Rita Lee: trilha sonora da mídia e do movimento de gerações
Rainha do rock nacional, cantora, que morreu aos 75 anos, em São Paulo, foi a recordista em trilha de novelas
Rita Lee: trilha sonora da mídia e do movimento de gerações
BuscarRita Lee: trilha sonora da mídia e do movimento de gerações
BuscarRainha do rock nacional, cantora, que morreu aos 75 anos, em São Paulo, foi a recordista em trilha de novelas
Bárbara Sacchitiello
9 de maio de 2023 - 13h54
A notícia da morte da cantora Rita Lee, que faleceu nesta segunda-feira, 8, em São Paulo, aos 75 anos, em decorrência de um câncer de pulmão, despertou nas diferentes gerações de público que acompanhou e cantou suas composições, memórias que fazem parte da história da mídia e da cultura popular brasileira.
O título de rainha do rock nacional dá a dimensão da importância do legado da cantora para a música nacional e de como suas vozes e seus versos acabaram sendo importantes para ecoar diversas mensagens que refletiam as diversas transformações pelas quais a sociedade passou nas últimas décadas.
Foi pela voz de Rita Lee que o público feminino se encontrou na TV aberta de forma até então inédita, no TV Mulher, atração de variedades da Globo que, pela primeira vez, levou abertamente à audiência temas da intimidade feminina. Para a abertura da atração, Rita Lee compôs a música Cor de Rosa Choque.
Para ficar apenas no universo da TV aberta, Rita Lee é a cantora brasileira com o maior número de canções utilizadas como trilhas sonoras em novelas.
De acordo com a publicação da Quem, revista da editora Globo, foram mais de 670 faixas de Rita Lee que embalaram aberturas ou cenas de personagens de novelas e séries nacionais.
Uma delas, a canção Erva Venenosa, foi utilizada em quatro tramas diferentes: Um Anjo Caiu do Céu (em 2001), Cobras e Lagartos (em 2006), Escrito nas Estrelas (2010) e Malhação (2013).
Por meses, acompanhou o público, com sua voz, na abertura de diversas novelas da Globo, como A Próxima Vítima (de 1995), Chega Mais (1980), Zazá (1997) e Espelho da Vida (2018).
Em outras vezes, suas composições, em diferentes versões, também marcaram aberturas como as da temporada 2014 de Malhação, com Agora Só Falta Você, e Ando Meio Desligado, cantada por Pato Fu, na trama o Anjo Caiu do Céu.
Relembre algumas aberturas de novelas com canções de Rita Lee:
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King