Meio & Mensagem
11 de maio de 2023 - 15h23
(Crédito: Shutterstock)
Do Ad Age
Os podcasters têm mais poder de influenciar as decisões de compra das pessoas do que outros influenciadores digitais, de acordo com a pesquisa “A New Era of Influence”, realizada nos Estados Unidos pela Magna e Vox Media.
Três em cada quatro consumidores que participaram do estudo citaram apresentadores de podcasts como as figuras que mais influenciam suas ações, crenças e decisões de compras, enquanto apenas 15% apontaram que, para eles, quem ocupa essa posição são os influenciadores de redes sociais. As celebridades de televisão e do cinema corresponderam a 10% das respostas.
A Magna, agência do IPG Mediabrands, uniu-se à Vox Media para entrevistar 2 mil consumidores, que, pelo menos uma vez por semana, sintonizam algum podcast, a respeito de seus hábitos de consumo de conteúdo e uso de mídias sociais.
Mais de dois terços dos respondentes disseram que sentem uma conexão profunda com os apresentadores de seus podcasts preferidos. Entre os millenials, esse índice saltou para 81%.
“É claro que as pessoas criarão fortes ligações com seus apresentadores favoritos, mas o que surpreendeu foi o profundo nível de conexão e confiança que os ouvintes têm em seus apresentadores preferidos”, disse Edwin Wong, sênior VP de insights e inovação da Vox Media, em um release. “O fato de podcasters terem mais influência do que criadores de conteúdo digital e celebridades leva a uma mudança de paradigma em relação à consideração de quem é mais adequado para endossar marcas”, completou.
Essa visão a respeito dos apresentadores de podcasts se estendeu por diferentes faixas etárias. Pessoas da geração Z e da geração X também colocaram a influência dos podcasters acima da influência de criadores de conteúdo digital.
Pouco menos da metade de todos os entrevistados disse que os influenciadores afetaram seus pensamentos e crenças, enquanto 75% afirmaram que algum podcaster conseguiu esse feito. Já entre os millenials, quase 90% declararam que os podcasters influenciaram suas crenças e pensamentos.
Em geral, centenas de consumidores concordaram que recorrem a podcasters para obter alguma orientação para sua vida pessoal ou financeira, enquanto 94% deles disseram que recorrem à podcasters para receber orientações sobre saúde, forma física e desenvolvimento pessoal.
De acordo com recente estudo do Pew Research Center, 20% dos adultos dos Estados Unidos ouviram pelo menos um podcast uma vez por semana. Esse número salta para um em cada três pessoas quando são considerados apenas quem tem menos de 30 anos. E, entre todos os ouvintes de podcasts pesquisados pelo Pew Research, quase 30% compraram algum produto ou serviço divulgado no programa.
Tudo isso pode mostrar que uma parceria com um podcaster pode ser mais interessante para uma marca do que com um influenciador, de acordo com Kara Manatt, executive VP e managing director of intelligence solutions da Magna.
O estudo recomenda às marcas que incorporem apresentadores de podcasts em seus processos criativos, considerando suas sugestões a respeito de como garantir que aquele anúncio seja relevante para a audiência.
A leitura de anúncios também captura a atenção de boa parte da audiência de podcasts, de acordo com o estudo. Quase 70% dos respondentes concordaram que prestam mais atenção aos anúncios dos podcasts do que em anúncios veiculados em TV ou mídias sociais. E mais da metade disse que comprou algum produto ou adquiriu um serviço depois de ouvir sobre aquela marca durante um podcast.
“Os podcasters efetivamente destronaram os influenciadores originais”, concluiu a pesquisa, “Como uma autoridade confiável para a vida das pessoas, eles estão emergindo rapidamente como a nova onda de influenciadores.”