Assinar

Serviço da GfK chega ao mercado

Buscar
Publicidade
Mídia

Serviço da GfK chega ao mercado

Flavio Ferrari, diretor geral da operação de audiência da empresa alemã no Brasil, apresenta oficialmente as novas ferramentas a agências e emissoras


30 de junho de 2016 - 18h26

A GfK passa a oferecer nesta sexta-feira, 1ª de julho, seus serviços de medição de TV aberta e paga ao mercado brasileiro de agências e anunciantes. O lançamento oficial ocorre sete meses depois de o instituto já compartilhar dados de seu painel com as emissoras parceiras, SBT, Record e RedeTV.

A empresa alemã busca disputar terreno com a Kantar Ibope Media, cujos relatórios são referência, hoje, em índices de audiência – currency, ou moeda, como se diz no meio. A GfK estruturou um painel de 6,5 mil domicílios, que equivalem a 25,2 milhões de casas ou 70,3 milhões de indivíduos. Em sua última revisão de painel, há um ano, a Kantar Ibope subiu sua base para 6.060 domicílios e deve anunciar uma nova amostragem em breve.

 

Flavio Ferrari, diretor-geral da GfK no Brasil (Crédito: Gladstone Campos/ RealPhotos/ Divulgação)

Flavio Ferrari, diretor-geral da GfK no Brasil (Crédito: Gladstone Campos/ RealPhotos/ Divulgação)

A amostragem do GfK também será atualizada anualmente. “Vamos refazer nosso levantamento socioeconômico (LSE) todo ano, com a expectativa de trocar 25% da base a cada vez, o que significa que teremos um painel totalmente novo a cada quatro anos”, explica Margareth Reis, diretora de estatística da divisão de medição de mídia da GfK. Além de São Paulo e Rio de Janeiro, mais 13 regiões metropolitanas contam com os aparelhos da GfK: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas (SP), Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife, Salvador e Vitória. No painel, 44% dos domicílios possuem também TV paga.

Insights
“Além de oferecer índices de audiência e dados para planejamento de mídia, também queremos fornecer insights formulados em nossas pesquisas”, afirma Flavio Ferrari, diretor-geral de media measurement da GfK no Brasil. O executivo chegou à empresa em fevereiro e tem larga experiência no setor, com passagens por Ipsos e Ibope Media, onde esteve por 16 anos e chegou à CEO.

Apesar de haver a possibilidade de realizar alterações manualmente, o software propicia uma ferramenta para compra de mídia mais otimizada, com foco específico em ROI

Flavio cita, por exemplo, o hábito de co-viewing de crianças. Em média, a audiência infantil assiste a atrações de sua faixa etária acompanhada de amigos, mas 61% de crianças vêem futebol junto a um homem adulto (pai, tio, irmão mais velho etc.) e 76% também são telespectadores de novelas, junto a uma mulher adulta. Os canais de TV paga mais assistidos são o Cartoon Network, seguido por Discovery Kids, SporTV, Rede Telecine e Viva. Em favelas e comunidades com grande índice de classes C e D, os gêneros de programa de TV aberta com maior afinidade são religiosos, infantis e reportagens.

O estudo socioeconômico, que entrevistou 67 mil pessoas, também encontrou dados interessantes. Revelou, por exemplo, que 35% dos televisores nas 15 regiões metropolitanas ainda são antigos, de tubo – esse índice chega a 50% no restante do País. Outro dado interessante indica que 14% dos brasileiros tinham, no ano passado, algum serviço de video on demand (VOD) em casa, o dobro de penetração em relação em 2014. A região metropolitana com maior acesso a VOD é Florianópolis, com 21%.

Adaptação tecnológica
Após a pesquisa de LSE, a GfK teve de realizar adaptações tecnológicas para a instalação do serviço. Questões como televisores antigos e qualidade instável de sinal 3G para envio de dados influenciou, respectivamente, na melhoria da captação de áudio e na inclusão de dois chips nos meters. Até três aparelhos diferentes podem ser utilizados, dependendo da complexidade de dispositivos conectados a um só televisor (blu ray, set top box, Xbox, Apple TV, Chromecast etc.). “Nossa tecnologia está à prova de futuro e 100% preparada para o apagão analógico”, relata Rafael Gomez, diretor de operações.

Fernanda, diretora-comercial de marketing e client services (Crédito: Gladstone Campos/ RealPhotos/ Divulgação)

Fernanda, diretora-comercial de marketing e client services (Crédito: Gladstone Campos/ RealPhotos/ Divulgação)

Os dados são enviados a cada dois segundos à GfK, que faz o match de áudio por meio da monitoração de 15 unidades de amostras de som, em tempo real. Esses dados são, então, processados e enviados aos softwares Evogenius. São três versões: Reporting, Advertising e Web. O primeiro fornece os índices organizados no sentido mais procurado pelas emissoras, por programas, mas também oferece diversos filtros, proporcionando a separação de ratings segundo quadros específicos, faixa-horária, apresentadores, convidados, celebridades e outras variáveis.

O Advertising fornece informações para realizar planejamento de mídia, com foco em targets específicos e oferecendo melhor análise de índices demográficos. “Apesar de haver a possibilidade de realizar alterações manualmente, o software propicia uma ferramenta para compra de mídia mais otimizada, com foco específico em ROI”, explica Fernanda Muradas, diretora comercial de marketing e client services. A ferramenta possibilita ainda a análise de comportamento passado para oferecer dados probabilísticos sobre audiência futura. Já o Evogenius Web oferece relatórios em tempo real.

Além do currency de televisão, a GfK também tem instalado um painel de audiência online multiplataforma, o Global Crossmedia Link (GXL). O serviço busca colher dados de usuários conectados com 18 anos ou mais em mais de 7 mil dispositivos, com o objetivo de obter índices de pelo menos 5,3 mil pessoas. “Nossa meta é começar a cruzar informações multitela até agosto para disponibilizar o serviço ao mercado até o fim deste ano”, diz Flavio. Ele afirma que, como no caso da televisão, o painel é centrado no consumidor e, por isso, menos focado em analytics. “Mas pode fornecer métricas, dependendo do pesquisador e do tipo de interesse”, afirma.

Leia mais sobre medição multiplataforma e a auditoria dos serviços da GfK na edição 1717, que circulará na segunda-feira, 4 de julho, exclusivamente para assinantes do Meio & Mensagem, disponível nas versões impressa e para tablets iOS e Android.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix

    Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix

    Guaraná Antarctica e Heineken celebram estreia da série sobre o piloto com cinema e latas comemorativas

  • Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência

    Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência

    Profissionais do segmento apontam arrefecimento do interesse das marcas em falar sobre diversidade inclusive no mês da Consciência Negra