Tela Brasil: como deve ser a nova plataforma pública de streaming
Projeto do Ministério da Cultura pretende democratizar o acesso a obras audiovisuais brasileiras
Tela Brasil: como deve ser a nova plataforma pública de streaming
BuscarTela Brasil: como deve ser a nova plataforma pública de streaming
BuscarProjeto do Ministério da Cultura pretende democratizar o acesso a obras audiovisuais brasileiras
Meio & Mensagem
7 de fevereiro de 2025 - 11h02
O Brasil deve ter, ainda este ano, uma plataforma pública de streaming, com a oferta gratuita de diversas produções nacionais.
O projeto do Tela Brasil, como a iniciativa vem sendo chamada, foi apresentado pelo Ministério da Cultura como uma forma de ampliar o acesso e a difusão ao audiovisual brasileiro, além de fomentar o cinema nacional.
Assim como acontece com plataformas já conhecidas do mercado, como Netflix, Prime Video, Globoplay e Warner Bros Discovery, a Tela Brasil deve concentrar filmes, documentários e outras produções nacionais. A diferença, porém, é que o acesso ao cardápio de conteúdo será gratuito.
Por enquanto, as informações que o governo forneceu sobre a plataforma de streaming foram dadas durante o Festival de Cinema de Tiradentes, que aconteceu em janeiro deste ano.
No evento, segundo a Agência Brasil, a diretora de preservação e difusão audiovisual da Secretaria do Audivisual (SAV), Daniela Santana Fernandes, explicou que a plataforma está sendo desenvolvida em parceria com o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
No acervo da plataforma estariam obras licenciados do governo, como o acervo da Cinemateca e da Fundação Nacional das Artes (Funarte), além de licenças de obras contemporâneas.
A ideia do Ministério da Cultura é ampliar o interesse e acesso ao cinema nacional em um momento em que a indústria audiovisual ganha projeção por conta do sucesso internacional de Ainda Estou Aqui, filme de Walter Salles.
Indicada e premiada em festivais em diversas partes do mundo, a obra representará o Brasil no Oscar em três categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz (para Fernanda Torres). A protagonista já foi premiada com o Globo de Ouro, na categoria Melhor Atriz de Drama.
Compartilhe
Veja também
YouTube compra anúncios no TikTok antes de proibição do app nos EUA
O Google seria um dos maiores beneficiários da proibição da plataforma da ByteDance nos Estados Unidos
Com show de Ivete Sangalo, iFood amplia visibilidade no BBB 25
Marca promoveu festa de Carnaval com a cantora e chamou a atenção do público que acompanha o programa da Globo nas redes sociais