Podcast e conteúdo: as estratégias do Tinder para engajar a Geração Z
Diretor de marketing Latam da empresa explica como a empresa vem procurando se inserir na cultura brasileira e naturalizar o uso dos aplicativos de relacionamento
Podcast e conteúdo: as estratégias do Tinder para engajar a Geração Z
BuscarPodcast e conteúdo: as estratégias do Tinder para engajar a Geração Z
BuscarDiretor de marketing Latam da empresa explica como a empresa vem procurando se inserir na cultura brasileira e naturalizar o uso dos aplicativos de relacionamento
Bárbara Sacchitiello
2 de abril de 2024 - 7h17
Mais da metade dos usuários do Tinder, em todo o mundo, têm entre 18 e 25 anos. A informação é dada por José Diogo Costódio Rodrigues, diretor de marketing Latam do aplicativo de relacionamento e indica a importância de atender aos anseios de uma geração ávida por engajamento.
“Essa geração valoriza experiências sobre coisas materiais e busca plataformas que estejam alinhadas com seus valores e interesses”, explica o diretor.
Por isso, mais uma vez, o Tinder investe em ampliar as conversas em torno dos relacionamentos, colocando no ar mais uma temporada do podcast Match o Papo.
Projeto criado em 2022, o podcast, por meio de conversas com diferentes convidados, busca explorar o tema do relacionamento sob uma perspectiva característica dos mais jovens.
“Para o Tinder, conectar-se com a Geração Z significa mais do que apenas fornecer um aplicativo de namoro; significa fomentar uma comunidade onde os jovens possam se expressar, explorar suas identidades e formar conexões significativas na era digital”, analisa o porta-voz.
A plataforma de relacionamento decidiu repetir o projeto do podcast e criar uma segunda temporada por avaliar que a repercussão da primeira sinalizou que os jovens solteiros estão ávidos por conteúdos divertidos e capazes de gerar conversas.
Além disso, o diretor de marketing vê no projeto uma forma de desestigmatizar a categoria de aplicativos de relacionamento, fazendo com que as conversas e repercussão em torno do Tinder tornem-se mais naturais e virem parte do dia a dia dos usuários das redes sociais.
Com a primeira temporada de Match o Papo, o Tinder conquistou o prêmio TikTok Funciona: Criatividade que Converte, na edição do ano passado do TikTok Ad Awards, que destaca os projetos comerciais que utilizaram a rede social de forma mais criativa.
Na segunda temporada, o podcast ganhou uma nova apresentadora: a atriz Clara Moneke. No episódio de estreia, a convidada foi, justamente, Valentina Bandeira, que conduzia as entrevistas na temporada anterior.
Tinder estreia Beija Sapo na MTV e Pluto TV
Além do podcast, o Tinder também procura engajar a Geração Z pela televisão. Em 2023, o aplicativo resgatou o Beija Sapo, programa de sucesso da MTV na década de 2000, em uma nova edição, que ganhou o nome de Tinder apresenta: MTV Beija Sapo.
A ideia de resgatar a atração veio do objetivo de, por meio da nostalgia, inserir o Tinder na cultura brasileira. “Além disso, com este projeto, vimos a oportunidade de desmistificar a imagem do Tinder, reforçando que o aplicativo é para todos que procuram conexões, não importa o tipo – seja relacionamentos de longo prazo, amizades ou até amores de uma noite”, conta o diretor.
Questionado sobre uma segunda temporada do programa, Rodrigues faz mistério: “Não posso dar spoilers”, diz, acrescentando que possíveis novidades estarão nas redes sociais do Tinder.
Para 2024, de forma geral, o porta-voz adianta que o marketing e comunicação do Tinder seguirão adotando o tom dos usuários, mais voltado a brincadeiras e à naturalização do uso de aplicativos de relacionamento.
“Podemos brincar conosco sem nos levarmos muito a sério. Podemos falar sobre histórias reais do Tinder e manter o tom real e direto que nossos usuários reais procuram”, conta.
Além do podcast, campanhas e outros projetos de conteúdo, o Tinder também patrocinará, pelo segundo ano, o festival de música eletrônica Gop TUN.
Compartilhe
Veja também
Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix
Guaraná Antarctica e Heineken celebram estreia da série sobre o piloto com cinema e latas comemorativas
Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência
Profissionais do segmento apontam arrefecimento do interesse das marcas em falar sobre diversidade inclusive no mês da Consciência Negra