SXSW 2023: Web 3.0 e aborto estão em pauta

Buscar

SXSW 2023: Web 3.0 e aborto estão em pauta

Buscar
Publicidade

Mídia

SXSW 2023: Web 3.0 e aborto estão em pauta

South by Southwest de 2023 debaterá privacidade, direitos humanos na era digital, Web 3.0, aborto e o "novo normal"


30 de agosto de 2022 - 16h54

A 37ª edição do festival South by Southwest, em Austin, no Texas, já conta com palestrantes e novas sessões. Nesta terça-feira, 30, a organização anunciou 16 nomes para a programação e quatro painéis especiais, as feature sessions, que incluem assuntos como abordo, identidade digital, inovação e a racionalização da emoção.

 

SXSW teve sua primeira edição híbrida em 2022 (Crédito: Amanda Schnaider)

O grupo é formado por ativistas, atletas, empresários, representantes de marcas, futuristas, como Amy Webb, fundadora e CEO do Future Today Institute, e especialistas em tecnologia, como John Maeda, CTO da Everbridge, que são presenças constantes no festival. A intenção do SXSW para 2023 é contribuir com uma grande variedade de nomes que represente todas as áreas da indústria criativa.

A Web 3.0 ou o conceito da internet com código aberto está traduzida na presença de Molly White, engenheiro de software e fundador do site Web3 is Going Just Great (“A Web3 será ótima”, em tradução livre); Douglas Rushkoff, que além de teórico da mídia, é defensor do código aberto e discute o digital no futuro; e Joost Van Druenen, CEO e co-fundador da Aldora.io, empresa de pesquisas focadas no metaverso e nos videogames.

A pandemia e o “novo normal” seguem sendo tópicos das discussões conforme o SXSW informa que haverá um painel realizado por Rohit Bhargava, autor do livro “The Future Normal: How We Will Live, Work and Thrive In The Next Decade” (“O futuro normal: como viveremos, trabalharemos e prosperaremos na próxima década”, em tradução livre) e CEO da Non-Obvious Company e da Ideapress Publishing, com Henry Coutinho-Mason, co-autor do mesmo livro.

O atleta olímpico de atletismo Allyson Felix representa o mundo esportivo ao dividir painel com o CBO da marca Athleta, Kyle Andrew, e a apresentadora do podcast No One Is Coming to Save Us (“Ninguém vem nos salvar”, em tradução livre), Gloria Riviera. Já a culinária é representada pela chef Sophia Roe, que também é autora e apresentadora e questiona segurança alimentar e o impacto da indústria da comida no mundo.

Entre outros C-levels, estão: Chris Hyams, CEO da Indeed; Daniel Lubetzky, fundador da Starts With Us e Kind Snacks; e co-chair e CEO da divisão Warner Chappell Music, da Warner Music Group, Guy Moot.

Há, ainda, o grupo dos futuristas, incluindo a já citada Amy Webb e Ian Beacraft, CEO e Chief Futurist da Signal And Cipher.

Sessões anunciadas

O SXSW de 2023 terá 25 trilhas de conteúdo, cada qual com seus formatos de sessões próprios. Quatro das feature sessions foram anunciadas pela organização.

Retomando uma discussão que foi pautada no SXSW de 2022, o caso Roe vs. Wade ganha desdobramentos conforme a feature session “Data Privacy After Roe v. Wade” (“Privacidade de dados após Roe v. Wade”, em tradução livre) busca discutir o controle das big techs sobre os dados e histórico de mulheres buscando cuidado ao realizar um aborto. Cecile Richards, ex-CEO do Planned Parenthood Federation of America e Planned Parenthood Action Fund realiza uma conversa sobre o assunto com Alexandra Reeve Givens, presidente e CEO do Center for Democracy & Technology, e Nabiha Syed, CEO do The Markup.

O painel “2050: Digital Identity is a Human Right” (2050: identidade digital é um direito humano”, em tradução livre) debaterá a segurança da identidade digital conforme a sociedade avança para os universos compreendidos pela Web 3.0. Sandy Carter, presidente da Unstoppable Domains, promete apresentar ao público como a identidade digital é um direito humano.

“Design for a Better Future” (“Design para um futuro melhor”, em tradução livre) reunirá Mardis Bagley, dona e co-fundadora da Nonfiction, e Phnam Bagley, sócia e diretora criativa da Nonfiction, exploram as diversas possibilidades da criatividade e como tornar ficção científica em realidade, explorando desde hackeamento dos corpos até aprendizado contínuo.

Já no painel “RTR 2023: The Neuroscience of Self-Renewal” (RTR 2023: a neurociência da autorenovação”, em tradução livre), John Maeda, CTO da Everbridge, apresentará como a ciência caminha para uma melhor compreensão dos estados emocionais para que a humanidade possa tomar decisões a partir desse entendimento e dicutirá o que são falhas inevitáveis e como a probabilidade de superar uma calamidade ou ser superada por ela se correlaciona com nossa confiança.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Roc Nation, de Jay-Z, cria divisão para unir esportes e entretenimento no Brasil

    Roc Nation, de Jay-Z, cria divisão para unir esportes e entretenimento no Brasil

    Criada por Jay-Z e com nomes, como Vini Jr. e Endrick, a empresa quer transformar atletas em ícones culturais

  • Negritudes discute a diversidade negra na publicidade brasileira

    Negritudes discute a diversidade negra na publicidade brasileira

    Festival realizado pela Globo em São Paulo destacou narrativas negras do audiovisual com protagonismos de referências na mídia