Receita publicitária da Globo cai 17% em 2020
Grupo de mídia encerrou ano passado com faturamento total de R$ 12,523 bilhões; Globoplay teve crescimento de 112% em receitas no período
Receita publicitária da Globo cai 17% em 2020
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Bárbara Sacchitiello
26 de março de 2021 - 8h01
Atualizada às 09h54
A Globo Comunicação e Participações S.A (GCP) divulgou nesta sexta-feira, 26, os resultados financeiros referentes ao ano de 2020. No período, o grupo de mídia registrou uma receita líquida de R$ 12,523 bilhões, 11% a menos do que a apresentada em 2019, quando o faturamento havia alcançado a marca de R$ 14,1 bilhões. Os resultados compreendem os negócios da TV Aberta (Globo), TV Paga (Globosat), Globo.com. Globoplay, Som Livre e G2C. Não fazem parte da GCP os negócios de mídia impressa (Infloglobo e Editora Globo) e a Globo Ventures.
O maior peso dessa redução deve-se à queda em investimentos publicitários no ano passado. A arrecadação publicitária da Globo (que corresponde a 60% da receita total, de acordo com a empresa) teve uma queda de 17% em 2020, segundo detalhamento do balanço financeiro feito pelo diretor de finanças do grupo, Manuel Belmar, ao Valor Econômico.
Em relação à receita total da GCP no período, o valor arrecadado pela Globo com publicidade no passado foi, aproxidamente, R$ 7,5 bilhões. A diminuição acontece, sobretudo, pela retração dos investimentos por parte dos anunciantes em função da pandemia da Covid-19. Em 2019, o desempenho com as receitas de publicidade já havia sido 8% menor em comparação com o ano de 2018. A receita de conteúdo, que inclui o faturamento proveniente de programação e assinaturas, e corresponde aos 40% do faturamento, totalizou R$ 5,032 bilhões no período.
Presidente-executivo do Grupo Globo, Jorge Nóbrega disse, em entrevista ao Meio & Mensagem, que o ano do grupo foi atípico por combinar diferentes desafios: a desaceleração econômica que já vinha em curso no País, a pandemia de Covid-19 e o processo de unificação das estruturas da empresa, sob o projeto “Uma Só Globo”. “Houve uma imensa crise em todo o mercado publicitário e, em alguns meses, principalmente abril, maio e junho, chegamos a ficar com uma receita 30% abaixo do previsto”, declarou. A entrevista exclusiva do executivo poderá ser conferida na próxima edição de Meio & Mensagem, que será publicada com data de segunda-feira, 29.
Por vários meses do ano passado, a Globo teve de interromper praticamente toda a produção de conteúdo original, recorrendo a reprises para preencher sua grade de programação.
Em 2020, o EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$ 688 milhões, número 26% menor do que o obtido em 2019. Já o lucro líquido consolidado da operação sofreu uma queda de 77% na comparação com 2019, passando R$ 752,5 milhões para R$ 167,8 milhões em 2020.
A Globo fechou o ano com R$ 13,6 bilhões em caixa, valor superior aos R$ 10,5 bilhões que tinha em caixa ao final de 2019. A dívida da companhia no ano passado alcançava o montante de R$ 5,4 bilhões.
Globo renova marca para unificar portfólio
Investimentos e Globoplay
A pesar da queda no faturamento e nas receitas publicitárias, a Globo manteve os investimentos planejados para o ano nas áreas de conteúdo e tecnologia. Sobre o Globoplay, houve um crescimento de 80% na base de assinantes da plataforma de streaming e um faturamento 112% superior ao registrado em 2019. O grupo, no entanto, não abre os números de assinantes e nem valores relacionados à plataforma.
“Quando olhamos para o resultado do grupo, tivemos até uma perda de receita em relação à 2019 por conta da pandemia, mas quando olhamos os dados por dentro vemos esse crescimento do Globoplay e é esse ritmo que queremos para os novos negócios. No futuro, a Globo será uma empresa com várias fontes de receitas: publicidade de TV aberta e de digital, assinaturas dos produtos digitais e muitas parcerias com empresas”, declarou o presidente-executivo do grupo ao Meio & Mensagem.
O ano de 2020 foi o primeiro em que o grupo operou de forma unificada, com as divisões de TV aberta, TV paga, plataformas digitais e gestão sob uma única estrutura, de acordo com o projeto Uma Só Globo.
É importante considerar que, em 2020, a Globo não renovou contratos de direitos de transmissão da Copa Libertadores da América e da Fórmula 1, propriedades de custos elevados em termos de produtos televisivos. No ano passado, em continuidade a uma estratégia que já vinha sendo adotada anteriormente, o grupo fez uma revisão dos contratos mantidos com parte de seu elenco, passando a formalizar parcerias por obras em vez de manter contratos fixos. No processo de unificação das empresas do grupo também houve a eliminação de áreas e cargos sobrepostos.
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