As tendências para conteúdo e marcas em 2024, segundo o TikTok
Plataforma divulga o relatório What's Next 2024 Trend Report e prevê uma comunidade curiosa, imaginativa, vulnerável e corajosa
As tendências para conteúdo e marcas em 2024, segundo o TikTok
BuscarAs tendências para conteúdo e marcas em 2024, segundo o TikTok
BuscarPlataforma divulga o relatório What's Next 2024 Trend Report e prevê uma comunidade curiosa, imaginativa, vulnerável e corajosa
Meio & Mensagem
8 de dezembro de 2023 - 15h46
O TikTok já aquece os motores para o próximo ano com tendências do relatório What’s Next 2024 Trend Report.
O documento analisa as mudanças no comportamento, desejos e necessidades dos consumidores – dados valiosos para as marcas, ao entenderem as tendências que devem nortear a produção de conteúdo nos próximos 12 meses.
A plataforma se baseia na metodologia Speeds of Culture, que faz uma distinção em tendências de curto prazo, de momento e de longo prazo (que é o foco do relatório). A análise é apoiada por dados da equipe global de marketing science do TikTok e envolve informações de diversos mercados em que a empresa atua, entre eles, o Brasil.
Para 2024, o TikTok defende que o crescimento vem do desconhecido e do desconfortável – e é preciso coragem para acessá-lo. Assim, o conteúdo no ano que vem será guiado por uma comunidade corajosa atraída por uma cerca “bravura criativa” das marcas. Isso significa criar conexões mais profundas com a comunidade.
Neste sentido, há um destaque para características como curiosidade, imaginação, vulnerabilidade e coragem. Segundo a plataforma, tudo isso deve ser parte da estratégia cotidiana das marcas.
Ao mesmo tempo em que há diversas opções para descobrir novas ideias e informações, é difícil encontrar respostas relevantes. Assim, o chamado “pico de curiosidade” será uma tendência chave para a criação de conteúdo hiper-relevante, encantador, agradável e últil, que desperte todo tipo de curiosidade dos usuários.
A nível de ilustração, o TikTok aponta que 40% dos usuários são mais prováveis de concordar que a rede social apresenta novos tópicos dos quais eles nem sabiam que gostavam, contra 22% em demais plataformas digitais.
Além disso, a confiança segue sendo uma palavra-chave. Companhias que mantém um diálogo com os consumidores e com a comunidade são capazes de criar uma conexão real. Por isso, o TikTok defende que cada campanha e peça orgânica é uma chance de compartilhar, ouvir e aprender, construindo juntos confiança e alinhamento com os valores da marca.
Confira outros sinais de tendências identificados pela rede social:
Ao rolar o feed de conteúdos, pessoas descobrem interesses específicos e obsessões compartilháveis que servem como um combustível de inspiração para uma comunidade engajada. Recomenda-se que mercas descubram conteúdos imersivos e dinâmicos, guiados por entretenimento vindo de creators e marcas.
Como uma plataforma global, o TikTok reúne conteúdos de indivíduos de diversas culturas e cotidianos. Conexão além das fronteiras estão desbloqueando novos canais de entretenimento e influência.
Narrativas, estruturas e personagens convencionais darão espaço ao imprevisível. Conteúdos de destaque terão histórias coletivas e imprevisíveis, despertando a curiosidade pelo desenrolar e final dos vídeos.
Além disso, usuários não estão mais consumindo conteúdo de forma passiva. Agora, optam por manter as conversas com a comunidade por meio de histórias experimentais e novos ganchos criativos.
O TikTok trouxe a tendência “delusional” (“delirante” em tradução livre). O termo caracteriza uma postura de otimismo e positividade para viver a vida e conquistar o que se sonha. A cultura caracteriza uma comunidade confiante para que o público se inspire e imagine além dos limites de uma “realidade avassaladora”.
Compartilhe
Veja também
Meio & Mensagem volta a ser atualizado no dia 6 de janeiro
Equipe entra em recesso e retoma a atualização do site no dia 6 de janeiro de 2025
O que está por trás da aquisição do Congresso em Foco pelo Migalhas?
Migalhas irá investir em tecnologia e inovação para ampliar alcance do Congresso em Foco e aprimorar experiência do consumidor