Assinar

Público se sente inclinado a consumir marcas que aparecem em realities

Buscar

Público se sente inclinado a consumir marcas que aparecem em realities

Buscar
Publicidade
Mídia

Público se sente inclinado a consumir marcas que aparecem em realities

Pesquisa feita pelo Terra aponta que 81% dos espectadores desse formato tendem a se interessar pelos produtos que aparecem nos programas


26 de janeiro de 2023 - 12h08

Marcas que aparecem em realities tendem a atrair o interesse de consumo do público, de acordo com pesquisa (Crédito: Reprodução/Globoplay)

A exibição da 23ª edição do Big Brother Brasil – e a longevidade de outras atrações, como A Fazenda e MasterChef – provam que o reality show é um gênero que entrou no gosto da audiência brasileira.

Uma pesquisa inédita realizada pelo Terra para mapear o interesse do público amante desse gênero televisivo mostra que o envolvimento das pessoas com o formato também extrapola para as marcas que patrocinam e fazem ações nessas atrações.

De acordo com o estudo, 81% das pessoas que acompanham realities com frequência assumem que se sentem inclinadas ou influenciadas a consumirem produtos e marcas que aparecem nesse tipo de programa.

A mesma pesquisa mostrou que as provas patrocinadas, um dos formatos comerciais mais adotados pelos realities de confinamento e de competição, atraem bastante a audiência. De acordo com os dados do estudo, 85% das pessoas que acompanhem realities disseram que prestam atenção nas provas patrocinadas por marcas, como as que são exibidas no BBB ou em A Fazenda.

A pesquisa do portal Terra foi realizada de forma online, com base em respostas fornecidas por 118.992 mil pessoas. Desse total, 57% eram mulheres e 43% homens. A maior parte (32%) tem idade de 31 a 40 anos; já 27% têm de 21 a 30 anos de idade enquanto 25% da amostra era composta por pessoas de 41 a 50 anos. Entre os respondentes, ainda, 15% eram pessoas com idade superior a 50 anos e 1% tinha idade de 18 a 20 anos.

Quais são os realities preferidos?

De toda a base ouvida pelo Terra, 55% disseram que acompanham algum tipo de reality com frequência. O estudo, portanto, também procurou analisar os hábitos e preferencias desse grupo.

Entre os diferentes tipos de reality, os de confinamento são os que têm a maior preferência entre o público espectador (sendo citado por 68% do público que assiste a esse formato). Em segundo lugar, com a preferência de 15%, ficaram os realities de namoro. Na sequência, aparecerem os realities de gastronomia (11%), cultura pop (5%) e de outros gêneros (1%).

Os entrevistados também responderam sobre qual reality show mais gostam de acompanhar. O BBB, da Globo, ficou em primeiro lugar, com 48% da preferência.

A Fazenda, da Record TV, aparece em segundo, com 17%, seguida de Masterchef (11%), De Férias com o Ex (8%), Cake Boss (4%), Casamento às Cegas (4%), Brincando com Fogo (3%), The Masked Singer (2%), The Circle (2%) e Ru Paul’s Drag Race (1%).

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Itaú e CazéTV fecham parceria para cocriação de conteúdo por 3 anos

    Itaú e CazéTV fecham parceria para cocriação de conteúdo por 3 anos

    Acordo envolve cocriação de conteúdos originais, além de presença nas transmissões da Fifa, conteúdos proprietários, branded content e novos modelo

  • Guia do Brasileirão, da Placar, tem naming rights da Betano

    Guia do Brasileirão, da Placar, tem naming rights da Betano

    Pela primeira vez na história, publicação esportiva negocia seu nome com uma marca