Relatório do NYT mostra cenário nebuloso
Presença defasada no digital é um dos pontos negativos apontados por levantamento elaborado por força-tarefa
Presença defasada no digital é um dos pontos negativos apontados por levantamento elaborado por força-tarefa
Meio & Mensagem
16 de maio de 2014 - 4h29
Na semana em que Jill Abramson, chefe de redação do The New York Times há quase três anos, foi substituída, o jornal voltou à pauta. Um relatório interno divulgado pelo site BuzzFeed mostra pontos negativos do NYT no meio digital. O levantamento, que tem 96 páginas, demorou seis meses para ser concluído e foi realizado por uma comissão de jornalistas, liderada por AG Sulzberger.
O material compila necessidades de melhorias que vão desde a cultura enraizada até a presença da publicação no digital. O relatório aponta mudanças no mercado e mostra que, atualmente, os principais concorrentes do jornal são aqueles que têm forte presença no digital, como Huffington Post, Business Insider, além do próprio BuzzFeed. "Eles estão à frente de nós na construção de sistemas de apoio impressionantes para jornalistas digitais", adverte o texto.
Os dados apresentados reúnem números negativos e citações que demonstram a fase complicada de um dos principais jornais dos Estados Unidos. O material também critica a preocupação excessiva com a capa e com os destaques que serão publicados na primeira página do jornal. Outro problema citado é a publicação no site ser feita nos prazos semelhantes aos da impressão das páginas.
O relatório também detalha deficiências técnicas, como a falta de um sistema organizado de tags e a profunda necessidade de uma reformulação na redação e nos outros setores da empresa, para que líderes editoriais possam tomar mais decisões tecnológicas. O guia reforça que a defasagem no digital está afetando o impresso.
Outro ponto mencionado é a gestão das redes sociais. O Twitter estaria sob o comando da equipe da redação, enquanto o Facebook seria administrado pela área de negócios do jornal. Porém, a análise destaca o aplicativo de notícias do NYT e o site Dining & Wine como projetos bem-sucedidos.
Procurada pelo Buzzfeed, Eillen Murphy, porta-voz do Times, afirma que o documento entregue para os executivos do NYT é uma avaliação sincera da transformação digital que o jornal vem passando, mas diz que as principais conclusões fora resumidas e lançadas internamente na semana passada. Na cópia publicada pelo BuzzFeed, faltam cinco páginas. Veja.
Compartilhe
Veja também
Cidade Center Norte terá mídia OOH gerenciada pela Eletromidia
Empresa de out-of-home ficará responsável pela comercialização de publicidade nas telas instalados no complexo de compras e entretenimento da zona Norte de São Paulo
Netflix dará prêmio de R$ 1 milhão em desafio de Round 6 em São Paulo
No próximo sábado, 14, plataforma de streaming promove o Round 6K, com provas e desafios no Parque Villa-Lobos, em São Paulo