Por Vivi Guedes, Globo grava comercial para a Fiat em seus estúdios
Ação de conteúdo feita com a novela quebra paradigmas na emissora; Pernambucanas também fará publicidade com a influenciadora digital
Por Vivi Guedes, Globo grava comercial para a Fiat em seus estúdios
BuscarPor Vivi Guedes, Globo grava comercial para a Fiat em seus estúdios
BuscarAção de conteúdo feita com a novela quebra paradigmas na emissora; Pernambucanas também fará publicidade com a influenciadora digital
Bárbara Sacchitiello
8 de agosto de 2019 - 22h20
O capítulo desta quinta-feira, 8, de A Dona do Pedaço que a Globo acaba de exibir quebrou paradigmas na emissora. Pela primeira vez um comercial de uma marca foi gravado pela equipe – e nos estúdios – de uma novela da casa. A cena de Vivi Guedes (interpretada por Paolla Oliveira) divulgando as ofertas da Fiat é fruto de uma ação de conteúdo que combinou as áreas de dramaturgia e comercial de uma forma que, até então, inédita na emissora.
O espectador da trama nesta quinta-feira assistiu à Vivi Guedes se preparando para estrelar um comercial de automóveis. A personagem “passou” pela vinheta do intervalo e, na sequência, adentrou já na campanha, apresentando as ofertas da Fiat (assista abaixo):
O comercial foi gravado nos Estúdios Globo e contou com a direção da equipe de dramaturgia da novela, que atuou em sinergia com o time da agência Leo Burnett Tailor Made, agência detentora da conta publicitária da Fiat. Na novela, a influenciadora digital foi presenteada com um Fiat Toro, modelo que faz parte dessa ação de conteúdo feita pela marca.
“Trabalhamos lado a lado com a Fiat e Leo Burnett para aproveitar todo nosso conhecimento e experiência na criação, produção e distribuição de conteúdo para chegar a um formato inovador, que nas últimas semanas tem engajado o público em diferentes plataformas”, diz Eduardo Becker, diretor de soluções integradas da Globo.
Essas ações a que o executivo se referem são as postagens que a personagem fez em seus Stories, “anunciando” aos seus seguidores que havia sido convidada para estrelar um comercial da Fiat. Na novela, Vivi também mencionou reuniões feitas com uma grande marca. E no intervalo comercial, a Fiat também exibiu comerciais em que Paolla Oliveira, que já era garota-propaganda da marca desde 2015, comunicava que, em breve, seria substituída por outra pessoa nas campanhas da Fiat.
Vivi Guedes e Fiat: a nova parceria da Globo
Essa mistura entre o universo de Vivi Guedes na novela com a publicidade real da marca, que já envolviam Paolla, era justamente a proposta da Fiat ao idealizar a ação de conteúdo junto à emissora. “As pessoas assistem à TV, usam o celular e consomem todas as mídias. O que é real e o que é virtual acaba fazendo pouca diferença nesse contexto de produto, varejo, telas, ficção e realidade. Decidimos, então, fazer um projeto a várias mãos para quebrar todas essas fronteiras e criar um storytelling capaz de levar uma mensagem ao consumidor de forma delicada”, conta Malu Antonio, gerente de marketing e comunicação da FCA para a região da América Latina.
A executiva da Fiat enfatiza a palavra “delicadeza” como a principal qualidade de ação por conta de algo que considera importante: fazer o espectador interagir com uma marca sem criar uma situação forçada. “Ninguém acorda todo dia pensando em comprar os produtos que as marcas querem vender. O entretenimento nunca foi tão importante na vida das pessoas e irão fazer a diferença as marcas que souberem ser delicadas para construir a sua narrativa utilizando o entretenimento”, analisa Malu.
Após essa primeira aparição de Vivi Guedes no conteúdo – e no intervalo da novela – as ações da marca continuam na trama de A Dona do Pedaço e também no intervalo comercial. Por enquanto, o comercial com Vivi será exibido apenas durante a trama de Walcyr Carrasco, mas, posteriormente, também será veiculado em outros horários da grade da Globo.
A ideia, inclusive, é não restringir o conteúdo publicitária à emissora. “Temos a ideia de expandir a veiculação”, diz Malu, ao ser questionada sobre a possível exibição do comercial com a personagem global em outros canais. Todas as ações com a influenciadora digital terão desdobramentos nos canais digitais, tanto no Instagram de Vivi Guedes quanto nos canais oficiais de Fiat.
Para a Leo Burnett Tailor Made, a transição de Paolla Oliveira para Vivi Guedes como garota-propaganda é considerada bem sucedida pela forma como, em conjunto com Fiat e Globo, a agência ajudou a estruturar uma jornada de relacionamento com o público. “Nosso foco foi aproveitar o poder da audiência da novela e trazer uma personagem da trama para a vida real. Estamos muito felizes com todo esse grande projeto de storyteeling construído em diferentes plataformas” diz Andrea Hirata, vice-presidente de mídia da Leo Burnett Tailor Made.Vivi e Pernambucanas
O sucesso da influenciadora da ficção vem cativando outras marcas. Além da Avon, que já inseriu postagens publicitárias no Instagram de Vivi Guedes, a Pernambucanas também declarou que a personagem está em seus planos para a inserção de ações de conteúdo. Em comum, todas essas marcas interessadas em Vivi têm um relacionado já consolidado com sua intérprete, Paolla Oliveira.
De acordo com a Globo, as políticas comerciais da casa preveem que a atriz, por emprestar sua imagem à personagem, também tenha um percentual de remuneração pelas ações publicitárias.
Compartilhe
Veja também
“Além de Vale Tudo, não temos outras propostas de remake”, diz Amauri Soares
Diretor geral da TV Globo fala sobre os desafios pela atenção do público ao longo dos 60 anos e afirma que métricas de audiência não contemplam o alcance do conteúdo
O impacto do WhatsApp na jornada de compra, segundo a Meta
Estudo realizado a pedido da empresa indica que 89% usam a plataforma para se comunicar com comércios ou prestadoras de serviços e traça oportunidades para as marcas