Provas de resistência do BBB: relembre as mais marcantes
Prestes a exibir sua 23ª edição, reality marcou o público com provas que exigiram esforços físico e mental dos brothers, sendo muitas delas patrocinadas
Provas de resistência do BBB: relembre as mais marcantes
BuscarProvas de resistência do BBB: relembre as mais marcantes
BuscarPrestes a exibir sua 23ª edição, reality marcou o público com provas que exigiram esforços físico e mental dos brothers, sendo muitas delas patrocinadas
Meio & Mensagem
12 de janeiro de 2023 - 6h00
No próximo dia 16 de janeiro, a Globo começa a exibir mais uma temporada do BBB. Um dos realities de maior longevidade da televisão brasileira, o Big Brother Brasil segue mobilizando a audiência e torcidas a cada início de ano.
Com mais de duas décadas de exibição na TV, o reality já ocupa um lugar importante na memória do público espectador de TV, seja pelos participantes, vencedores e também pelas provas de resistência do BBB.
Pela dinâmica de colocar várias pessoas na disputa por um prêmio em dinheiro, o BBB vai, a cada semana, eliminando um participante do reality. Para isso, a atração faz uso de provas e outras dinâmicas de eliminação para ir afunilando o elenco de cada edição, até a etapa final.
E, entre essas dinâmicas estão as provas de resistência do BBB, que já se tornaram parte da cultura do programa. Antes de relembrar algumas das mais marcantes provas de resistência do BBB nessas mais de duas décadas, é preciso contextualizar sobre a chegada do formato ao Brasil e de seu sucesso na TV.
O Big Brother é um formato internacional criado pela produtora holandesa Endemol.
Em 2001, a Globo formou uma joint venture com a produtora internacional para trazer o formato ao público brasileiro.
A primeira versão do BBB estreou em janeiro de 2002, mantendo a premissa já exibida em outros países: um grupo de pessoas desconhecidas era colocado dentro de uma casa, com o desafio de conviver por dias e vencer provas. O público espectador decidiria, a cada semana, quem seria eliminado da disputa, até que o último seria consagrado vencedor, recebendo um prêmio em dinheiro.
Nessa dinâmica de jogo, a Globo procurou reproduzir na versão nacional do BBB as provas e atividades para que os participantes avancem no jogo rumo à premiação final.
E uma das formas que o reality tem de selecionar os participantes que seguirão adiante na disputa é por meio de provas de resistência.
Como o nome sugere, tais dinâmicas visam testar a força e resistência física ou mental dos participantes, com atividades que exigem que eles permaneçam, por horas, em movimentos repetitivos ou até mesmo imóveis, em alguns casos.
Pelo fato de atrair um público fiel a cada edição e também por ter um alto potencial de engajamento nas redes sociais – que são os territórios onde os fãs do programa discutem os detalhes de cada etapa do jogo e mobilizam as torcidas, o BBB, desde sua primeira edição, também é um sucesso do ponto de vista comercial.
A cada ano, dezenas de marcas investem para aparecer no reality, seja por meio do patrocínio de provas com os participantes, ou com festas e outras dinâmicas na casa.
Para esta edição de 2023, a Globo bateu um recorde comercial de comercialização de patrocínios para o BBB. Bem antes do programa estrear, a emissora já havia garantido a presença de 30 marcas na atração.
Desse total, algumas fizeram investimentos superiores a R$ 100 mil, como é o caso de Americanas, Stone e Seara, os patrocinadores da categoria Big, a mais valiosa do reality show.
Outras fizeram investimentos diferentes, mas também volumosos, para exibirem suas marcas em provas ou em outras dinâmicas dos participantes ao longo dos mais de 90 dias do jogo.
Nesse contexto, as provas de resistência patrocinadas acabam sendo uma das maneiras preferidas das marcas participarem da atração, uma vez que mobilizam o público espectador por um longo tempo, deixando o anunciante em evidência.
As provas de resistência, bem como qualquer outra dinâmica realizada na atração, são resultantes de um trabalho de muitas mãos.
A elaboração do estilo da prova, bem como de seu grau de dificuldade e de sua dinâmica de realização, é elaborada pela equipe de produção do programa, em conjunto com o marketing da marca anunciante e com a agência de publicidade responsável pelo atendimento daquele cliente.
Em conjunto, todas as partes opinam e decidem quais seriam as melhores formas de interação com os participantes naquele momento, com a missão de sempre manter o interesse dos participantes e do público espectador, ao mesmo tempo em que gera visibilidade para aquela marca patrocinadora.
Com 22 edições já exibidas, o BBB já produziu muitos momentos icônicos, que ficaram marcados na memória de quem é fá e acompanha o reality.
E, muitos desses momentos aconteceram durante provas de resistência, que colocaram os participantes no limite de suas forças físicas e mentais, colaborando para acirrar disputar e mexer com alianças no jogo.
Algumas dessas provas acabam sendo lembradas pelo público justamente pela luta dos brothers pela vitória. Em várias edições, participantes passaram a noite em provas, seja para garantir imunidade naquela semana ou algum tipo de premiação.
Relembre, abaixo, as provas mais longas da história do BBB.
