Revista leva óculos e realidade virtual a bancas
Mundo 360º faz curadoria de conteúdo imersivo e traz dispositivo para visualização
Revista leva óculos e realidade virtual a bancas
BuscarRevista leva óculos e realidade virtual a bancas
BuscarMundo 360º faz curadoria de conteúdo imersivo e traz dispositivo para visualização
Igor Ribeiro
18 de julho de 2016 - 11h30
A consultoria Esconderijo das Crianças, especializada em estratégias de engajamento multiplataforma, inaugura um braço editorial com o lançamento da revista de realidade virtual Mundo 360°. Apresentada oficialmente no sábado, 16, durante o Congresso BRVR, em São Paulo, a publicação terá distribuição bimestral em bancas, com tiragem de 20 mil exemplares, acompanhadas de óculos para visualização inspirados no modelo Cardboard, do Google.
A primeira edição traz, entre outros conteúdos, a reconstituição em realidade virtual (VR) do dinossauro brasileiro Tipuiassauro, produzido especialmente para a revista, e o curta documentário Rio de Lama, sobre o desastre ambiental na região de Mariana (MG), produzido por Academia de Filmes, Beenoculus e Maria Farinha. Segundo Rodrigo Arnaut, sócio-diretor da Esconderijo, a experiência enquanto delegado do evento South by Southwest (SXSW) nos Estados unidos, junto à equipe da Associação Era Transmídia, revelou “o potencial da tecnologia para a humanização do audiovisual”. “Queremos que esta tecnologia chegue às mãos de qualquer pessoa, com o menor preço possível e que ela tenha a experiência da forma mais simples, rápida e prática, com uso de QR Codes”, explica.
Sobre a aposta em um suporte impresso, Rodrigo aponta que a queda de receita publicitária no meio indica uma grande oportunidade de inovação. “Não pode haver divisão entre mídia tradicional e novas mídias, quando estamos falando em conteúdo. Veja quantos negócios estão sendo reinventados e os produtores mais eficazes, conseguindo se reposicionar rapidamente”, explica. Além disso, o empresário aponta que a distribuição em bancas se revelou uma ótimo solução para também oferecer o óculos: “precisamos entregar um óculos 360° de papelão de forma eficiente e com menor custo possível e assim como uma startup que possa ser rapidamente escalável.”.
Os conteúdos são acompanhados de avaliação nas categorias imagem, som, qualidade da imersão e relevância do vídeo. Dimas Dion, também sócio-diretor da Esconderijo, explica que as primeiras edições devem priorizar a experiência imersiva, “mas a partir do momento que a audiência entender e desejar mais conteúdo editorial vamos ampliando esse espaço dentro da revista.”
Além do dispositivo que vem com a revista, outros óculos como o Gear e o próprio Cardboard podem ser utilizados para navegar pelo conteúdo. A Associação Era Transmídia é um dos parceiros da publicação.
Compartilhe
Veja também
Governo dos EUA oficializa pedido de divisão entre Google e Chrome
Após ter expressado sua intenção um dia antes, Governo dos Estados Unidos oficializa pedido de separação do Google, por meio da venda de seu navegador Chrome
WhatsApp lança solução para transcrição de áudios
Em fase de lançamento global, recurso está disponível em inglês, português, espanhol e russo