Reels é o formato preferido dos creators, aponta pesquisa
Relatório #MS360FAAP da NiMD-FAAP com a Emplifi mostra que formato corresponde por 42% dos posts dos creators no Instagram no primeiro trimestre deste ano
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Meio & Mensagem
15 de maio de 2023 - 6h00
O formato de conteúdo preferido dos creators no Instagram no primeiro trimestre deste ano foi o Reels. Isso é o que revela a mais recente edição do relatório Mídias Sociais 360º (#MS360FAAP), realizado trimestralmente pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD-FAAP) do Centro Universitário FAAP, em parceria com a Emplifi.
Por outro lado, as marcas preferem as fotos. O estudo mostra que 40,2% das postagens das marcas são nesse formato, seguida pelos Reels (32,1%) e pelo carrossel (25,7%). Esse último formato, o carrossel aparece em segundo lugar entre os formatos mais utilizados pelos creatos, com 29,1%, e somente depois vem as fotos, com 27,7%.
Segundo os professores da FAAP, os dados indicam que os creators têm maior facilidade do que as marcas na produção de Reels do que as marcas. Além disso, a entrega melhor dos Reels pelo próprio algoritmo da plataforma contribui para o aumento da produção desse tipo de formato, na visão do professor Adriano Cerullo.
Juntamente com isso, as postagens de celebrações de início de ano, como o Carnaval e o Dia das mulheres, dominaram o Instagram nos primeiros três meses de 2023, segundo o relatório Mídias Sociais 360º. Entre janeiro, fevereiro e março, a hashtag mais usada na plataforma da Meta foi #carnaval e quinta foi #carnaval2023. Já as tags #diainternacionaldamulher, #diadamulher e #diadasmulher apareceram entre as mais usadas, ficando em segunda, quarta e 11ª posições, respectivamente, na lista das 20 mais utilizadas.
Por outro lado, Eric Messa, coordenador do NiMD-FAAP e do curso de Publicidade e Propaganda da FAAP, enfatiza que as tags “tecnologia” e “sustentabilidade” vêm aparecendo constantemente na lista nos últimos 12 meses. Além disso, o estudo mostra que a tag #DiadoConsumidor esteve entre as mais utilizadas do Instagram, nos três meses deste ano, assim como mesmo período do ano passado.
Quando se trata do Facebook, a pesquisa mostra que houve uma queda nas interações de postagens feitas por influenciadores que tiveram impulsionamento (investimento financeiro para alcançar mais público), no primeiro trimestre deste ano.
Enquanto no último trimestre do ano passado, a mediana de interações nos posts pagos foi de 938, nos três primeiros meses deste ano caiu para 569. Contudo, os posts orgânicos apresentaram um leve aumento nas interações, saindo de 236 para 247 no primeiro trimestre deste ano.
De acordo com os pesquisadores responsáveis pelo levantamento, essa redução nas interações dos posts pagos podem ter ocorrido devido aos seguintes fatores:
Diminuição de verbas das marcas, que auxiliam no impulsionamento, na comparação com o trimestre anterior em que havia diversas datas comemorativas utilizadas pelas empresas em suas divulgações;
Devido a fenômenos como a “Cultura do Cancelamento” e da “Desinfluência”, os influenciadores estão mais criteriosos no aceite de parcerias propostas por marcas;
Há uma busca dos seguidores por conteúdos que pareçam mais reais e menos “publi”.
Após sete anos sendo realizada pelo grupo de professores ligados ao NiMD-FAAP, a pesquisa começa, pela primeira, a contar com a participação de alunos de cursos da área de comunicação da instituição. Messa explica que essa mudança pode ajudar tanto os estudantes quanto a pesquisa e o time de pesquisadores.
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