SportPromotion anuncia tática para Corinthians e Flamengo
Empresa terá o direito de explorar a mídia estática nos estádios dos clubes em 2019, mas quer ir além disso
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Roseani Rocha
26 de novembro de 2018 - 14h58
Embora a novata BRFoot Mídia tenha assinado contrato com a maioria dos clubes de futebol da série A do Campeonato Brasileiro, numa licitação intermediada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para explorar a comercialização de mídia estática nos estádios pelo período de 2019 a 2022, os dois maiores clubes do País em número de torcedores ficaram de fora.
Corinthians e Flamengo não estavam alinhados com a CBF e, por isso, solicitaram a uma empresa tradicional do segmento, a SportPromotion, que fizesse uma proposta, que agradou a ambos os clubes. Alfredo Carvalho, diretor comercial da empresa, conta que começou a pensar num novo formato de comercialização dessas propriedades, ao constatar que nos últimos anos havia uma debandada de grandes marcas quanto a esse tipo de patrocínio esportivo. “Começamos a imaginar e desenvolver um projeto, tendo como base uma série de informações do mercado e criamos algo além apenas da exposição da marca de forma estática, o que é importante já que o evento em si não é só a transmissão na TV, ainda extremamente importante, mas tem o público que vai ao estádio e a massa de torcedores que acompanha os jogos e os times nas redes sociais”, explica Carvalho.
O “além da mídia estática” significa principalmente o uso de placas de LED, já usadas nos principais campeonatos do mundo e com tecnologia qur permite maior interatividade entre as marcas e o público, e a exploração das mídias sociais dos clubes. Há 21 cotas disponíveis: quatro Platinum (R$ 7,2 milhões cada), seis cotas Ouro (R$ 6,5 milhões), seis cotas Prata (R$ 4,3 milhões), duas cotas Bronze (R$ 2 milhões), uma cota Prisma (R$ 2,5 milhões) e duas cotas tapete (R$ 2 milhões).
O projeto da SportPromotion foi dividido em quatro frentes. A primeira é justamente aliar os patrocinadores à comercialização de conteúdos exclusivos criados para as redes sociais dos clubes que, juntos, têm 43 milhões de seguidores, em plataformas como Facebook e Instagram. As marcas poderão fazer promoções, ofertas, interagir com seus públicos e promover conteúdos testemunhais. Carvalho cita como exemplo, fazer parcerias com ídolos daquela torcida, caso do jogador Basílio, adorado pelos corinthianos desde que, em 1977, fez um gol que deu o título do Campeonato Paulista ao clube e encerrou um jejum de 23 anos sem títulos relevantes.
Outro alvo são os torcedores que frequentam a Arena Corinthians e o Maracanã, já que ao longo de 38 jogos as marcas terão oportunidade de interagir presencialmente, segundo o executivo, com 1,5 milhão de consumidores de classe média ou média alta (o ticket médio de quem vai a um jogo é de R$ 100, contando ingresso e consumo no estádio). O projeto prevê ações antes dos jogos, no intervalo e mesmo após, além de áreas físicas em que patrocinadores terão suas tendas para oferecer produto, fazer degustação ou mesmo um test drive.
O terceiro target é o próprio patrocinador, a quem serão oferecidos dois tipos de ingressos: de uma arquibancada exclusiva, para 100 pessoas; e para um camarote compartilhado, para onde pode levar seus stakeholders. Também terão direito a ações diferenciadas com seus públicos, como levar convidados ao campo ou vestiário, ou fazer alguma ação em campo no intervalo do jogo. Outra possibilidade prevista é a realização de uma partida de futebol, por exemplo, entre o time da empresa e o Masters do Corinthians, na Fazendinha, numa tarde de evento.
Finalmente, o quarto target da SportPromotion é a pessoa que assiste à partida pela TV. Como a Footflix, a empresa explorará as placas em LED, mais dinâmicas, nas quais cada patrocinador terá direito a 12 inserções de 30 segundos. Além de propriedades como tapete e placa fixa.
Embora o campeonato brasileiro comece dia 28 de abril – e sofra uma interrupção de 14 de junho a 7 de julho, por conta da realização da Copa América – as ações da SportPromotion com os patrocinadores terão início antes disso: “Começaremos a fazer ativações em março nas redes sociais”, conta Carvalho. Das 21 cotas disponíveis, a empresa já fechou cinco, que promete divulgar em breve.
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