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Sucesso de Fernanda Torres impulsiona cinema brasileiro

Conquista do Globo de Ouro pela atriz e reconhecimento de Ainda Estou Aqui são acompanhados de bilheteria recorde e maior buzz em torno das produções nacionais


7 de janeiro de 2025 - 6h05

Fernanda Torres

Fernanda Torres posa com o troféu do Globo de Ouro de Melhor Atriz em filme de Drama (Crédito: Reprodução/X)

“Eu espero que ainda mais gente vá ver esse filme, vá ver o Auto da Compadecida, vá ver milhares de filmes lindos que a gente faz. Vamos ter orgulho dos nossos artistas, dos nossos escritores”. Essas foram as palavras ditas por Fernanda Torres na primeira entrevista exclusiva que deu à Globo, logo após receber o Globo de Ouro de Melhor Atriz em filme de Drama, pelo seu trabalho em Ainda Estou Aqui, já na madrugada de segunda-feira, 6.

Emocionada, assim como boa parte do público brasileiro que celebrava a vitória nas redes sociais, Fernanda Torres colocou o cinema e a arte do Brasil no centro de seu discurso, destacando como, além da aclamação internacional, as produções também precisam da plateia brasileira.

E Ainda Estou Aqui, de fato, vem conseguindo cumprir esse feito. A obra do diretor Walter Salles, que aclamou Fernanda Torres e que também concorreu ao troféu de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa no Globo de Ouro, conseguiu levar mais de 3 milhões de pessoas ao cinema até o fim de 2024, de acordo com dados do Filme B.

A expectativa é que a vitória de Fernanda, bem como o fortalecimento que o Globo de Ouro deu para a disputa do Oscar – Ainda Estou Aqui está entre os pré-indicados para a categoria de Filme Estrangeiro – aumentem a plateia do filme, que conta a história da família de Rubens Paiva, deputado que foi preso e assassinado pela ditadura militar no Brasil, deixando a mulher, Eunice, e cinco filhos.

Ao longo de toda a segunda-feira, 6, a Globo tratou de fazer sua parte na divulgação do filme, destacado como a primeira produção original de um longa-metragem do Globoplay. Em todos os telejornais que noticiavam sobre a vitória da atriz, a primeira de uma brasileira no Globo de Ouro, a emissora enfatizou que Ainda Estou Aqui segue em cartaz nas salas de cinema de todo o Brasil.

Efeito para o cinema nacional

As análises a respeito da histórica vitória de Fernanda Torres e da visibilidade do filme brasileiro pelo mundo apontam que a boa recepção do longa tem o poder de fazer com o que público redescubra e se interesse pelo cinema nacional.

A bilheteria de Ainda Estou Aqui já quebrou recordes. É a primeira vez, desde 2020, que um filme brasileiro supera a marca de 3 milhões de ingressos vendidos, feito conseguido em oito semanas. O sucesso da obra, baseada no livro homônimo do jornalista e escritor Marcelo Rubens Paiva já está, de certa forma, gerando efeito positivo em outras produções nacionais.

Nesta segunda-feira, 6, foi divulgado que o filme O Auto da Compadecida 2, que estreou nos cinemas oficialmente no último dia 25, alcançou a marca de 2 milhões de espectadores, de acordo com dados do Filme B e do Box Office Brasil.

A obra volta a contar a história da dupla Chicó e João Grilo (personagens de Selton Mello e Matheus Nachtergaele), 20 anos depois da estreia do longa que conquistou o País. A produção é da Conspiração e da H20 Produções.

Fernanda Torres

O Auto da Compadecida 2 já levou mais de 2 milhões de pessoas aos cinemas (Crédito: Laura Campanella/Divulgação)

Repercussão digital

Além dos possíveis efeitos para a bilheteria dos filmes nacionais, a vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro e o sucesso de Ainda Estou Aqui já estão provar o poder de engajamento do Brasil nas redes sociais.

De acordo com levantamento feito pela empresa Charisma a respeito do impacto digital do Globo de Ouro, os posts com a presença da atriz brasileira geraram um engajamento 22 mil vezes maior, para o Golden Globes, do que as demais postagens.

Os três posts feitos por Fernanda Torres em seu Instagram no evento atingiram 46 milhões de pessoas até o início de segunda-feira, 6. Desse total, 40,2 engajaram-se apenas com o post que reproduz o discurso da vitória da atriz.

Nas redes sociais, além do público, alguns perfis de marcas aproveitaram o engajamento e celebraram Fernanda Torres. O Itaú, que tem a atriz como uma de suas embaixadoras, fez um post de agradecimento. O Globoplay, responsável pelo filme, também aproveitou para celebrar a artista. Veja, abaixo, alguns exemplos:

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