Assinar

Quando as marcas encontram os quadrinhos

Buscar

Quando as marcas encontram os quadrinhos

Buscar
Publicidade
Mídia

Quando as marcas encontram os quadrinhos

O quadrinista Ivan Reis, da DC Comics, e o sócio da CCXP, Ivan Costa, comentam a relação entre trabalho autoral e licenciamento


31 de janeiro de 2018 - 7h00

Foi comemorado nesta terça-feira, 30, o Dia do Quadrinho Nacional, mercado que passa por um de seus melhores momentos. Não somente pelo farto trabalho autoral e independente, mas também pelo destaque de quadrinistas brasileiros no exterior.

De acordo com Ivan Costa, CEO da Chiaroscuro Studios e sócio da CCXP – Comic Con Experience,
o mercado brasileiro de quadrinhos vem passando por um crescimento nos últimos anos com uma quantidade cada vez maior de publicações, tanto em volume, quanto em qualidade e diversidade.

“Mais gêneros e mais criadores. É um mercado que vem ganhando bastante força no Brasil e tem como tendência aumentar cada vez mais, é um ciclo virtuoso em que os próprios eventos e a produção com qualidade crescente estimula outros artistas a entrarem nesse mercado e a contarem suas próprias histórias”, diz Costa.

Não somente para os fãs, mas é um mercado que oferece também às marcas um universo de possibilidades. Em dezembro, a Itubaína convidou o quadrinista Ivan Reis, que trabalha para a DC Comics, para ilustrar uma edição limitada de garrafas com personagens da Liga da Justiça. “Foi uma experiência maravilhosa. Você sempre imagina ver seu trabalho chegar às pessoas de formas mais tradicionais, como camisetas, bonés. Mas ver isso numa garrafa, foi algo além do que eu podia imaginar. Foi uma parceria ótima que me deu toda a liberdade para criar”, diz Reis.

Reis reforça que, mesmo que criar para grandes franquias resulte em uma liberdade criativa vigiada, a responsabilidade de seu trabalho ser visto por públicos de todas as idades deve sempre ser levada em conta. “O poder de personagens em quadrinhos e sua capacidade lúdica, já conquistou a todos. Passar a proporcionar produtos relacionados a esses personagens para um público que procura por isso em todas as formas possíveis, é um caminho natural”, afirma Reis.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Projeto de novelas do Kwai ganha nova fase no Brasil

    Projeto de novelas do Kwai ganha nova fase no Brasil

    Principal investimento da plataforma no País, TeleKwai terá ampliação no aporte para produção de conteúdo, além de roteiristas profissionais

  • MasterChef Confeitaria estreia com dez patrocinadores

    MasterChef Confeitaria estreia com dez patrocinadores

    Versão inédita do reality show da Band estreia no próximo dia 19 e marcará a despedida da apresentadora Ana Paula Padrão