha com itens clássicos, eletrodomésticos vintage e cores vibrantes como o rosa retrô.

“Cantinho do café” – Em vez de ir a uma cafeteria, por que não tê-la no aconchego de casa? Termos como “cafeteria com quadro de giz” e “decoração para balcão de café” estão em alta.

“Mais é mais” – Ao escolher estilos e acessórios, o básico será deixado de lado. Os millennials e a geração Z vão liderar a procura por looks grandiosos para combinar com um estilo ousado.

“Azul a mil” – em seus mais diversos tons, a cor azul deverá bombar em 2024. Será aplicada em maquiagens, unhas e até mesmo cabelos das pessoas, independente do gênero. A geração Z e os millennials impulsionam a tendência.

“Lançando laços” – Todas as versões de laços – das mais discretas às mais chamativas — cairão no gosto de millennials e da geração Z, que têm dado força às pesquisas por “roupa com laço”, “colar de laço”, “salto com laço” etc.

“Raquete diferente” – O badminton deverá ser uma tendência estética para os os millennials e a geração Z. É o que indicam buscas por “roupa de badminton”, “jogando badminton” e até “conversa fiada sobre badminton”.

“O amor é hippie” – Em 2024, os casamentos de 2024 terão inspiração hippie dos anos 70, com flores por toda parte, detalhes boho e música disco.

“Sem desperdício” – O Pinterest registrou pesquisas como “receitas com sobras”, que indica uma tendência sustentável de reaproveitar desde comida a tecidos, e outros.

“Mashup mexido” – Sem regras em receitas, “burger quesadilla” e “pizza pot pie” aparecem como exemplos da tendência da criação de receitas deliciosas e divertidas.

“País tropical” – A inspiração deverá se estender à moda, decoração e culinária em 2024, puxadas pelo interesse por “coquetel de abacaxi sem álcool” e “coco aesthetic”, por exemplo.

“De corpo inteiro” – A skincare além do rosto dá espaço para a maior inclusão de rituais de spa na rotina. O termo “rotina de cuidados com o corpo” teve aumento de 1.025% em pesquisas.

“Devagar e sempre” – Pegar leve, curtir a preguiça e ficar de bobeira serão atividades em alta em 2024. Geração Z e os millenials têm procurado por “hotel para staycation” e “vida calma”, mostrando que irão buscar rituais de relaxamento e assumir um compromisso sério com o descanso.

“Papo profundo” – “Intimidade emocional”, “perguntas para casais se reconectarem” e “perguntas para conhecer os amigos” estão na mira dos usuários. Segundo o Pinterest, as pessoas têm usado a internet para encontrar maneiras de criar conexões mais profundas na vida real.

“Chá de fofura” – Entre tendência para pais e mães, celebrar as conquistas dos pequenos se mostram em buscas como “ideias para mesversário”, “ideias de recompensas para o desfralde” e “festa do primeiro dente”.

“Gótico sertanejo” – O Pinterest registrou mais interesse por “ideias de cama estilo faroeste”, “ideias para quarto country”, “estilo faroeste gótico”. Em 2024, a decoração vai misturar design vintage americano, clima de faroeste e toques sombrios. Entre itens, a geração Z e os boomers buscarão peças de antiquário, tapeçarias com franjas e chapéus de cowboy.

“A nova era do jazz” – O jazz deverá se destacar entre os gêneros musicais. Não só nas playlists, mas o estilo também deverá ser interessante para “roupas no estilo jazz” e “look clube de jazz”.

“Cada um no seu aquário” – O ambiente da casa irá ganhar um toque a mais com aquários. Usuários do Pinterest, sobretudo os millennials e a geração X, estão interessados em “design de aquário pequeno” e “terrário para tartaruga”, por exemplo.

“Combate ao estresse” – Lutas e artes marciais como karatê, jiu-jítsu e boxe serão um escapismo para o estresse da rotina. Ademais, a estética das modalidades se mostra como um desejo por meio de buscas como “treino de shadowboxing”, “jiu-jítsu” e “karate kumite”.

“Economia divertida” – Com pesquisas por “cartão de crédito personalizado”, “cofrinho de bichinhos” e “cofre de porquinho aesthetic” estão na mira da geração Z e os millennials. Para o Pinterest, o velho cofre de porquinho vai ressurgir todo trabalhado no design e os cartões de crédito vão ficar mais coloridos e até ganhar adesivos.

“Picape lifestyle” – A aventura estará em alta em 2024. Boomers e geração Z vão pegar a picape, planejar os destinos e viver aventuras. Os grupos têm procurado por “acampamento off-road”, “carro off-road” e “rodas off-road”.

“Metal sensacional” – Tópicos como “móveis de alumínio”, “unha metalizada” e “modelo de porta de alumínio” são fortes candidatos à estética da geração Z em acessórios, unhas, roupas e até mesmo itens de decoração.

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