Programa Silvio Santos: 60 anos de história na TV
Mais longeva atração de variedades da televisão, programa moldou o formato de auditório e terá, no SBT, celebração à sua trajetória e legado
Programa Silvio Santos: 60 anos de história na TV
BuscarPrograma Silvio Santos: 60 anos de história na TV
BuscarMais longeva atração de variedades da televisão, programa moldou o formato de auditório e terá, no SBT, celebração à sua trajetória e legado
Bárbara Sacchitiello
2 de junho de 2023 - 6h00
No dia 2 de junho de 1963, um domingo, ia ao ar a primeira edição do Programa Silvio Santos, na extinta TV Paulista, canal 5. A nova atração, que levava o nome de seu apresentador, mostrava brincadeiras e prêmios.
O Programa Silvio Santos que vai ao ar neste domingo, 4, pelo SBT, não terá a condução do mesmo apresentador. Desde o segundo semestre do ano passado, Silvio, hoje com 92 anos, deixou de gravar o programa nos estúdios do SBT, deixando o comando da atração nas mãos de uma de suas filhas, a apresentadora Patricia Abravanel.
SBT estreia coprodução com Prime Video
Ainda assim, para além da marca, Silvio Santos segue presente na atmosfera e no símbolo de uma atração que acabou moldando os programas de auditório da televisão aberta e que, até hoje, é responsável pelos maiores índices de audiência do SBT, tornando-se o mais longevo programa de variedades do Brasil.
“O Programa Silvio Santos é o mais assistido do SBT. A atração, que tem uma importância significativa dentro da emissora em relação aos anunciantes, e agora apresentado também por Patricia Abravanel, se tornou um dos programas mais populares e duradouros da televisão brasileira”, conta Luciana Valerio, que nessa semana foi anunciada como a nova diretora comercial do SBT.
Mais longevo do que o próprio SBT – a emissora de TV completará 43 anos no próximo mês de agosto – o Programa Silvio Santos tem uma trajetória que abrange outros canais televisivos, inclusive a Globo.
Em 1963, foi Paulo de Grammont, na época diretor da TV Paulista, que ofereceu a Silvio Santos a oportunidade de alugar duas horas do início da tarde de domingo para o programa.
Dessa forma, as atrações, brincadeiras e prêmios oferecidos à plateia caíram no gosto do público. Em 1965, a TV Paulista foi vendida ao grupo Globo, o que levou a um momento curioso da história televisiva: Silvio Santos passou, portanto, a alugar a faixa de horário dos domingos na TV Globo.
Posteriormente, já famoso e querido pelo público, Silvio também passou a alugar horários na TV Tupi. Em 1976, o Programa Silvio Santos saiu da Globo e passou a ser exibido para todo o País, ao mesmo em que também ia ao ar pela TV Studios Silvio Santos (a TVS), novo canal de Silvio no Rio de Janeiro.
Após essa fase, em 1980, a atração também foi para a grade da Record, em São Paulo, até que, no ano seguinte, assim que adquiriu a concessão de sua rede nacional, o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), Silvio levou seu “filho” para casa.
A partir daí, sempre aos domingos, o programa manteve na interação do apresentador com a plateia e nas brincadeiras com os convidados os seus pilares.
Por mais que o titular tenha se afastado diretamente das gravações, sua essência conseguiu permanecer no formato, de acordo com o SBT. Luciana Valerio acredita que a icônica imagem de Silvio já não depende mais de sua presença física.
“Apesar do afastamento do comando do comando do programa, ele continuou presente na história da TV e, consequentemente, no imaginário popular brasileiro. Além disso, a Patrícia Abravanel, com seu humor, personalidade e espontaneidade, consegue dar continuidade as marcas registradas do comunicador” pontua a executiva.
Na última terça-feira, 30, o SBT recebeu a imprensa e convidados em sua sede para a gravação de uma edição especial do Programa Silvio Santos, que irá ao ar no domingo, 4, a partir de 19h15.
Essa gravação não teve a presença física de Silvio, mas conseguiu reunir todas as suas filhas e a esposa, a escritora Iris Abravanel, para celebrar o legado do comunicador.
Além da família, artistas e personalidades que fizeram parte da trajetória do programa participaram da gravação. São eles: Adriana Galisteu, Ary Toledo, Décio Piccinini, Eliana, Flor Fernandez, Gilliard, Ivo Holanda, Jane, Lady Lu, Leão Lobo, Lilian Knapp, Liminha, Luís Ricardo, Mara Maravilha, Nahim, Nelson Rubens, Ovelha, Roque, Sarajane, Sérgio Mallandro, Sônia Lima, Sylvinho Blau Blau e Trio Los Angeles. O vice-presidente da república, Geraldo Alckmin, também esteve presente na homenagem.
Dos mais de 72 anos de presença oficial da televisão no Brasil, o programa Silvio Santos esteve presente em 60. Além do carisma do comunicador, uma atração, para manter-se no ar por tanto tempo, precisa, também, construir uma relação sólida com o mercado publicitário.
A popularidade de Silvio e sua conexão com diferentes gerações fizeram com que, ao longo do tempo, as marcas orbitassem o programa.
“O programa Silvio Santos tem uma ampla variedade de marcas que se beneficiam de sua audiência, popularidade e impacto. Além disso, os anunciantes têm a oportunidade de participar de uma plataforma de publicidade eficaz, que alcança um público diversificado e engajado e de se conectar com milhões de telespectadores”, acredita a diretora comercial.
Para a exibição do especial de 60 anos, no próximo domingo, o Programa Silvio Santos negociou espaços comerciais com Coca-Cola, EMS, Ultrafarma, Havan e Oral Sin.
Compartilhe
Veja também
WhatsApp lança solução para transcrição de áudios
Em fase de lançamento global, recurso está disponível em inglês, português, espanhol e russo
BBB 25 já bate recorde comercial e garante 19 marcas
Faturamento do reality da Globo já pode ter ultrapassado a casa dos R$ 600 milhões e deve ampliar as cifras após a estreia, no dia 13 de janeiro