SXSW mantém planejamento mesmo sem Twitter e Facebook
Além das duas redes sociais, Vevo, Mashable e Intel também cancelaram a ida ao evento realizado em Austin, no Texas
SXSW mantém planejamento mesmo sem Twitter e Facebook
BuscarSXSW mantém planejamento mesmo sem Twitter e Facebook
BuscarAlém das duas redes sociais, Vevo, Mashable e Intel também cancelaram a ida ao evento realizado em Austin, no Texas
Nota atualizada às 15h40
Após o Twitter ter anunciado restrições de viagens a seus funcionários comprometendo a participação do CEO Jack Dorsey no SXSW, o Facebook cancelou sua presença no SouthBySouthWest (SXSW). De acordo com declarações da empresa dadas ao Business Insider e ao The Verge, a decisão se dá pelas “preocupações relacionadas ao coronavírus”. A medida inclui a ausência de profissionais da empresa em painéis do Interactive e o cancelamento da Facebook House conforme e-mail enviado aos inscritos na ativação nas últimas horas. Na semana passada, o Facebook já havia cancelado o Marketing Summit, evento proprietário que seria realizado em San Francisco agora em março e aguardava 4 mil pessoas.
A Vevo, que havia, como em anos anteriores, planejado diversas atrações musicais para o festival, também desistiu de comparecer ao evento. “Após cuidadosa consideração sobre todos os aspectos conhecidos e desconhecidos sobre o coronavírus, a Vevo decidiu cancelar sua presença no SXSW este ano. Gostaríamos de agradecer nossos parceiros pelo apoio e compreensão. Esperamos vê-los no ano que vem”, disse a companhia em comunicado enviado ao Ad Age.
Nesta terça-feira, 3, Mashable e Intel também comunicaram que não irão mais ao evento. Este teria sido o 11º ano consecutivo do Mashable no evento. Todos os anos, a empresa de mídia realizava, no primeiro final de semana do evento, a festa MashBash.
Mesmo com as desistências, a organização do SXSW atualizou posicionamento oficial na noite desta segunda-feira, 2, informando que segue “trabalhando com agências, locais e federais para planejar um evento seguro e como resultado desse diálogo e das recomendações da Austin Public Health, prosseguimos com o evento 2020 com a saúde e a segurança de nossos participantes, funcionários e voluntários como nossa principal prioridade”, diz o comunicado.
Na manhã desta segunda-feira, 2, o festival havia anunciado uma nova leva de keynotes e painéis, focados em temas políticos com nomes como a ex-secretária do estado dos EUA, Hillary Clinton; o analista político Joy Reid; a editora-chefe da Recode, Kara Swisher; a editora-chefe da Glamour, Samantha Barry; o empresário e candidato à presidência pelo partido democrata, Beto O’Rourke; e o estrategista político Reed Galen.
A pressão em torno do cancelamento do SXSW aumentou na última semana. Na quarta-feira, 26, a organização do evento emitiu a primeira nota oficial afirmando que o planejamento estava mantido e que acompanhava de perto o avanço do coronavírus nos Estados Unidos. Na sexta-feira, uma petição online foi criada pedindo o cancelamento do evento. Até esta terça-feira, 3, a lista tinha quase 30 mil assinaturas. A hashtag #CancelSXSW chegou a ganhar força nas redes sociais e no sábado, a morte da primeira pessoa vítima do vírus nos Estados Unidos ampliou ainda mais a preocupação em torno da realização do evento que pode levar mais de 75 mil pessoas a Austin.
Medidas de precaução
Desde a oficialização do cancelamento do Mobile World Congress (MWC), que ocorreria em Barcelona, de 24 a 27 de fevereiro, feita em 12 de fevereiro após várias empresas cancelarem suas respectivas participações, outros eventos também foram vítimas das preocupações em torno do coronavírus. A lista inclui a F8, conferência anual do Facebook que ocorreria em maio. No fim de semana, a Game Developers Conference (GDC), que se realizaria em San Francisco de 16 a 20 de março, também foi cancelada após empresas como Microsoft, Epic, Electronic Arts, Unity, Sony e Facebook retirarem suas participações.
Compartilhe
Veja também
Mude assume controle da EUE Equipamentos Esportivos
Com aquisição, companhia se torna a única responsável pela operação de 700 estações urbanas esportivas pelo País
Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix
Guaraná Antarctica e Heineken celebram estreia da série sobre o piloto com cinema e latas comemorativas