Assinar

Como os brasileiros percebem a publicidade digital?

Buscar

Como os brasileiros percebem a publicidade digital?

Buscar
Publicidade
Mídia

Como os brasileiros percebem a publicidade digital?

Estudo do IAB Brasil mostra que brasileiros preferem anúncios personalizados e aceitam ver publicidade para manter a gratuidade de serviços


17 de dezembro de 2024 - 10h00

publicidade digital

(Crédito: Dee Karen/Shutterstock)

O IAB Brasil divulga nesta terça-feira, 17, a terceira edição da pesquisa “Como Seria a Internet sem Anúncios?”, que
tem como intuito indicar como a publicidade digital compõe hoje um ambiente mais democrático, acessível e diverso.

Junto à Offerwise, o IAB Brasil ouviu 1500 respondentes, entre homens e mulheres, de todas as regiões do Brasil com maioria na região Sudeste.

O levantamento revela de 63% dos respondentes aceitam receber anúncios direcionados para manter a gratuidade no consumo de conteúdo e serviços ofertados. Contudo, 7 em cada dez brasileiros declararam que reduziram o uso de apps e serviços devido à cobranças.

De acordo com a pesquisa, as classes D e E são as mais impactadas pelo mecanismo, e 84% do grupo estaria disposto a manter entre 1 a 5 assinaturas. Metade da amostra geral demonstra uma disposição de pegar até R$ 10 reais, enquanto um valor acima disso seria considerado caro. Há, ainda, uma percepção de que os valores devem ser acessíveis e com custo-benefício.

A classe A se destaca na declaração de que a qualidade do conteúdo e a necessidade são decisivos para a escolha de serviços pagos, com 96% e 92% das respostas, respectivamente.

Além disso, o IAB Brasil mostra que, para 70% dos respondentes, a publicidade segue fundamental na pesquisa de novos produtos e na jornada de compras.

Os anúncios personalizados são preferência para 62% dos brasileiros. Eles citam os anúncios baseados no que estão procurando no momento (25%), relacionados a produtos ou serviço de seu interesse (21%) e anúncios de marcas que já conhecem e confiam (16%).

Neste contexto, o estudo se aprofundou também nas questões envolvendo a privacidade no ambiente digital. Questionados sobre leis de privacidade de dados, mais da metade (54%) afirmou ter conhecimento sobre a Lei Geral de Proteção de dados ou similares.

Ao aceitar cookies e configurações de privacidade, 53% citam a facilidade de navegar no site ou app, enquanto 53% confiam nos canais. Já 45% citaram o controle que têm sobre os dados que compartilham.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Globo fecha acordo com Amazon Prime na América Latina

    Globo fecha acordo com Amazon Prime na América Latina

    Novela de sucesso da emissora, Avenida Brasil, já está disponível no serviço de streaming da Amazon para região, com exceção do Brasil

  • Meio & Mensagem estreia a série especial Podcasters

    Meio & Mensagem estreia a série especial Podcasters

    Em cinco episódios, série entrevista personalidades que comandam alguns dos podcasts mais bem-sucedidos do País