Projor e Google investem R$ 100 mil em projetos jornalísticos
Fundo de Inovação Contra a Desinformação, que tem patrocínio do Google News Initiative, seleciona os cinco projetos que receberão recursos
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Meio & Mensagem
15 de abril de 2024 - 18h36
O Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) anunciou os cinco projetos que serão beneficiados pelo Codesinfo — Fundo de Inovação Contra a Desinformação, que tem patrocínio do Google News Initiative e que visa fomentar soluções contra a desinformação.
As organizações jornalísticas selecionadas receberão R$ 100 mil para desenvolver soluções propostas na inscrição do programa, como chatbots, monitoramento e plugins. Os selecionados são Ambiental Media (SC), Aos Fatos (RJ), Folha de S.Paulo (SP), Folha do Mate (RS) e Núcleo Jornalismo (SP).
Foram analisadas 47 propostas pelo júri, sob critérios como originalidade, exequibilidade técnica, adequação orçamentária, grau de inovação e plano de compartilhamento de resultados
O site Ambiental Media desenvolverá chatbot que, em resposta ao usuário, checará informações sobre mudanças climáticas. A agência Aos Fatos quer usar a inteligência artificial (IA) para monitorar e analisar anúncios potencialmente enganosos sobre saúde.
Também com aposta na IA, a Folha de S. Paulo pretende criar vídeos curtos a partir de textos e imagens de seu banco de dados. A Folha do Mate desenvolverá plugin que verifica e identifica a fonte de conteúdo noticioso.
Por fim, também com plugins, o Núcleo Jornalismo quer usar a tecnologia para automatizar a atualização de contexto em reportagens publicadas anteriormente.
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