Sessão no Senado celebra 40 anos da ANJ
Ex-senadora e colunista política Ana Amélia Lemos foi uma das personalidades à discursarem na sessão solene
Ex-senadora e colunista política Ana Amélia Lemos foi uma das personalidades à discursarem na sessão solene
Meio & Mensagem
16 de agosto de 2019 - 9h46
A jornalista e ex-senadora Ana Amélia Lemos participou da sessão solene dos 40 anos da ANJ (Crédito: Pedro França/ Agência Senado)
Fundada em 17 de agosto de 1979, a Associação Nacional de Jornais inicia o ciclo de comemoração de seus 40 anos. Em sessão solene realizada nessa quinta-feira, 15, no Senado, representantes da entidade, jornalistas, publishers e políticos ressaltaram a importância da liberdade de imprensa e os desafios da produção de conteúdo jornalístico no atual contexto social e político.
Marcelo Rech, presidente da ANJ e vice-presidente editorial e institucional do Grupo RBS, destacou o cenário ameaçador aos veículos, em particular à recente medida provisório que retirou obrigação de publicação de balanços financeiros de empresas de capital aberto em jornais, colocando o Brasil no “rol de países que usam instrumentos oficiais para retaliar veículos e intimidar a imprensa”. Rech também lembrou as oportunidades de conhecimento, acesso e distribuição dos meios digitais, alertando também para problemas como fake news: “a saída mais democrática e efetiva é o reconhecimento da comunicação profissional”.Também discursaram Rafael Menin Soriano, presidente da Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e general manager da área jurídica da Infoglobo; Paulo Ricardo Tonet Camargo, presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Globo; Caio Barsotti, presidente do Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp); a ex-senadora Ana Amélia Lemos e os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP); Fabiano Contarato (Rede-ES); Jorge Kajuru (Patri-Go); e Lasier Martins (Podemos-RS) autor do requerimento da sessão solene.
Em 17 de outubro, a ANJ realiza novo seminário, desta vez em São Paulo, sobre o tema “Combate à Desinformação: Antídotos e Tendências”. A associação tem cem associados, que representam 90% do público leitor de jornais no Brasil, seja nas plataformas impressas ou digitais.
Compartilhe
Veja também
PicPay estreia na Fórmula 1 com patrocínio à Sauber
Banco digital será patrocinador da Stake F1 Team Kick Sauber, equipe do brasileiro Gabriel Bortoleto
Prova do líder no BBB 25 impulsiona Rexona nas redes sociais
Dinâmica de resistência promovida na casa fez com que a marca se destacasse entre os usuáros que comentam sobre o BBB no ambiente digital