Assinar

Plataformas se engajam no empreendedorismo negro

Buscar

Plataformas se engajam no empreendedorismo negro

Buscar
Publicidade
Mídia

Plataformas se engajam no empreendedorismo negro

No mês da celebração da consciência negra, Facebook e Instagram apresentam programas de incentivo aos negócios; Pinterest destaca conteúdos diversos


19 de novembro de 2021 - 9h51

Iniciativa do PretaHub com o Facebook dará apoio financeiro e suporte profissional à empreendedoras negras de várias regiões do Brasil (Crédito: Reprodução/Festival Feira Preta)

Em sintonia com as discussões a respeito da equidade racial, que ganharam mais espaço na indústria global de comunicação nos últimos anos, plataformas sociais prepararam ações para o Mês da Consciência Negra no Brasil. Ao longo de novembro, Facebook, Instagram, Pinterest e outras plataformas promoveram ações em torno da questão, focadas, sobretudo, no estímulo ao empreendedorismo e negócios criados por pessoas negras.

Nesta sexta-feira, 19, data em que é celebrado o empreendedorismo feminino, o Facebook, em parceria com o PretaHub, abrem as inscrições para o programa de Aceleração de Negócios de Empreendedoras Negras. A proposta é destinar R$ 1,6 milhão para os negócios de 50 empreendedoras de comunidades de baixa renda das regiões Nordeste, Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste do País.

De acordo com a rede social, a proposta pretende atender às necessidades reais financeiras das empreendedoras brasileiras, além de oferecer capacitação, mentoria, serviços e produtos customizados. O PretaHub, plataforma de negócios liderado por Adriana Barbosa, apoia o Facebook no desenvolvimento do programa de capacitação. As pessoas interessadas podem se inscrever no site do programa de Aceleração.

A parceria entre o Facebook e o PretaHub também contempla a realização conjunta da 20ª edição da Feira Preta, maior evento de cultura e empreendedorismo negro da América Latina, que começa neste sábado, 20, e vai até 10 de dezembro.

Dar mais visibilidade às empresas lideradas por empreendedores negros e negras também foi uma iniciativa adotada pelo Instagram, que trouxe ao Brasil neste mês o rótulo “Empreendedores Negros”. O recurso foi desenvolvido em conjunto com mais de 20 empreendedores negros da plataforma e tem o objetivo de destacar os perfis comerciais desses empreendedores na rede social. Os profissionais participantes da Feira Preta tiveram acesso antecipado ao novo rótulo.

Entre os perfis que testaram, avaliaram e ajudaram a dar feedbacks sobre o novo rótulo do Instagram estão Giselle Alves, fundadora da marca de acessórios Opô Yalojá e os estilistas Hisan Silva e Pedro Batalha, criadores da marca Dendezeiro.

Maravilha Preta
O Pinterest também elaborou uma iniciativa para reforçar a pluralidade racial do País neste mês da Consciência Negra. Em parceria com a agência Black Influence, criada e liderada por Ricardo Silvestre, a plataforma apresenta o Movimento Maravilha Preta, sua primeira série de conteúdo original criada por negros e negras que atuam nas áreas de cultura, moda, beleza e bem-estar.

De acordo com a rede social, a ideia é estimular a construção de uma plataforma mais inclusiva e diversa. Nesse movimento, os trabalhos e perfis desses creators serão destacados para a comunidade de mais de 400 milhões de usuários do Pinterest no mundo.

O Movimento Maravilha Preta terá participações dos criadores de conteúdo Gleidistone Silva, Cecilia Boechat, Lari Cunegundes, Josy Campos e do canal de TV Trace Brasil. Foram produzidos conteúdos com os temas “Meu cabelo, minha coroa”; “Meus traços, minha história” e Meu lugar no mundo”.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Projeto de novelas do Kwai ganha nova fase no Brasil

    Projeto de novelas do Kwai ganha nova fase no Brasil

    Principal investimento da plataforma no País, TeleKwai terá ampliação no aporte para produção de conteúdo, além de roteiristas profissionais

  • MasterChef Confeitaria estreia com dez patrocinadores

    MasterChef Confeitaria estreia com dez patrocinadores

    Versão inédita do reality show da Band estreia no próximo dia 19 e marcará a despedida da apresentadora Ana Paula Padrão