Queda de posts originais preocupa Facebook
Enquanto crescem publicações de notícias e artigos, rede social cria formas de incentivar a publicação de conteúdo mais original
Enquanto crescem publicações de notícias e artigos, rede social cria formas de incentivar a publicação de conteúdo mais original
Editorial
8 de abril de 2016 - 11h45
Do Advertising Age
Facebook tem trabalhado para combater a queda na quantidade de compartilhamentos pessoais e originais, o conteúdo que foi, por muito tempo, o coração de sua rede social. A publicação de conteúdo de forma geral tem continuado forte, de acordo com o Facebook, mas as pessoas têm preferido postar menos atualizações sobre suas vidas conforme crescem sua lista de amigos.
A publicação de conteúdo original e pessoal – ao contrário de posts com informação pública, como notícias e artigos – caíram 21% no ano passado, comparado com o anterior, de acordo com o site de tecnologia The Information. Num comunicado oficial, o Facebook afirmou que “o compartilhamento de modo geral não só continuou forte, mas similar a níveis de anos anteriores”. Só que os 1,6 bilhões de usuários estão publicando mais informações e notícias de outros sites.
Conforme o Facebook envelhece, seus usuários vão reunindo até uma década de contatos que vão se tornando amigos. E as pessoas nem sempre se sentem confortáveis em dar um check in num bar local ou compartilhar uma piada interna, sabendo que esse tipo de atualização não é relevante para todas suas conexões. Segundo fontes internas, os funcionários do Facebook trabalhando a questão têm se referido ao problema como o “colapso de contexto”.
O compartilhamento de conteúdo pessoal tem migrado para audiências menores em plataformas como Snapchat, Instagram (que é do próprio Facebook) e outros serviços de mensagem.
Mark Zuckerberg tem falado em reuniões sobre a necessidade de inspirar compartilhamento pessoal. Uma consequência direta do pedido do CEO do Facebook é a ferramenta “Veja suas lembranças”, lançada no ano passado, que republica automaticamente memórias como fotos do Dia das Mães de 2015, por exemplo. O Facebook também tem incentivado usuários a publicar fotos e outros conteúdos recentemente acessados de seus smartphones.
Outro incentivo recente foi a abertura do Live a todos, uma ferramenta para transmissão de vídeos ao vivo – inicialmente funcional para marcas e publishers. O próprio Zuckerberg transmitiu uma mensagem encorajando usuários a publicarem vídeos sobre o que quiserem, enfatizando que mesmo coisas cotidianas, como cortar o cabelo, podem ser entretenimento se mantiver o frescor do momento. Mas de 5 milhões de pessoas assistiram ao comunicado do CEO.
Compartilhe
Veja também
UOL transmitirá Paulistão 2025
UOL Play, streaming do portal, exibirá sete dos oito jogos de cada rodada do torneio, enquanto o Canal UOL, na TV, e a homepage mostrarão um desses jogos a cada rodada
Como criadores se preparam para o possível banimento do TikTok
Com a legislação anti-TikTok tramitando no Congresso dos Estados Unidos, influenciadores estão desenvolvendo planos de contingência