Sócios da Vevo lançam agência especializada em música
Através da Music 2, plataforma cria Mynd, cujo primeiro agenciado é Pabllo Vittar
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Thaís Monteiro
29 de agosto de 2017 - 9h19
A Vevo Brasil dá início a uma nova fase por meio da agência Mynd, criada pela Music 2, empresa que opera a plataforma no Brasil. A empresa vai investir em agenciamento de músicos e prestação de consultoria estratégica com influenciadores digitais para anunciantes.
“Trabalhamos com cantores do mercado e sabemos o quão difícil é contatar eles, negociar e lidar com todas as burocracias relacionadas a direito autoral e outras coisas. Nós acabávamos prestando consultoria para eles, por ter essa expertise em música”, afirma Fatima Pissarra, general manager da Vevo no Brasil.
Para auxiliar no investimento e na gestão desta fase, chega o novo sócio, Carlos Eduardo Scappini, ex-diretor comercial do jornal Metro. Scappini comprou 100% da parte que pertencia a Ricardo Marques, que atuava somente como investidor. De acordo com Fatima, ela precisava de alguém que atuasse na empresa também como administrador, dividindo responsabilidades com ela para que a expansão desse certo.
Além de Scappini, a Vevo contratou em fevereiro Tatiana Miana, que ocupava o cargo de Latin America feminine care associate director da Johnson & Johnson. Agora, como diretora de novos negócios, ela é responsável por articular a consolidação da nova empresa. “Nós já estávamos oferecendo um tipo de consultoria 360° para empresas que queriam trabalhar música com a marca Vevo”, explica Fatima. “Fazíamos toda a curadoria e burocracia de projetos de música e entretenimento e aí, quando a Tati veio, ela deu a ideia de estruturar isso em outras empresas que podem oferecer soluções sem estar dentro de um veículo específico. ” Segundo ela, cerca de 60% do faturamento da empresa em 2016 foi resultado de produção e agenciamento de artistas para as marcas. Entre alguns projetos da Vevo no passado estão o Fun Pop Festival, da Fanta, a campanha da Anitta para a Niely Gold e a de lançamento da sandália Hot Wheels Radical Race, da Grendene Kids, com o canal Manual do Mundo.
Influenciadores
Estratégias com influenciadores é algo pelo qual a Vevo se interessa há algum tempo. Em 2014, por exemplo, lançou a Spark Inc, especializada em marketing de influência, e a vendeu em setembro de 2016 para a Fluvip. “Mesmo depois da Spark, a demanda por influenciadores continuou grande, então a gente decidiu apostar nesse mercado. Porém não agenciando, mas sim contratando e traçando estratégias para as marcas com KPIs que fossem diferenciados. Como não tínhamos o know-how necessário, chamamos pessoas que conhecem influenciadores na posição de agência (Thays Almendra, ex-diretora de branded content e projetos na Digital Stars) e marca (Mariana Campos, ex-gerente de estratégias com influenciadores na Coca-Cola Brasil) para dar os dois lados da negociação”, explica Fatima.
Mariana chega como marketing manager de talentos e influenciadores da Mynd e sua missão será visitar essas empresas com um plano estratégico com influenciadores. Estes serão indicados por Thays, gerente de planejamento estratégico de talentos. Para Mariana, o desafio é acompanhar diversos anunciantes e encontrar o influenciador certo para cada um: “Hoje existe um boom desse mercado de influenciadores, mas se você não fizer essa conexão, a estratégia perfeita pode cair por terra”.
Pabllo Vittar é a primeira agenciada da Mynd. A drag queen tem recorde global de visualizações em clipe original no YouTube (passou RuPaul em março) e é a mais seguida no Instagram (atingido em julho). Com o novo projeto, a Vevo espera seguir conquistando resultados. “De 2015 para 2016 o crescimento foi de 30%. A gente tá no caminho de um crescimento de 20%”, conta Fatima.
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