Bárbara Sacchitiello
16 de dezembro de 2024 - 10h55
Botafogo, campeão do Brasileirão 2024, é um dos clubes que compõem a Liga Forte União, cujos jogos serão exibidos pela Record no próximo ano (Crédito: Divulgação/Vitor Silva)
Atualizada em 17/12, às 14h57
A Record superou as metas comerciais que havia estabelecido para o retorno do futebol nacional em sua grade e terá dez marcas nas transmissões do Campeonato Brasileiro em 2025.
O futebol, inclusive, foi um dos produtos que colaborou para que o grupo de comunicação registrasse, em 2024, o melhor desempenho comercial de sua história, de acordo com o superintendente comercial multiplataforma da Record, Alarico Naves.
Segundo o executivo, o interesse do mercado publicitário foi alto desde quando o grupo comunicou a aquisição dos direitos de transmissão do Brasileirão, em agosto.
A emissora negociou a última cota de patrocínio do plano comercial com a Natura. A curiosidade é que a marca de beleza também é patrocinadora máster do Futebol da Globo, tendo renovado a participação para 2025.
Com a inclusão de Natura, são sete os patrocinadores principais do Brasileirão na Record: Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Mercado Pago.
O Burger King, que já havia sido anunciado entre os patrocinadores do Brasileirão da Record, adquiriu a cota do Top de 5 segundos.
Além dessas marcas, o Brasileirão na Record negociou duas cotas de participação: Ademicon e Philco são os anunciantes que fecharam o negócio para integrar as transmissões.
Futebol na Record terá outras marcas
As dez marcas que aquiriram as cotas principais, de top de 5 segundos ou de participação não serão as únicas que aparecerão nas transmissões do Brasileirão na Record.
Além dessas dez marcas, o departamento comercial da Record negocia a inserção de dois breaks comerciais especiais no pré-jogo, período de cerca de meia hora em que a emissora dará início ao bloco esportivo, com informações sobre a partida e o campeonato.
Nesses intervalos, serão apresentadas marcas que não estejam entre as patrocinadoras, desde que, naturalmente, não exista conflitos de segmentos.
Um desses anunciantes que já firmou acordo com a Record para o pré-jogo é a Haleon, dona das marcas Eno e Centrum.
Brasileirão dividido aquece os negócios na mídia
A Record retornará ao Campeonato Brasileiro em 2025 por ter adquirido os direitos de transmissão dos clubes da Liga Forte União (LFU). Entre eles, estão Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Fortaleza, Internacional e Vasco.
Ou seja, poderão ser exibidos pela Record os jogos que tiverem os clubes da LFU como mandantes. A emissora transmitirá um jogo por rodada, sendo a maioria aos domingos, às 18h30.
O Google adquiriu o mesmo pacote de jogos junto à LFU e exibirá, no YouTube, 38 partidas ao longo do próximo ano.
Além de Record e YouTube, os jogos dos clubes da LFU estarão no Prime Video, que fechou acordo com a LFU para a transmissão de uma partida por rodada.
Os direitos de transmissões dos jogos da LFU em pay per view ainda estão em negociação.
Enquanto vários players dividirão os jogos da LFU, no caso da Libra, outro bloco que reuniu grandes clubes do futebol brasileiro, a Globo será a emissora exclusiva dos jogos.
Ainda em abril deste ano, a Globo anunciou um acordo de exclusividade com os times que compõem a Libra (entre eles, estão Palmeiras, São Paulo, Flamengo, Santos, Atlético Mineiro, Grêmio e Bahia).
A Globo exibirá os jogos que tiverem esses clubes como mandantes com exclusividade na TV aberta e também no SporTV e Globoplay.
Para as transmissões do Futebol de 2025 – que além do Brasileirão, incluem também as transmissões da Copa do Brasil – a Globo renovou com sete dos oito patrocinadores que estiveram nas transmissões deste ano: Amazon, Ambev, Bet Nacional, Itaú, Natura, Stellantis (com as marcas Fiat e Jeep) e Vivo. Ainda falta uma cota de patrocínio para ser negociada.