PL das Fake News ganha novo capítulo e IAB se posiciona
Pedido de urgência na votação do Projeto de Lei 2630/2020 deve retornar à Câmara na quarta-feira, 26
PL das Fake News ganha novo capítulo e IAB se posiciona
BuscarPL das Fake News ganha novo capítulo e IAB se posiciona
BuscarPedido de urgência na votação do Projeto de Lei 2630/2020 deve retornar à Câmara na quarta-feira, 26
Meio & Mensagem
24 de abril de 2023 - 17h33
O Projeto de Lei 2630/2020, conhecido popularmente como PL das Fake News, ganha novo capítulo nesta semana. Nesta quarta-feira, 26, deve retornar ao plenário da Câmara dos Deputados o pedido de urgência na votação do projeto, que permite que o PL seja votado mais rapidamente.
Não é a primeira vez em que se pede urgência na votação. Há um ano, o projeto voltou ao grupo de trabalho – onde as medidas são analisadas e delineadas – depois de ter a urgência negada. Na época, o PL recebeu 249 votos dos 257 necessários para aprovação.
O PL das Fake News nasceu em 2020, no Senado. A ideia do projeto seria estabelecer normas relativas à transparência de redes sociais e de serviços de mensagens privadas, sobretudo com relação à responsabilidade quanto à desinformação e ao aumento de transparência na internet.
Desde a sua criação, o projeto vem gerando discussões. Nesta segunda-feira, 24, em comunicado divulgado pelo portal Poder360, o IAB Brasil solicita debate antes da possível votação na Câmara dos Deputados.
“Nós estamos tendo acesso a textos extraoficiais que nos causam preocupações por trazerem definições sobre mídia programática, novas responsabilidades comerciais, regras para negócios e empresas estrangeiras, entre outros pontos que afetam a operação de muitos dos nossos associados e do mercado publicitário de forma geral”, aponta o posicionamento assinado pelo IAB Brasil.
Também nesta segunda-feira, o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), relator do projeto, se disse otimista com a possibilidade de votação. Em entrevista à GloboNews, Silva também defendeu que o poder público tenha à disposição sanções que possam ser aplicadas às redes sociais em caso de descumprimento.
Compartilhe
Veja também
Novo canal, Times | CNBC quer falar do “dono da pizzaria ao da fintech”
CEO do conselho de administração e líder do projeto, Douglas Tavolaro acredita que nova emissora, que estreia domingo, 17, pode ajudar a popularizar os assuntos de negócios
Supercopa Desimpedidos remodela formato para se aproximar do público
Com versão 100% ao vivo, NWB escolheu Mercado Livre Arena Pacaembu para receber torcida e equipes de transmissão