Assinar

Projor e Google investem R$ 100 mil em projetos jornalísticos

Buscar

Projor e Google investem R$ 100 mil em projetos jornalísticos

Buscar
Publicidade
Mídia

Projor e Google investem R$ 100 mil em projetos jornalísticos

Fundo de Inovação Contra a Desinformação, que tem patrocínio do Google News Initiative, seleciona os cinco projetos que receberão recursos


15 de abril de 2024 - 18h36

Google

(Crédito: Adobe Stock)

O Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) anunciou os cinco projetos que serão beneficiados pelo Codesinfo — Fundo de Inovação Contra a Desinformação, que tem patrocínio do Google News Initiative e que visa fomentar soluções contra a desinformação.

As organizações jornalísticas selecionadas receberão R$ 100 mil para desenvolver soluções propostas na inscrição do programa, como chatbots, monitoramento e plugins. Os selecionados são Ambiental Media (SC), Aos Fatos (RJ), Folha de S.Paulo (SP), Folha do Mate (RS) e Núcleo Jornalismo (SP).

Foram analisadas 47 propostas pelo júri, sob critérios como originalidade, exequibilidade técnica, adequação orçamentária, grau de inovação e plano de compartilhamento de resultados

O site Ambiental Media desenvolverá chatbot que, em resposta ao usuário, checará informações sobre mudanças climáticas. A agência Aos Fatos quer usar a inteligência artificial (IA) para monitorar e analisar anúncios potencialmente enganosos sobre saúde.

Também com aposta na IA, a Folha de S. Paulo pretende criar vídeos curtos a partir de textos e imagens de seu banco de dados. A Folha do Mate desenvolverá plugin que verifica e identifica a fonte de conteúdo noticioso.

Por fim, também com plugins, o Núcleo Jornalismo quer usar a tecnologia para automatizar a atualização de contexto em reportagens publicadas anteriormente.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix

    Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix

    Guaraná Antarctica e Heineken celebram estreia da série sobre o piloto com cinema e latas comemorativas

  • Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência

    Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência

    Profissionais do segmento apontam arrefecimento do interesse das marcas em falar sobre diversidade inclusive no mês da Consciência Negra