Spotify elege as campanhas mais criativas da plataforma em 2024
Entre os vencedores da terceira edição do Spotify Advertising Hits estão: Ipiranga, adidas, Budweiser, TikTok, Uber, Itaú, Visa, Sicoob, Chevrolet e Volkswagen
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Meio & Mensagem
25 de abril de 2025 - 13h34
O Spotify anunciou os vencedores da terceira edição do Spotify Advertising Hits, na noite de quinta-feira, 24. A premiação reconhece as campanhas mais criativas, estratégicas e eficazes de 2024 na plataforma.
Budweiser, Ipiranga e Adidas foram algumas das marcas com campanhas reconhecidas na premiação do Spotify (Crédito: Divulgação)
Segundo Vicente Carrari, diretor de vendas do Spotify Brasil, as campanhas vitoriosas revelam como as marcas estão explorando as novas capacidades da plataforma, desde formatos imersivos até automação inteligente e segmentação avançada, para criar conexões profundas com os usuários.
Confira as vencedoras abaixo:
A Ipiranga convidou artistas como Sidney Magal, Ana Castela e Olodum para criar jingles que conectam sua mensagem a diferentes gerações. E, no Spotify, veiculou uma série de formatos para garantir presença e impacto.
Durante o mês do Orgulho, a Adidas lançou uma playlist com músicas feitas e escolhidas por artistas da comunidade LGBTQIAP+ e usou sua embaixadora Pabllo Vittar para trazer uma mensagem aos fãs dentro da playlist. Essa foi a primeira vez uma playlist regional foi incluída no perfil global da marca.
Com mais de 500 músicas citando a Budweiser, a marca criou uma campanha usando esses trechos em anúncios de áudio segmentados para fãs de Trap. Toda a ação foi pensada exclusivamente para o Spotify, desde o formato até o território musical das playlists patrocinadas.
O TikTok criou um “Amigo Secreto Podcaster”, reunindo vozes dos maiores podcasts do Brasil, como o É Nóia Minha, Bom dia Obvious, The News, Matando Robôs Gigantes e Para Dar Nome Às Coisas, para trocar indicações literárias e compartilhar histórias reais de descobertas feitas na plataforma.
Como patrocinadora master do tributo “This is Marília Mendonça”, maior evento da história do Spotify, a Uber promoveu uma ativação ao vivo com lounge, distribuição de brindes e suporte logístico no local. A marca também mobilizou motoristas para atender os participantes do evento e convidou alguns dos mais bem avaliados na plataforma para curtirem em seu camarote.
Para celebrar os 30 anos do Plano Real, a Inteligência Financeira, portal de notícias apoiado pelo Itaú, fechou uma parceria com o estúdio Novelo para criar um podcast contando a história e bastidores da moeda brasileira.
Para promover os diferenciais do Uber Moto, a marca desenvolveu uma estratégia que se apoiou na audiência de commuters e ganhou força com a chegada de Ludmilla, que gravou músicas e vídeos exclusivos para a campanha e estrelou sua playlist: This is Ludmilla. Os criativos foram otimizados de acordo com a respectiva audiência, aqueles focados em produto apareciam em momentos em que o usuário estava em deslocamento e, os de Ludmilla, para quem estava ouvindo a atriz em tempo real no Spotify.
No Spotify, a campanha contou com assets roteirizados e produzidos sob medida, incluindo o patrocínio de playlists e de sessões de streaming.
Para destacar os diferenciais da nova S10, a Chevrolet lançou uma campanha que estreou o formato The Stage no Brasil. A comunicação promoveu uma conexão criativa entre o gênero “sofrência” e os perrengues de dirigir sem conforto, criando playlists personalizadas com base na “sofrência” sonora dos usuários.
Para celebrar os 40 anos do Rock in Rio e reforçar sua presença do festival, a Volkswagen criou três experiências personalizadas no Spotify. A campanha explorou ao máximo os recursos da plataforma com uma estratégia multiformato que incluiu Audio Everywhere, Audio Headliner, Sponsored Session, Video Takeover, Overlay Mobile, MHPTP, SPAN, O&L e três The Stages.
Na categoria, decidida por um time de jurados formado pelo presidente de Meio & Mensagem, Marcelo Gomes, pela CEO do IAB, Denise Hruby, e pelo CEO do Amigos do Mercado, Marcos Braga, quem levou a melhor foi a Trident. A campanha promoveu um encontro de gerações, unindo Rita Lee e Luísa Sonza na releitura do clássico “Esse Tal de Roque Enrow” e traduziu esse conceito em uma experiência interativa dentro do Spotify, onde os usuários podiam medir o nível de rock’n’roll do seu perfil e receber uma playlist personalizada.
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