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Por que o Google está auxiliando o jornalismo local?

Ricardo Fiorotto, gerente do GNI Local Lab no Brasil, detalhe programa de incentivo no Brasil e como a tecnologia pode auxiliar o jornalismo local


15 de julho de 2022 - 6h00

Segundo dados de 2021 do Atlas da Notícia, 53% dos municípios brasileiros são considerados “Desertos de Notícias”, ou seja, municípios que não possuem nenhum veículo cadastrado no Atlas da Notícia. Esses municípios compreendem 29 milhões de pessoas. Outros 26% dos municípios são considerados “Quase Desertos”, municípios que possuem somente um ou dois veículos de notícia cadastrados no Atlas da Notícia. Eles ganham essa nomenclatura porque podem facilmente se tornarem desertos. Esses representam 32 milhões pessoas. Ou seja, 29% da população nacional vivem em desertos ou quase desertos jornalísticos.

 

O Norte é a região do País com menos veículos. Depois dele, em ordem crescente, está o Centro-Oeste, Nordeste, Sul e Sudeste (Crédito: Vladwel/Shutterstock)

Com o objetivo de fortalecer os veículos que atualmente lutam para manter suas atividades e contribuir para diminuir cada vez mais os desertos de notícia no Brasil, o Google realiza programas de incentivo ao jornalismo local, como o GNI Local Lab. Lançado no Brasil em maio deste ano, o programa terá início em primeiro de agosto. Ele apoiará apoiará até 100 pequenos e médios veículos de jornalismo no País durante dez meses, oferecendo capacitação técnica, de negócios, engajamento digital e apoio dos especialistas e consultores.

Podem participar veículos impressos, digitais, rádios e emissoras de televisão em operação há pelo menos um ano e que empreguem de dois a 100 jornalistas. O projeto tem a parceria da Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER), Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação de Jornalismo Digital (AJOR).

De acordo com Ricardo Fiorotto, gerente do GNI Local Lab no Brasil, o Google se envolveu com o projeto por acreditar que o conteúdo jornalístico é fundamental, algo reafirmado na pandemia. “Os veículos que atuam levando conteúdo jornalístico à população em suas cidades e regiões são fundamentais. São eles que vão garantir a oferta de informação de qualidade para que o cidadão tome decisões melhores para o seu dia a dia. Como exemplo da importância da notícia local, pense na cobertura dos protocolos sanitários adotados contra a Covid-19 durante esta pandemia. São os veículos locais que colocam em pauta questões essenciais sobre os bairros, ruas e cidades, cruciais aos brasileiros distantes dos grandes centros”, avalia Fiorotto.

Além disso, o executivo acredita que um dos maiores desafios do jornalismo local, salvo as especificidades de cada região e histórico da empresa jornalística, é a digitalização. “A adaptação ao digital e a adoção de formatos sustentáveis de monetização, em frentes como publicidade, receita do leitor, por assinatura ou doações, e outras, ainda parece ser o grande desafio. É nessa sustentabilidade que a independência do jornalismo é forjada, e é nessa perspectiva que diversas iniciativas do Google, como o Local Lab e outros programas da Google News Initiative, têm foco”, divide.

Para o executivo, a tecnologia pode auxiliar o jornalismo local no direcionamento do usuário para conteúdos de qualidade baseado na geolocalização do usuário. No Google, a barra de Notícias deixa o leitor selecionar conteúdo das cidades sobre as quais quer saber mais e as destaca no topo da página. Por sua vez, o Google Destaques, produto que exibe conteúdo slecionados por jornalistas, passou a incluir este ano uma seção dedicada a veículos locais.

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