O recorde de participantes mais resistentes de todos os BBB`s pertence à Ana Clara Lima e Kaysar Dadour, participantes do BBB 18. Os dois resistiram por 42 horas e 58 minutos e, possivelmente, ficariam até mais senão fosse a produção da Globo interferir para preservar a saúde dos brothers, declarando empate. A prova foi patrocinada pela Fiat e mantinha os participantes em uma plataforma giratória para divulgar o modelo Cronos. Os dois participantes conquistaram o carro.
A Fiat também aparece na segunda prova de resistência do BBB de maior duração. Em 2012, os participantes do reality tiveram de ficar dentro de um dos carros da marca pelo máximo de tempo que conseguissem. A participante Kelly venceu a disputa após Jakeline ter desistido da prova. Ambas permaneceram por 29 horas e 57 minutos dentro do carro.
A montadora mais uma vez aparece como o motivo de os brothers mais terem resistido durante o reality. No BBB 18, antes ainda da prova com Ana Clara, Kaysar Dadour já havia demonstrado seu poder de resistência ao vencer uma outra prova da Fiat, que lhe garantiu a liderança da semana. Na disputa, os brothers precisam colocar e retirar itens no porta-malas do Fiat Kronos. Kaysar venceu após 29 horas e 48 minutos de prova.
A futura campeã do BBB em 2020, a médica Thelma Assis resistiu por 26 horas e 25 minutos no carrossel da Novex, marca de produtos capilares da Embelleze. A velocidade e direção do carrossel mudavam constantemente e quem resistisse sobre a plataforma, venceria a prova.
A Fiat aparece novamente na lista das provas de resistência de maior duração da história do BBB, desta vez por sua participação no BBB 19. Para definir quem seria o líder daquela semana – e quem ganharia o Fiat Toro – a montadora e a Globo colocaram os participantes conectados ao veículo por uma pulseira. No local, eram submetidos a chuva, ventos e outros efeitos climáticos. Futura campeã da edição, Paula von Sperling venceu a prova após 24 horas e 50 minutos.
Essa prova de resistência do BBB 6 não contou com uma marca patrocinadora, mas ficou marcada na história do programa por um fator inusitado. Os brothers tinham de se dividir em duplas e, no jardim, dançar ao ritmo das músicas colocadas pela produção. Quem ficasse por mais tempo, vencia a prova. Alguns participantes dançavam na pista quando uma chuva torrencial no Rio de Janeiro obrigou a produção a interromper a prova, levando a pista de dança para um espaço coberto. Os participantes Iran e Inês foram os vencedores depois de 24 horas e 30 minutos dançando.
Uma prova realizada na edição de 2022 do BBB entrou no lugar mais longas da atração. Patrocinada pela Americanas, a prova colocou os participantes em um carrossel e durou 23 horas e 51 minutos. Os brothers foram resistentes e o apresentador Tadeu Schmidt teve de colocar um fim na dinâmica quando ainda restavam na disputa Lucas, Paulo André e Natália. A liderança foi decidida por sorteio, com a vitória de Lucas.
Não é apenas a longa duração que faz com que uma prova de resistência do BBB seja lembrada pelo público do programa.
Alguns elementos como a criatividade da dinâmica, o desempenho dos participantes e a própria performance dos brothers acabaram gerando momentos inesquecíveis para os fás do reality, que são constantemente relembrados nas redes sociais.
Veja, abaixo, algumas das provas que marcaram as edições do BBB.
A primeira prova do líder do BBB 11 elevou o nível da dificuldade para os brothers. O Guaraná Antarctica, patrocinador do reality, instalou garrafas gigantes no jardim da casa. A ideia era que os participantes se pendurassem na garrafa e atravessassem o campo da prova. A falta de habilidade dos brothers rendeu diversas quedas e momentos que, até hoje, são relembrados nas redes sociais.
A prova do Super Bonder até hoje é lembrada pelos fãs do BBB pela ousadia e alta dose de risco. Para disputar a liderança, os participantes do BBB 9 tiveram que atravessar o gramado em uma tirolesa – porém, presos pelos pés, colados com poucas gotas da cola Super Bonder, de cabeça para baixo. A ideia, claro, era mostrar a qualidade do produto, que foi capaz de segurar todos os brothers.
Vestidos com fantasias de frango assado, os participantes do BBB 11 tiveram de encarar uma das mais lembradas provas da história do programa. A ideia era divulgar o Meu Frango Assado, tempero da Knorr. Para isso, a marca patrocinadora e a Globo pediram aos participantes da casa que se dividissem em dois grupos. A cada vez que um alarme soava, um dos grupos tinha que entrar em uma espécie de forno gigante, aguentando a alta temperatura.
Nada melhor do que mostrar o poder de um detergente do que utilizá-lo para lavar louça. No caso do BBB 10, no entanto, os brothers tiveram que fazer o papel de esponjas, esfregando-se em pratos gigantes e segurando detergentes enquanto a prova acontecia, ao som de um funk. A ação foi patrocinada pela Minuano, marca presente no reality em 2010, e durou mais de 19 horas.
Compartilhe
Veja também
Novo canal, Times | CNBC quer falar do “dono da pizzaria ao da fintech”
CEO do conselho de administração e líder do projeto, Douglas Tavolaro acredita que nova emissora, que estreia domingo, 17, pode ajudar a popularizar os assuntos de negócios
Supercopa Desimpedidos remodela formato para se aproximar do público
Com versão 100% ao vivo, NWB escolheu Mercado Livre Arena Pacaembu para receber torcida e equipes de transmissão