Spotify traz ao Brasil ferramenta de anúncio “self-service”
Presente em mais de 17 países, Ad Studio chega ao País com o objetivo de facilitar a jornada dos anunciantes
Spotify traz ao Brasil ferramenta de anúncio “self-service”
BuscarSpotify traz ao Brasil ferramenta de anúncio “self-service”
BuscarPresente em mais de 17 países, Ad Studio chega ao País com o objetivo de facilitar a jornada dos anunciantes
Valeria Contado
28 de março de 2023 - 8h00
O Spotify anuncia nesta terça-feira, 28, a chegada do Ad Studio ao Brasil. A ferramenta desenvolvida pela plataforma tem como objetivo dar autonomia aos anunciantes e facilitar o acesso de pequenas marcas, em um modelo que a empresa chama de “self-service”.
Presente em mais de 17 países da América do Norte, América Latina, parte da Europa e Oceania, o Ad Studio deve, segundo a plataforma, se tornar no Brasil um canal de divulgação para que as marcas se conectem com o púbico do áudio digital.
A chegada do Ad Studio ao território nacional é um passo estratégico para o Spotify, tendo em vista que, de seus 500 milhões de usuários ativos, mais de 38 milhões estão concentrados no Brasil. Além disso, 60% da base de ouvintes da plataforma está na modalidade free, que é sustentada por anúncios publicitários.
Por esse motivo, o Spotify levou em consideração o insight do estudo Sonic Science, desenvolvido pela empresa em parceria com a MindProber, que identificou que 75% dos ouvintes estão abertos a ouvir um anúncio em sua programação, desde que ele esteja de acordo com as tarefas que estão fazendo.
Para o diretor do Spotify Advertising no Brasil, José Melchert, o número de usuários free ainda vai crescer muito e essa é uma forma de se conectar a eles. “Temos uma estratégia focada na geração mais nova, principalmente na geração Z. Eles estão de acordo em não pagar por um serviço e que ele seja sustentado por publicidade”, avalia.
Neste primeiro momento, a plataforma disponibilizará dois formatos: áudio de 30 segundos ou menos e vídeo na horizontal. E para que a experiência do anunciante seja completa, o Spotify está focado em implementar funcionalidades que auxiliem na criação e produção do anúncio.
Segundo o diretor, será uma ferramenta em que a marca poderá gravar seu conteúdo e editar para a publicação. O padrão é semelhante ao que acontece com o Anchor, Spotify para podcasters.
Por que a Ipiranga está mudando sua marca?
Melchert explica, ainda, que para a criação da interface do Ad Studio, o Spotify se inspirou na sua própria plataforma de usuários. “Nos inspiramos em casa mesmo. Queremos tornar a experiência do anunciante tão boa quanto a do usuário”, diz.
Para isso, a marca investiu em uma base de segmentação, que facilitará o acesso de marcas regionais aos seus consumidores. O Ad Studio fará um processo de segmentação com base em geolocalização, dados demográficos e por interesse, com base em playlists ou gêneros musicais.
Compartilhe
Veja também
Quem são os influenciadores negros mais seguidos no Instagram?
Ranking elaborado pela NetCos traz homens na liderança, com destaque para jogadores de futebol, como Neymar Jr. e Ronaldinho Gaúcho
Como a possível divisão do Google impactaria o mercado publicitário?
Possível separação de propriedades do Google, como o Chrome, poderia prejudicar anunciantes e publishers de pequeno porte, segundo especialistas