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Por que o Google removeu 201 milhões de anúncios no Brasil?

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Por que o Google removeu 201 milhões de anúncios no Brasil?

Dados de 2024 se referem a anúncios fraudulentos retirados do ar por violações de marca registrada, deturpação, jogos de azar e aposta, abuso de rede de anúncios e requisitos legais


16 de abril de 2025 - 8h00

O Google Brasil retirou do ar 201,2 milhões de anúncios fraudulentos no ano passado. Muitos nem mesmo chegaram a ser veiculados, uma vez que, ao passarem pelo processo de aprovação, foram derrubados por violações durante o processo de verificação.

google anúncios

Globalmente, Google retirou do ar ou bloqueou 5,1 bilhões de anúncios (Crédito: Vladimka Pproduction/Shutterstock)

Essa é a primeira vez que os dados de segurança do Brasil são divulgados pela big tech, dada a relevância do País para o ecossistema de ads do Google, conforme explicou Priscila Couto, líder de programas de confiança e segurança para o Google na América Latina.

Entre as cinco maiores violações estão marcas registradas, em que há violação ao direito de propriedade de marca de anunciantes, e deturpação, com a enganação de usuários por meio de ocultação ou deturpação de informações sobre empresas, serviços ou que direcionam a links para fins de phishing.

Aparecem também anúncios de jogos de azar e apostas que não tenham a licença de operação do Ministério da Fazenda e certificação apropriada pelo Google. Priscila ressalta que anúncios dessa natureza são segmentados pelo país de aprovação, ou seja, a autorização brasileira não serve para a veiculação de anúncios em outros países. Na sequência, está o abuso da rede de anúncios, em que marcas enganam ou burlam, de alguma forma, os processos de revisão e políticas relacionadas a anúncios.

Além disso, foram 1,3 milhões de contas suspensas, com banimento definitivo por CNPJ. Para casos como este, o anunciante só poderá voltar às plataformas do Google sob uma nova razão social e após passar por um novo processo de verificação. Violações menos graves são advertidas, com avisos que indicam que determinada publicidade viola as políticas do Google. Isso não impede, contudo, que o anúncio seja, de fato, retirado do ar, e a conta seja suspensa.

A área é responsável por garantir que os usuários tenham uma experiência segura e proveitosa em todas as plataformas e serviços do Google a partir de políticas específicas e dinâmicas, sujeitas a revisões, especialmente quando há alterações legislativas localmente. Além disso, o time mantém contato com sociedade civil, academia, governos, entre outros.

“Falamos aqui remover conteúdo prejudicial, de prevenir acusações, educar anunciantes e usuários, de trabalhar em iniciativas de conscientização, de políticas públicas para a grande população. Tudo isso para fazer com que a experiência de anunciante e de usuário seja cada dia mais segura e que a gente consiga mitigar todos os problemas”, declarou a líder.

Segurança global

Globalmente, o Google bloqueou ou removeu 5,1 bilhões de anúncios, restringiu mais de 9,1 bilhões e suspendeu mais de 39,2 bilhões de contas por violação de políticas. Além disso, restringiu a publicidade em 1,3 bilhões de páginas de publishers.

A inteligência artificial (IA) tem permitido que a empresa avance no combate a anúncios maliciosos e agentes mal-intencionados em todo o setor, por meio do aprimoramento da capacidade de detecção e aplicação de políticas.

Alex Rodriguez, general manager de Ads Safety do Google, explicou em coletiva de imprensa que os modelos de linguagem (LLMs) demandam menos dados para detectar ameaças emergentes ou identificar padrões. Também em 2024, o Google lançou mais de 50 melhorias para os LLMs, a fim de garantir uma aplicação mais eficiente das políticas de segurança sobre anúncios nas plataformas.

“Queremos ser proativos: impedir que esses anúncios apareçam antes que possam causar danos. A IA também acelera investigações e permite uma detecção precoce que seres humanos, sozinhos, não conseguiriam realizar”, afirmou.

Apesar do protagonismo da IA, a sinergia com a revisão humana se mantém, uma vez que muitas análises ainda dependem de contexto. À medida em que cresce o número de fraudes por deepfakes de celebridades em anúncios, o Google mobilizou uma equipe de mais de 100 especialistas para desenvolver contramedidas ao problema.

Entre os resultados estiveram a atualização da Política de Deturpação para suspender anunciantes, o que resultou na suspensão de 700 mil contas e uma queda de 90% nos relatos de anúncios do tipo.

Conforme a atuação e contato de agentes mal-intencionados se sofisticam, o Google investe em um centro colaborativo para compartilhar informações sobre golpes junto à instituições como a Global Anti-Scam Alliance e a DNS Research Federation.

“Nós realmente acreditamos que, ao fazer parcerias com outras organizações, seremos capazes de trocar esses sinais de abuso e melhorar os sinais que podemos compartilhar para nos ajudar a encontrar e interromper mais rapidamente as atividades fraudulentas em uma plataforma global”, disse Rodriguez.

 

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