Assinar

Principais jornais do país exploram o “Dia da Mentira”

Buscar

Principais jornais do país exploram o “Dia da Mentira”

Buscar
Publicidade
Mídia

Principais jornais do país exploram o “Dia da Mentira”

De maneiras diferentes, Folha e Estadão criam iniciativas que contemplam a data


1 de abril de 2019 - 12h02

O 1º de abril rendeu movimentos distintos dos principais jornais do País. Enquanto a Folha de S.Paulo caminhou para o viés do humor, o Estadão aproveitou a data, conhecida como o Dia da Mentira, para produzir uma campanha contra o fake news. Na Folha desde 2017, com uma coluna dentro da Ilustrada, o roteirista e documentarista Renato Terra criou uma versão satírica da primeira página do jornal. A capa do “Folha de S.Olavo” destaca manchetes como “Canonização de Bolsonaro é barrada no Vaticano” e “Flávio Bolsonaro é promovido a office-boy”.

Ironizando todas as linhas partidárias, a coluna ainda traz dicas de horóscopo para os tucanos; “Lua favorável para se vestir de gari” e Lula; “Seus pensamentos parecerão presos este ano”. Já o editorial, brinca com o “futuro” da imprensa brasileira: “Como símbolo da nova era, os antigos Manuais de Redação foram incinerados. Finalmente os meios de comunicação terão independência para implementar o julgamento isento e correto dos fatos. O novíssimo Manual da Inquisição, com exemplares ungidos por pastores neopentecostais, será o Santo Graal do jornalismo moderno”, diz o texto. Por último, a página ainda traz os “Classificados do Queiroz”.

Com outra linha de posicionamento, o Estadão utilizou o 1º de abril para desenvolver uma campanha, com criação da FCB Brasil. O objetivo da ação #TodoDiaÉDiaDaVerdade é fortalecer o verdadeiro jornalismo, atividade que nos últimos anos teve a sua credibilidade arranhada pelo fenômeno das fake news. A iniciativa conta com anúncio no impresso e peças no digital. “Neste momento em que se questiona tanto os veículos de credibilidade é essencial reafirmarmos nosso compromisso com o jornalismo de profundidade, credibilidade e qualidade”, comenta Paulo Pessoa, diretor executivo comercial do Grupo Estado.

Imagem de topo: Jay Clark/ Unsplash

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Assim como Globo, SBT terá especial de Black Friday

    Assim como Globo, SBT terá especial de Black Friday

    Pela primeira vez no ar, SBT Black Friday Live Show será exibida na noite de quinta-feira, 27, e terá games misturados a ofertas de marcas

  • Mude assume controle da EUE  Equipamentos Esportivos

    Mude assume controle da EUE Equipamentos Esportivos

    Com aquisição, companhia se torna a única responsável pela operação de 700 estações urbanas esportivas pelo País