Assinar

Samsung Ads aponta consumo e publicidade da smart TV

Buscar

Samsung Ads aponta consumo e publicidade da smart TV

Buscar
Publicidade
Mídia

Samsung Ads aponta consumo e publicidade da smart TV

Estudo mostra multiplicidade de perfis da audiência e como as marcas podem se engajar nos formatos e conforme o interesse das pessoas


19 de dezembro de 2024 - 6h03

Estudo da Samsung Ads mostra multiplicidade de perfis da audiência e como as marcas podem se engajar (Crédito: Kaspars Grinvalds/Shutterstock)

Estudo da Samsung Ads mostra multiplicidade de perfis da audiência e como as marcas podem se engajar (Crédito: Kaspars Grinvalds/Shutterstock)

A Samsung Ads produziu novo estudo Modelo de Propensão do Consumo das Audiências (MPCA) para entender a multiplicidade dos perfis das audiências da smart TV e do conteúdo nessas plataformas.

Assim, o MPCA mostra os interesses dos usuários dentro e fora das telas, a propensão ao consumo de produto ou serviço e a radiografia de quem é e o que quer esse consumidor.

Samsung Ads: dados e comportamento

Portanto, esse estudo transforma os dados proprietários e de terceiros em comportamentos que traduzem interesses, afinidades e propensões de consumo de conteúdo na smart TV.

E, dessa forma, amplia as possibilidades para cocriações entre anunciantes.

Ainda, o MPCA é um cruzamento de dados proprietários da Samsung Ads, num mapa das mais de 19,4 milhões de smart TVs ativas e conectadas no Brasil, com referências de interesses, afinidades e propensões de consumo/compra do Target Group Index (TGI) Brasil, da Kantar.

Potenciais consumidores

Assim, se estima a audiência em mais de 77 milhões potenciais consumidores na base de mais de 19,4 milhões de unidades de smart TVs ativas.

Entre esses, 54% são mulheres e 46% são homens, que consomem mais de 17 bilhão de horas mensais em todos os dispositivos e plataformas.

O que a audiência consome e qual é a relação com a publicidade?

Fonte: Samsung Ads

Fonte: Comscore – Estudo Consumo CTV, de novembro de 2023, com 2.004 pesquisados no Brasil

35 mil decisões por dia

Das mais de 35 mil decisões que uma pessoa toma diariamente (essa foi a estimativa de escolha que se faz todos os dias conforme pesquisa do jornal Wall Street Journal), se incluem as de consumo, como as de conteúdo e plataformas, bem como de conteúdo em smart TV.

Portanto, nesse contexto, a audiência brasileira é aberta a novas experiências, conteúdo e publicidade, o que abrange TV linear tradicional (aberta ou paga), streaming, apps de serviços e games.

Assim, cerca de 74% do tempo de consumo de conteúdo é dedicado ao streaming e 26% à TV linear (aberta ou paga).

5 gêneros de conteúdo

Sobre o conteúdo, cinco gêneros se destacam: notícias, esportes, novelas, filmes e séries, nessa ordem.

Portanto, as muitas possibilidades de formatos publicitários da smart TV, como anúncios nativos, de vídeo, de video in-stream, entre outros, são desafio para as estratégias das marcas.

Assim como usar esses formatos para engajar as audiências no meio de consumo e aproveitar sua predisposição para consumir publicidade.

Ainda, a audiência abrange tribos e tem múltiplos perfis, interesses e tipos de consumo em multiplataformas.

De fato, essas audiências podem ser unidas pelo conteúdo, pelas tribos (paixões similares) e pelas compras.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Capricho terá duas edições impressas por ano

    Capricho terá duas edições impressas por ano

    Título se tornou totalmente digital em 2015, quandodecretou o encerramento das edições mensais e foco integral no site

  • Globo terá 13 marcas no futebol nacional em 2025

    Globo terá 13 marcas no futebol nacional em 2025

    Somente na TV aberta, grupo negociou com oito patrocinadores, além de ter mais um no top de 5 segundos; no SporTV, quatro marcas estarão nas transmissões