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Mídia

Spotify faz demissões e muda foco na área comercial

Plataforma de áudio estaria disposta a concentrar energias nos pequenos e médios anunciantes por meio de sua ferramenta de mídia programática


15 de julho de 2024 - 18h11

(Crédito: Chubo mY masterpiece/shuttertock)

Com informações do Ad Age

O Spotify está reorganizando sua equipe comercial, em um movimento que deve gerar a demissão de 40 pessoas em todos os escritórios da companhia no mundo. Os cortes serão feitos nas equipes de contas e gerenciamento de campanhas, ao mesmo tempo em que a plataforma se concentra no desenvolvimento de sua própria ferramenta de mídia programática voltando ao autoatendimento, sobretudo, de pequenas e médias empresas.

Nesta segunda-feira, 15, o Spotify comunicou à equipe a respeito das mudanças por e-mail. Um porta-voz confirmou ao Ad Age que a companhia vem conduzindo uma reorganização da equipe comercial, mas não quis fornecer mais detalhes. Segundo esse porta-voz, esses movimentos impactariam cerca de 40 cargos e a exclusão de outras 17 vagas que a companhia pretendia abrir.

A reorganização implica na junção das equipes de contas e de gerenciamento de campanhas, de acordo com uma pessoa próxima do assunto, que falou à reportagem do Ad Age em condição de anonimato. As equipes recém-combinadas ficarão sob a responsabilidade de Pete Finnecy, atual head of account management nas Américas. A nova área teria o nome de customer success team.

O Spotify também planeja expandir sua parceria com a Accenture, que fornecerá apoio à nova área de customer success, de acordo com a fonte.

As mudanças ocorrem menos de um mês depois de o Spotify ter conquistado um Grand Prix no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions por uma ação de marketing B2B focada em profissionais de mídia.

Foco em pequenas empresas

O Spotify está se voltando mais aos anunciantes que compram mídia programática por canais automatizados e procurando trazer mais clientes de pequenas e médias empresas para fazerem publicidade na plataforma.

O Spotify não está sozinho na estratégia de mudar as equipes de publicidade para focar em pequenos anunciantes. Neste ano, o Google também fez reestruturações em sua área comercial, fazendo algumas demissões, à medida em que deslocava recursos de suas áreas de grandes clientes para pequenos e médios negócios.

No primeiro trimestre de 2024, em seu mais recente balanço divulgado, o Spotify gerou mais de US$ 420 milhões com seu plano de assinatura suportado por anúncios publicitários, um crescimento de 18% em relação ao ano passado.

No ano passado, o Spotify fez uma onda de cortes que afetou 17% de sua equipe global, em um período em que muitas empresas de tecnologia adotaram a mesma estratégia. Esses cortes mais recentes afetam quase 0,5% do quadro global e 2,7% da equipe de vendas, de acordo com a fonte próxima ao assunto.

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