Sucesso de Fernanda Torres impulsiona cinema brasileiro
Conquista do Globo de Ouro pela atriz e reconhecimento de Ainda Estou Aqui são acompanhados de bilheteria recorde e maior buzz em torno das produções nacionais
Sucesso de Fernanda Torres impulsiona cinema brasileiro
BuscarSucesso de Fernanda Torres impulsiona cinema brasileiro
BuscarConquista do Globo de Ouro pela atriz e reconhecimento de Ainda Estou Aqui são acompanhados de bilheteria recorde e maior buzz em torno das produções nacionais
Bárbara Sacchitiello
7 de janeiro de 2025 - 6h05
“Eu espero que ainda mais gente vá ver esse filme, vá ver o Auto da Compadecida, vá ver milhares de filmes lindos que a gente faz. Vamos ter orgulho dos nossos artistas, dos nossos escritores”. Essas foram as palavras ditas por Fernanda Torres na primeira entrevista exclusiva que deu à Globo, logo após receber o Globo de Ouro de Melhor Atriz em filme de Drama, pelo seu trabalho em Ainda Estou Aqui, já na madrugada de segunda-feira, 6.
Emocionada, assim como boa parte do público brasileiro que celebrava a vitória nas redes sociais, Fernanda Torres colocou o cinema e a arte do Brasil no centro de seu discurso, destacando como, além da aclamação internacional, as produções também precisam da plateia brasileira.
E Ainda Estou Aqui, de fato, vem conseguindo cumprir esse feito. A obra do diretor Walter Salles, que aclamou Fernanda Torres e que também concorreu ao troféu de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa no Globo de Ouro, conseguiu levar mais de 3 milhões de pessoas ao cinema até o fim de 2024, de acordo com dados do Filme B.
A expectativa é que a vitória de Fernanda, bem como o fortalecimento que o Globo de Ouro deu para a disputa do Oscar – Ainda Estou Aqui está entre os pré-indicados para a categoria de Filme Estrangeiro – aumentem a plateia do filme, que conta a história da família de Rubens Paiva, deputado que foi preso e assassinado pela ditadura militar no Brasil, deixando a mulher, Eunice, e cinco filhos.
Ao longo de toda a segunda-feira, 6, a Globo tratou de fazer sua parte na divulgação do filme, destacado como a primeira produção original de um longa-metragem do Globoplay. Em todos os telejornais que noticiavam sobre a vitória da atriz, a primeira de uma brasileira no Globo de Ouro, a emissora enfatizou que Ainda Estou Aqui segue em cartaz nas salas de cinema de todo o Brasil.
As análises a respeito da histórica vitória de Fernanda Torres e da visibilidade do filme brasileiro pelo mundo apontam que a boa recepção do longa tem o poder de fazer com o que público redescubra e se interesse pelo cinema nacional.
A bilheteria de Ainda Estou Aqui já quebrou recordes. É a primeira vez, desde 2020, que um filme brasileiro supera a marca de 3 milhões de ingressos vendidos, feito conseguido em oito semanas. O sucesso da obra, baseada no livro homônimo do jornalista e escritor Marcelo Rubens Paiva já está, de certa forma, gerando efeito positivo em outras produções nacionais.
Nesta segunda-feira, 6, foi divulgado que o filme O Auto da Compadecida 2, que estreou nos cinemas oficialmente no último dia 25, alcançou a marca de 2 milhões de espectadores, de acordo com dados do Filme B e do Box Office Brasil.
A obra volta a contar a história da dupla Chicó e João Grilo (personagens de Selton Mello e Matheus Nachtergaele), 20 anos depois da estreia do longa que conquistou o País. A produção é da Conspiração e da H20 Produções.
Além dos possíveis efeitos para a bilheteria dos filmes nacionais, a vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro e o sucesso de Ainda Estou Aqui já estão provar o poder de engajamento do Brasil nas redes sociais.
De acordo com levantamento feito pela empresa Charisma a respeito do impacto digital do Globo de Ouro, os posts com a presença da atriz brasileira geraram um engajamento 22 mil vezes maior, para o Golden Globes, do que as demais postagens.
Os três posts feitos por Fernanda Torres em seu Instagram no evento atingiram 46 milhões de pessoas até o início de segunda-feira, 6. Desse total, 40,2 engajaram-se apenas com o post que reproduz o discurso da vitória da atriz.
Nas redes sociais, além do público, alguns perfis de marcas aproveitaram o engajamento e celebraram Fernanda Torres. O Itaú, que tem a atriz como uma de suas embaixadoras, fez um post de agradecimento. O Globoplay, responsável pelo filme, também aproveitou para celebrar a artista. Veja, abaixo, alguns exemplos:
EMOÇÃO É POUCO, O QUE EU TÔ SENTINDO AINDA NÃO TEM NOMEEEEE! #AindaEstouAqui
Fernanda Torres, eu, o Brasil e o #GoldenGlobes não cansamos de te aplaudir! #MaisVocê pic.twitter.com/kfLmuYqc9i
— globoplay (@globoplay) January 6, 2025
segundou com motivos de sobra pra comemorar, e meu coração tá cheio de alegria o cinema brasileiro brilhando mais uma vez, representado por uma atriz gigante ✨
impossível não ficar em clima de festa depois de uma vitória dessas!— Nat Natura (@naturabroficial) January 6, 2025
✨ “É sobre ser gigante, é sobre ser lendária!” Quem mais ficou de queixo no chão com a atuação incrível da Fernanda Torres? Já levou um Globo de Ouro, e agora só falta um Oscar para completar a estante! Quem mais assistiu ela aqui na Cinemark? Conta aí! #FernandaTorres pic.twitter.com/bTopHvkShQ
— Cinemark Brasil (@cinemarkoficial) January 6, 2025
Viu a Fernanda Torres ontem?? TO-TAL-MEN-TE PREMIADA! @oficialfernandatorres é a vencedora do Globo de Ouro na categoria Melhor Atriz Filme – Drama por sua atuação como Eunice Paiva em Ainda Estou Aqui.#GoldenGlobes #GloboDeOuro #AindaEstouAqui pic.twitter.com/bJJ19RKvHo
— UCI CINEMAS (@UCICinemas) January 6, 2025
Compartilhe
Veja também
McDonald’s e iFood se unem distribuir cupons em jogos da CazéTV
Ação acontecerá durante os jogos da Copinha, Paulista masculino e feminino, e Brasileirão, ao longo de todo o ano
Record já garante 4 patrocinadores no Paulistão em 2025
BYD, Itaú, McDonald’s e Haleon garantem presença nas transmissões da emissora na TV aberta; outras duas marcas devem entrar no pacote