Assinar

Quanto os brasileiros gastam com plataformas de streaming?

Buscar

Quanto os brasileiros gastam com plataformas de streaming?

Buscar
Publicidade
Mídia

Quanto os brasileiros gastam com plataformas de streaming?

Instituição aponta que população tem despesas de até R$ 100 mensais e assinam, em média, duas plataformas de streaming


15 de agosto de 2024 - 17h11

Nos últimos anos, o streaming tomou conta dos hábitos de consumo de vídeo em todo o mundo. No Brasil, não foi diferente. Uma pesquisa do Serasa junto ao Instituto Opinion Box indica que o brasileiro tem, em media, duas assinaturas de plataformas.

streaming

(Crédito: AdobeStock)

O levantamento ouviu 2 mil brasileiros, dos quais 52% mulheres e 48% homens, de todas as regiões do Brasil: Sudeste (45%), Nordeste (25%), Sul (15%), Norte (9%) e Centro-Oeste (8%).

A pesquisa indica que 63% dos entrevistados preocupam-se com os gastos crescentes com tais serviços. Só neste ano, diversas plataformas como Disney+, Netflix e Paramount+ aumentaram os preços das assinaturas de seus planos.

Para fins de economia, 51% afirmaram que compartilham assinaturas com amigos e parentes. As taxas de compartilhamento são, no geral, mais baratas que as assinaturas em si. É o caso da Netflix, que cobra R$ 12,90 a mais para o compartilhamento de login e senha.

Apesar da variedade de plataformas e cobranças extras, a amostra apontou uma mudança de hábito impulsionada pelo consumo de conteúdo no streaming.

No geral, 39% afirmaram deixar de ir ao cinema dado o conforto de ver filmes por meio das plataformas de streaming. Ademais, 37% disseram que os custos da experiência aumentaram, já que envolve ingresso, deslocamento, alimentação etc.

O estudo do Serasa faz parte da campanha “Agosto infinito, mas o salário não”. A ação sugere desafios semanais aos consumidores para melhorar finanças ao longo do mês, popularmente conhecido por ser um dos mais longos do ano.

A instituição conta com Camila Azevedo, influenciadora e educadora financeira, que dá dicas para que as pessoas se planejem frente à nova realidade do consumo de mídia. Os vídeos estão disponíveis nos perfis do Serasa no Instagram, TikTok e Kwai.

Publicidade

Compartilhe

Veja também