Assinar

SAG-AFTRA regula réplica de vozes de atores por IA em anúncios

Buscar

SAG-AFTRA regula réplica de vozes de atores por IA em anúncios

Buscar
Publicidade
Mídia

SAG-AFTRA regula réplica de vozes de atores por IA em anúncios

Atores devem dar consentimento e serão remunerados por uso de suas vozes em anúncios criados por IA


15 de agosto de 2024 - 6h00

O sindicato dos atores de Hollywood, SAG-AFTRA (Screen Actors Guild – American Federation of Television and Radio Artists), firmou acordo com a empresa Narrativ para garantir direitos de atores em relação ao uso de suas vozes na criação de anúncios por meio de inteligência artificial. A Narrativ é uma empresa que une agências, anunciantes e atores para a criação de anúncios de áudio usando IA.

Greve dos atores contra empresas de videogame envolve dois mil profissionais (Crédito: Walter Cicchetti/Adobe Stock)

Paralisações visaram garantir direitos dos atores conforme a evolução da tecnologia (Crédito: Walter Cicchetti/Adobe Stock)

A questão já foi abordada publicamente por nomes conhecidos no ramo. Em maio deste ano, a atriz Scarlett Johansson acusou a OpenAI de usar a inteligência artificial para replicar sua voz no GPT-4, versão do ChatGPT que conversa com o usuário. Segundo Scarlett, a versão, denominada Sky, imitava sua voz.

Na negociação com a Narrativ, o sindicato chegou a um acordo que visa remunerar os atores e dar mais controle sobre o uso da sua voz pelas marcas.

Assim, o acordo prevê que os atores possam definir preço ara cada réplica digital baseada no piso salarial estabelecido pelo sindicato. Mesmo assim, o anunciante precisa do o consentimento do ator para cada uso de sua voz.

SAG-AFTRA busca regrar uso de IA nas telas e em dublagens

Desde o ano passado, o SAG-AFTRA luta pela proteção de atores e dubladores em relação à IA. Depois de quatro meses de greve, em novembro, o sindicato chegou a um acordo com membros da AMPTP (Alliance of Motion Picture and Television Producers) que garantiu barreiras de consentimento e compensação no uso de IA e disposições legais para proteger os artistas contra o uso de suas imagens por meio de inteligência artificial.

Recentemente, em julho, o sindicato iniciou uma nova paralisação de atores que trabalham na dublagem de videogames. O sindicato protesta contra o uso indevido da inteligência artificial e e solicita medidas que protejam os empregos dos atores que trabalham com jogos.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Assim como Globo, SBT terá especial de Black Friday

    Assim como Globo, SBT terá especial de Black Friday

    Pela primeira vez no ar, SBT Black Friday Live Show será exibida na noite de quinta-feira, 27, e terá games misturados a ofertas de marcas

  • Mude assume controle da EUE  Equipamentos Esportivos

    Mude assume controle da EUE Equipamentos Esportivos

    Com aquisição, companhia se torna a única responsável pela operação de 700 estações urbanas esportivas pelo País