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Startup cria plataforma que paga por conteúdo

Com BuzzPage, Descubranet pretende pagar até R$ 5 mil por conteúdo produzido


29 de abril de 2016 - 15h57

Uma imensidão de textos, vídeos e receitas é publicada diariamente na internet. Com as redes sociais, a produção de conteúdo virou uma atividade quase orgânica para os usuários. Nesta semana, a startup brasileira Descubranet anunciou que quer pagar até R$ 5 mil por esse conteúdo produzido. O objetivo é alimentar a plataforma BuzzPage, que será lançada em 15 de maio. Os interessados, no entanto, podem começar a produzir conteúdo a partir deste domingo, 1º.

O modelo da plataforma é semelhante ao do Wikipedia, em que os colaboradores postam artigos relacionados a produtos ou serviços de interesse. Reginaldo Pereira, sócio diretor da Descubranet, empresa que está à frente da BuzzPage, conta que a ideia sempre foi remunerar os produtores de conteúdo, mas que a ideia foi adaptada para ficar mais atrativa aos anunciantes. “Quando começamos os estudos percebemos que se o colaborador enviar o conteúdo associado a um produto/serviço, criando áreas de colaboração para cada assunto, seria mais fácil captar colaboradores e anunciantes”, diz. A BuzzPage também fará a consultoria e revisão do conteúdo.

Na entrevista a seguir, Reginaldo, que também preside o Comitê de Marketing Digital em Saúde, explica como funciona a divisão dos lucros, o objetivo da plataforma e como os anunciantes e interessados podem participar.

 

Reginaldo Pereira, da Descubranet: “Cada página terá um resultado financeiro diferenciado de acordo com a qualidade e a atratividade do conteúdo” (Reprodução)

Meio & Mensagem: O BuzzPage segue o modelo do Wikipédia, mas aceitará a presença das marcas. De que forma os anunciantes poderão participar?
Reginaldo Pereira: As marcas que desejam falar com seu público-alvo poderão anunciar diretamente na página do assunto, porém, será permitido apenas um anunciante por página. Dessa forma, a comunicação pode ser integrada ao ambiente de conteúdo compartilhado para não passar a impressão de uma lista de empresas concorrendo pela atenção do usuário. Cada página trata apenas de um assunto (produto ou serviço). O formato é de uma página de rolagem infinita, em que cada assunto tem um bloco e no topo da página há espaço para o anunciante. Em seguida vem uma área dedicada às marcas para comunicarem os produtos.

M&M: Como é o trabalho de captação de anunciantes para remunerar os participantes?
Reginaldo: A plataforma tem uma equipe comercial que fará contatos com os anunciantes, além de um programa de parceria com agências de publicidade que poderão agenciar seus clientes e receber uma comissão da plataforma.

M&M: Como será feita a divisão do lucro entre os autores das páginas?
Reginaldo: Cada página terá um resultado financeiro diferenciado de acordo com a qualidade e a atratividade do conteúdo. O montante de uma página específica terá um percentual dividido entre os seus autores, de acordo com um algoritmo que ranqueia os conteúdos.

M&M: Por que a remuneração vai até R$ 5 mil? É a média pretendida?
Reginaldo: Definimos R$ 5 mil por ser um valor altamente motivador. Várias pessoas vivem como freelancers e ganham em média R$ 15,00 por artigo, independentemente do valor que geram. Nossa remuneração é associada ao desempenho do conteúdo até alcançar o valor limite.

M&M: A Descubranet opera outras empresas ou projetos? Quais?
Reginaldo: A Descubranet foi fundada em 2010, é membro da ABRADi (Associação Brasileira das Agências Digitais) e focada em SEO (posicionamento Google). Os projetos digitais desenvolvidos pela empresa são, em sua maioria, no segmento médico.

M&M: Há restrições sobre a participação?
Reginaldo: Todos podem participar. Basta se cadastrar e enviar o texto, passo a passo, receita, vídeo, fotos ou qualquer conteúdo que queira compartilhar com informações relevantes sobre o assunto, o restante é com a BuzzPage.

M&M: A BuzzPage fará ajustes ou edições no conteúdo?
Reginaldo: Nosso time de revisores confere o conteúdo baseado em um checklist para verificação de estrutura gramatical, estrutura básica de SEO (como uso de termos chaves e melhor título do conteúdo), copywriting (processo de uso da linguagem para melhor impacto no leitor), porém, sempre preservando a essência. O colaborador também pode interagir com o revisor por meio de um escritório virtual.

M&M: Qual tecnologia vocês estão usando na plataforma?
Reginaldo: Toda a arquitetura do sistema foi muito bem planejada para que a plataforma pudesse ganhar escala. O banco de dados é NOSQL, para alta performance. O backend é robusto e desenvolvido com tecnologia Java. A arquitetura distribuída trabalha aspectos importantes como cache em segundo nível de banco de dados. Na camada visual (frontend) usamos AngularJS, PHP compilado pelo HipHop, para que haja uma baixa latência nas requisições. Também a tecnologia Pagelets, criada pelo Facebook, que permite que as telas sejam roladas e o conteúdo seja carregado sob demanda, dando a sensação de rolagem infinita. Nosso objetivo é proporcionar uma ótima experiência ao usuário e ao mesmo tempo ter um sistema preparado para altíssima escalabilidade.

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