Record confirma Brasileirão até 2027 e renova Paulista até 2029
Emissora terá direito a 38 jogos dos clubes da Liga Forte União, que serão transmitidos aos domingos, às 18 horas, com sinal simultâneo no R7.com e PlayPlus
Record confirma Brasileirão até 2027 e renova Paulista até 2029
BuscarRecord confirma Brasileirão até 2027 e renova Paulista até 2029
BuscarEmissora terá direito a 38 jogos dos clubes da Liga Forte União, que serão transmitidos aos domingos, às 18 horas, com sinal simultâneo no R7.com e PlayPlus
Bárbara Sacchitiello
28 de agosto de 2024 - 9h18
Atualizada às 16h48
A Record voltará a transmitir o Campeonato Brasileiro a partir de 2025. A emissora concluiu as negociações com a Liga Forte União (LFU), que representa um grupo de clubes brasileiros, e está prestes assinar o contrato para garantir a transmissão dos jogos que tiverem esses clubes como mandantes até o ano de 2027.
A informação foi dada à reportagem de Meio & Mensagem pelo superintendente comercial multiplataforma da Record, Alarico Naves, na manhã desta quarta-feira, 28. O grupo deverá divulgar o comunicado oficial sobre a aquisição dos direitos ainda nesta quarta-feira.
“Isso representará uma revolução na história da Record”, disse o executivo à reportagem. A Record terá direito à transmissão de 38 jogos do Campeonato Brasileiro, que serão exibidos aos domingos, às 18h30, com início da exibição do pré-jogo às 18h. A mesma transmissão também será exibida, simultaneamente, no portal R7.com e no PlayPlus, serviço de streaming do grupo.
A Liga Forte União (LFU) é formada pelos seguintes clubes que disputam, atualmente, a Série A do Brasileirão: Atlético-GO, Athletico-PR, Botafogo, Corinthians, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Juventude e Vasco. As negociações de transmissão do Brasileirão da LFU estão sendo conduzidas pela empresa LiveMode.
“Construímos uma proposta baseada no potencial que a Record tem para o futebol: grandes profissionais e uma grade de jornalismo que ajudaria a repercutir o Campeonato e uma proposta de valor acima do que havíamos aportado inicialmente”, contou o executivo. Naves não quis revelar, contudo, os valores investidos pelo grupo para a aquisição dos direitos.
De acordo com o portal F5, da Folha de S.Paulo, a Record teria acertado o pagamento de pouco mais de R$ 210 milhões por ano pelos direitos de transmissão.
Com o acordo com a Liga Forte União, a Record passa a ter o futebol em sua grade praticamente todo o ano. A emissora, que desde 2022 exibe o Campeonato Paulista na TV aberta, renovou o acordo para ter o torneio estadual por mais cinco anos.
“Assinamos o acordo recentemente e teremos o Paulistão na Record até 2029”, contou Naves à reportagem de Meio & Mensagem.
Com um calendário de jogos que, geralmente, vai de janeiro a abril, o Campeonato Paulista ocupará a grade do início do ano, enquanto o Brasileirão, que normalmente começa no mês de abril, ocupará os meses seguintes.
Por conta da entrada em vigor da lei do mandante, que permite que cada time mandante dos jogos negocie sua transmissão de forma unilateral, a configuração dos direitos de transmissão do futebol brasileiro mudará a partir do próximo ano.
Para negociar com os veículos de forma conjunta, os clubes brasileiros se organizaram em dois grandes grupos: a Libra, que agrupa Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Santos, Atlético Mineiro, Grêmio, Vitória, Bahia e Red Bull Bragantino, e a Liga Forte União.
Na TV aberta, os times da Libra negociaram os direitos de transmissão com a Globo. Em abril, a empresa comunicou que exibirá, com exclusividade, os jogos dos clubes da Libra no Brasileirão a partir de 2025. Assim como a negociação da Record, serão 38 jogos do campeonato exibidos por ano. O acordo da Libra com a Globo é válido até 2029. De acordo com o portal F5, o valor negociado entre a Libra e a Globo ultrapassa a casa de R$ 1 bilhão. As duas partes, porém, não tornaram públicos os valores.
Além de Globo e Record, outros players devem ainda entrar na transmissão do Campeonato Brasileiro. A LiveMode negocia com o Google e, conforme já foi antecipado por Meio & Mensagem, é possível até que seja elaborado um pacote de pay-per-view ao estilo do NFL Sunday Ticket, que já existe nos Estados Unidos, para a exibição no YouTube. Outros players de streaming e também o Premiere seguem na negociação.
Compartilhe
Veja também
MasterChef: confeiteiros terão que usar frutas verdes em ação da Stone
Patrocinadora da edição Confeitaria do reality da Band, marca aproveita o programa para reforçar o apoio ao empreendedorismo
Mestres da Air Fryer: Band estreia reality em parceria com Britânia
Competição começa no sábado, dia 23, com apresentação de Luiza Possi e destaque para o uso do eletrodoméstico na preparação de receitas