Por que a Meta está fazendo merchandising na Globo?
Com objetivo de consolidar a marca como a dona do Instagram, Facebook e WhatsApp, big tech conta histórias em programas da emissora
Por que a Meta está fazendo merchandising na Globo?
BuscarPor que a Meta está fazendo merchandising na Globo?
BuscarCom objetivo de consolidar a marca como a dona do Instagram, Facebook e WhatsApp, big tech conta histórias em programas da emissora
Bárbara Sacchitiello
8 de novembro de 2023 - 6h00
Na semana passada, os programas Mais Você, É de Casa, Caldeirão com Mion e Altas Horas exibiram histórias de pessoas que tiveram suas vidas modificadas e o trabalho reconhecido graças à visibilidade conquistada em aplicativos como Instagram e Facebook.
Cada um desses personagens, que contaram suas histórias à Ana Maria Braga, Marcos Mion e outros apresentadores da Globo foram escalados pela Meta para mostrar como os aplicativos da companhia podem impactar a vida de seus usuários.
Essa é a primeira vez que a Meta leva sua marca institucional à TV aberta em forma de ações de merchandising. Os conteúdos exibidos nos programas da Globo são a segunda etapa de uma campanha que teve início em setembro e que tem, como proposta, tornar o nome Meta mais conhecido entre o público.
Apesar da alta popularidade do Instagram, Facebook e WhatsApp entre os brasileiros, a big tech constatou a necessidade de trabalhar a divulgação de sua marca institucional.
Dessa percepção, foi desenvolvida, pela agência AlmapBBDO, a campanha “Tá na Sua Mão”, que mostrava exemplos de criadores de conteúdo que prosperaram com o auxílio das plataformas da empresa.
“Entendemos que falar da Meta, como a mãe de aplicativos como Instagram, WhatsApp e Facebook, fortalece a família das plataformas, de forma geral. Apresentar esses apps como parte de uma única estrutura fortalece o valor de cada um e da empresa, como um todo”, contou Beatriz Bottesi, diretora de marketing da Meta para a América Latina, à reportagem de Meio & Mensagem em setembro, no lançamento da campanha.
Para dar continuidade ao plano de comunicação, após a veiculação de mensagens nas redes sociais e em peças de mídia out-of-home, a Meta viu na TV aberta a oportunidade de levar a mensagem a um público mais amplo.
Dessa forma, em um projeto desenvolvido em conjunto com a Globo e com as agências AlmapBBDO, M1 e Spark, a companhia levou as histórias dos criadores de conteúdo a alguns dos programas do canal.
As ações de merchandising começaram com a visita do influenciador Vitor DiCastro ao Mais Você. O criador de conteúdo levou um mapa astral para Ana Maria e falou sobre como os aplicativos da Meta afetaram sua trajetória pessoal e profissional.
Acorda menina! O Vítor diCastro passou pelo #MaisVocê e adiantou o que os astros prometem para esse novo ciclo do programa. Essa é para compartilhar em todos os apps da @meta: no Instagram, Facebook e mandar em todos os grupos do WhatsApp! #TaNaSuaMao #publicidade pic.twitter.com/SdZOA9d3sC
— TV Globo (@tvglobo) October 27, 2023
Já na semana seguinte, o programa É de Casa contou a história da Vovó Loca, empreendedora que contou com o Instagram para popularizar e com o WhatsApp para vender suas coxinhas.
Ainda no sábado, Mion reagiu a uma apresentação do Quarteto da Arriação, formado por quatro amigos que fazem paródias de músicas com instrumentos de obras. Mais tarde, no Altas Horas, Serginho Groisman recebeu a dupla Tasha & Tracie, que contaram sobre como os aplicativos ajudaram a impulsionar a carreira.
Embora nunca tenha feito, até então, ações de conteúdo na Globo, a Meta já é anunciante do canal. A big tech já aproveitou os comerciais da emissora para divulgar campanhas dos aplicativos Facebook, Instagram e WhatsApp.
O Quarteto da Arriação fez vídeo INCRÍVEL contando a história deles e o Mion aproveitou para fazer um react super-engraçado!
E tá na sua mão! Com o Facebook, Instagram e WhatsApp, aplicativos da @meta, você também faz acontecer.#TaNaSuaMao #CaldeirãoComMion #publicidade pic.twitter.com/QeXDMdj89U
— TV Globo (@tvglobo) November 4, 2023
Altas Horas especial com a @Meta! ❤️
O Serginho Groisman recebeu as irmãs Tasha e Tracie pra contar sobre a carreira delas!Então, vem comigo conferir um trechinho do que elas falaram! E tá na sua mão compartilhar essa história com os apps da Meta: Facebook, Instagram e… pic.twitter.com/1LKIRSySlr
— TV Globo (@tvglobo) November 5, 2023
Compartilhe
Veja também
Como a possível divisão do Google impactaria o mercado publicitário?
Possível separação de propriedades do Google, como o Chrome, poderia prejudicar anunciantes e publishers de pequeno porte, segundo especialistas
Governo dos EUA oficializa pedido de divisão entre Google e Chrome
Após ter expressado sua intenção um dia antes, Governo dos Estados Unidos oficializa pedido de separação do Google, por meio da venda de seu navegador Chrome