Quais são as principais plataformas de buscas para os brasileiros?
Quinta edição da State of Search, da Hedgehog Digital, revela que o Google e o Instagram se destacam como as duas plataformas mais usadas pelos brasileiros
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Meio & Mensagem
19 de novembro de 2024 - 12h26
Dadas as transformações de hábitos ditadas pela ascensão do digital e a fim de entender a percepção dos brasileiros sobre a busca por informações, conteúdos e plataformas, a Hedgehog Digital realizou a quinta edição da pesquisa State of Search Brasil
De acordo com os resultados, o Google e o Instagram se destacam como as duas plataformas mais usadas pelos brasileiros para realizar buscas.
Ao todo, a empresa realizou 4.125 entrevistas online com indivíduos a partir dos 16 anos, entre homens e mulheres, de todas as regiões do Brasil — majoritariamente no Sudeste.
A maior parte costuma realizar pesquisas por smartphone, via texto — 79% o fizeram no mês em que a pesquisa foi realizada. A companhia nota um menor uso de pesquisas por voz em relação a pesquisas anteriores. Ademais, as categorias que mais se destacam são compras, saúde e bem estar.
O Google ainda é líder tanto em smartphones, quanto em computadores e notebooks. Há, ainda, uma preferencia por resultados do topo da página, mesmo que sejam anúncios. O maior motivo para o uso do buscador é a pesquisa de conteúdos e informações (80%), seguido de produtos para comprar (59%).
Além disso, o destaque entre as preferências de conteúdo vai para textos curtos (74%). Aparecem também imagens e vídeos curtos, com 69% e 65% das citações, respectivamente.
Entre as redes sociais, o Instagram se destaca como a rede mais utilizada para consultas mobile por parte de 45% da amostra, ficando atrás do Google, com 87% das menções. A plataforma da Meta cresceu 4% em relação à edição da pesquisa do ano anterior, é destaque entre os mais jovens e representa uma opção mais prática de buscas visuais.
A Hedgehog Digital chama a atenção para o impacto do Instagram em categorias como moda e beleza, em que o visual e a influência são ganchos para o engajamento.
Já o YouTube aparece com 44% das respostas em preferências. Enquanto isso, 40% utilizam o WhatsApp para buscar informações de voz.
No geral, a maioria (89%) do público afirmou já ter pesquisado um produto ou serviço após vê-lo em plataformas como televisão, filmes ou redes sociais. Desses, 79% dos usuários recorreram ao Google, enquanto 41% utilizaram o Instagram e 39% o YouTube.
De acordo com a empresa, o resultado reforça a relevância das redes sociais na jornada de compra e como um canal de influência e descoberta de produtos. Sites de empresas aparecem com 40% da preferência, quanto plataformas de comparação de preços com apenas 21%.
Ainda que o TikTok seja uma fonte de pesquisa importante para a Geração Z, apenas 13% dos respondentes apontam a plataforma da ByteDance como a preferida para buscas. Neste sentido, os principais usos são obter informações sobre assuntos diversos (61%) e sobre produtos (52%); e saber a opinião de outras pessoas e demais avaliações (39%).
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