Receita publicitária do TikTok deve superar a do Twitter e Snapchat
De acordo com relatório da Insider Intelligence, plataforma deve triplicar os ganhos com publicidade em 2022, alcançando o patamar de US$ 11,64 bilhões
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Meio & Mensagem
11 de abril de 2022 - 16h08
Do Ad Age
Pela popularidade que ganhou entre os usuários de todo o mundo, o TikTok se tornou o queridinho dos anunciantes, com as marcas ansiosas para experimentar o aplicativo e seus seguidores. Esse crescente interesse pela plataforma está impulsionando as receitas publicitárias no TikTok, que está a caminho de superar as do Twitter e do Snapchat combinadas, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Insider Intelligence.
A expectativa é que a receita com publicidade do TikTok triplique este ano, chegando a US$ 11,64 bilhões. Em 2021, a plataforma obteve US$ 3,88 bilhões com publicidade. De acordo com o relatório, essa projeção é maior do que as receitas com publicidade do Twitter (US$ 5,58 bilhões) e do Snapchat (US$ 5,86 bilhões).
A base de usuários do TikTok explodiu nos últimos anos. O que se tornou uma forma de combater o tédio durante a pandemia se tornou uma nova forma de geração de influenciadores. O algoritmo do aplicativo oferece vídeos interessantes para o público, a fim de mantê-lo engajado. Para as marcas, isso significa uma maneira mais fácil de acessar uma audiência específica, o que ajuda a ampliar o reconhecimento da marca e as vendas offline. A hasthgag #TikTokMadeMeBuyIt (algo como #OTikTokMeFezComprarIsso, em tradução livre), já tem mais de 10,7 bilhões de visualizações.
“Um fator que impulsionará o crescimento da receita publicitária é a visão única do TikTok a respeito do social commerce”, diz Debra Aho Williamson, analista principal da Insider Intelligence. “Ela combina anunciantes com creators para ajudar a viralizar conteúdo e isso pode gerar uma grande demanda por produtos que as empresas desejam promover.”
O relatório também estima que mais da metade da receita publicitária global do TikTok neste ano virá dos Estados Unidos, gerando quase US$ 2,5 bilhões, o que correspondente a 2,5% do de share no marketing digital no país. No Reino Unido, a estimativa é que as receitas com publicidade do TikTok alcancem US$ 1 bilhão neste ano, passando a representar quase 3% do mercado do Reino Unido.
Em 2024, a receita publicitária global do TikTok pode atingir a quantia de US$ 23,58 bilhões, colocando o aplicativo em um patamar parecido ao do YouTube, cuja receita deve ser US$ 23,65 bilhões. Isso significa que as duas plataformas, juntas, devem ter cerca de 3% do total do mercado de marketing digital.
Apesar de seu crescimento, o TikTok ainda é pequeno em termos de participação global no mercado publicitário – o Google, atualmente, detém 30% do mercado de publicidade digital, enquanto a Meta detém 21%.
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