Quais são as principais plataformas de buscas para os brasileiros?
Quinta edição da State of Search, da Hedgehog Digital, revela que o Google e o Instagram se destacam como as duas plataformas mais usadas pelos brasileiros
Quais são as principais plataformas de buscas para os brasileiros?
BuscarQuais são as principais plataformas de buscas para os brasileiros?
BuscarQuinta edição da State of Search, da Hedgehog Digital, revela que o Google e o Instagram se destacam como as duas plataformas mais usadas pelos brasileiros
Meio & Mensagem
19 de novembro de 2024 - 12h26
Dadas as transformações de hábitos ditadas pela ascensão do digital e a fim de entender a percepção dos brasileiros sobre a busca por informações, conteúdos e plataformas, a Hedgehog Digital realizou a quinta edição da pesquisa State of Search.
De acordo com os resultados, o Google e o Instagram se destacam como as duas plataformas mais usadas pelos brasileiros para realizar buscas.
Ao todo, a empresa realizou 4.125 entrevistas online com indivíduos a partir dos 16 anos, entre homens e mulheres, de todas as regiões do Brasil — majoritariamente no Sudeste.
A maior parte costuma realizar pesquisas por smartphone, via texto — 79% o fizeram no mês em que a pesquisa foi realizada. A companhia nota um menor uso de pesquisas por voz em relação a pesquisas anteriores. Ademais, as categorias que mais se destacam são compras, saúde e bem estar.
O Google ainda é líder tanto em smartphones, quanto em computadores e notebooks. Há, ainda, uma preferencia por resultados do topo da página, mesmo que sejam anúncios. O maior motivo para o uso do buscador é a pesquisa de conteúdos e informações (80%), seguido de produtos para comprar (59%).
Além disso, o destaque entre as preferências de conteúdo vai para textos curtos (74%). Aparecem também imagens e vídeos curtos, com 69% e 65% das citações, respectivamente.
Entre as redes sociais, o Instagram se destaca como a rede mais utilizada para consultas mobile por parte de 45% da amostra, ficando atrás do Google, com 87% das menções. A plataforma da Meta cresceu 4% em relação à edição da pesquisa do ano anterior, é destaque entre os mais jovens e representa uma opção mais prática de buscas visuais.
A Hedgehog Digital chama a atenção para o impacto do Instagram em categorias como moda e beleza, em que o visual e a influência são ganchos para o engajamento.
Já o YouTube aparece com 44% das respostas em preferências. Enquanto isso, 40% utilizam o WhatsApp para buscar informações de voz.
No geral, a maioria (89%) do público afirmou já ter pesquisado um produto ou serviço após vê-lo em plataformas como televisão, filmes ou redes sociais. Desses, 79% dos usuários recorreram ao Google, enquanto 41% utilizaram o Instagram e 39% o YouTube.
De acordo com a empresa, o resultado reforça a relevância das redes sociais na jornada de compra e como um canal de influência e descoberta de produtos. Sites de empresas aparecem com 40% da preferência, quanto plataformas de comparação de preços com apenas 21%.
Ainda que o TikTok seja uma fonte de pesquisa importante para a Geração Z, apenas 13% dos respondentes apontam a plataforma da ByteDance como a preferida para buscas. Neste sentido, os principais usos são obter informações sobre assuntos diversos (61%) e sobre produtos (52%); e saber a opinião de outras pessoas e demais avaliações (39%).
Compartilhe
Veja também
Netflix escala Beyoncé para show do intervalo de jogos de Natal da NFL
Apresentação da cantora norte-americana acontece no dia do Natal, em 25 de dezembro, durante embate entre o Ravens e o Texans; plataforma vendeu todos os anúncios para a ocasião
Qual é o perfil, funções e salário do profissional de marketing de influência?
Pesquisa do YouPix com Indique revela prevalência de mulheres, pessoas brancas, jovens e sudestinos na área